Consulte os pontos da sua CNH e evite ter a carteira suspensa

Por Redação IQ 360

Ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) exige disciplina e atenção do motorista, mas não só na rua. Isso porque a cada infração de trânsito pontos são somados à CNH. Se passarem do limite permitido, podem dar uma bela dor de cabeça para o motorista.

Para evitar isso, é recomendável ficar de olho na pontuação da sua CNH. Confira como neste artigo que preparamos, onde explicamos todo o processos de pontos!

SAIBA+IQ: Está sonhando com a troca do carro? Saiba, antes, quanto pode custar

O que são os pontos na CNH e como funciona a contagem

Os pontos na CNH são uma penalidade imposta a infrações de trânsito cometidas. Eles podem ser classificados como leves, médias, graves ou gravíssimas e o valor de cada multa varia de acordo com a gravidade e região. Por exemplo, em São Paulo, uma multa leve por parar sobre faixas destinadas a pedestres está em R$ 88,38 e vale três pontos na carteira.

Pontuações de acordo com a gravidade:
·         Leves – 3 pontos
·         Médias – 4 pontos
·         Graves – 5 pontos
·         Gravíssimas – 7 pontos

Se a infração for muito grave, a pontuação pode até mesmo ser multiplicada por ela mesma, acarretando em mais pontos em sua CNH.

Assim que atingir 20 pontos em um período de 12 meses, você excede o limite máximo de pontos que sua carteira pode ter.

Essa regra só não se aplica em casos de portadores da permissão para dirigir, ou seja, a primeira habilitação. Antes de completar um ano de habilitado, o condutor não pode infligir nenhuma Lei de Trânsito. Caso contrário, deverá fazer o curso CFC novamente.

SAIBA+IQ: Tudo que você precisa saber sobre multas de trânsito

Quem é multado?

As multas vão para o motorista identificado no ato da infração. Caso o motorista não seja identificado, as multas seguem, automaticamente, para o proprietário do veículo . Nesse caso, se não foi o proprietário que cometeu a infração, é possível passar os pontos para o motorista responsável preenchendo a Notificação de Autuação por Infração de Trânsito (enviada pelas autoridades via Correios). Nele, é só preencher o campo Indentificação do Condutor Infrator com os dados do responsável.

SAIBA+IQ: Como consultar as restrições e histórico de um carro usado?

O que acontece se o condutor exceder o número de pontos na carteira?

Ao exceder os 20 pontos, o motorista perde o direito de dirigir e fica com a carteira de motorista suspensa por, no máximo, dois anos. E, se for pego dirigindo com a carta suspensa, a punição pode ser ainda mais rígida e sua carteira pode ser cassada.

Se tiver a carteira suspensa, você terá de passar por um curso de reciclagem de CNH, com duração média de 30 horas. Mas, se sua carteira foi cassada, você terá de fazer o processo de retirada de habilitação novamente, ou seja, fazer o CFC e passar por prova teórica e prática.

SAIBA+IQ: Carro fácil da Porto Seguro vale a pena?

Como consultar os pontos e multas da CNH?

A consulta aos pontos e multas da CNH são totalmente gratuitos e podem ser feitos online ou presencialmente. Você pode ir até o a unidade do Detran da sua cidade, munido de CNH e documento do seu carro.

Online, a checagem dos pontos é feita em poucos minutos. Pelo site do Detran da sua cidade é possível conferir se você tem alguma pontuação na carteira. Primeiro,efetue o cadastro e confirme sua senha. Em pouco minutos você terá acesso a sua pontuação e ao vencimento da sua CNH.

Se o seu veículo tem placa e registro em São Paulo, você pode consultar suas multas diretamente pelo IQ – Consulta Placa. Com a nossa feramenta, você confere restrições, dados do veículo, valor na tabela FIPE e as multas. Basta colocar o número da sua placa, nome e e-mail. Na sessão “Multas – Detran”, digite o número do RENAVAM do seu veículo, que deve ter entre 8 e 11 caracteres.

Em poucos segundos nosso sistema consulta o banco de dados do Detran e apresenta a data de vencimento, valor, data e hora da multa.

Principais dúvidas

Tenho multas que não são minhas

Não se preocupe, sempre é possível recorrer! Confira como no nosso artigo Tudo que você precisa saber sobre multas de trânsito.

Os pontos expiram?

Sim! Cada pontuação dura um ano a partir do dia da infração. Em outras palavras, cada uma expira em uma data, por isso, fique esperto!

Como eu sei que a minha CNH foi suspensa?

Quando isso ocorre, o motorista é notificado por correio, por isso mantenha sempre o seu cadastro atualizado.

SAIBA+IQ: Zoe, o carro elétrico da Renault que roda 300 km com R$ 30

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)