Whatsapp libera pagamento e envio de dinheiro direto no aplicativo. Entenda como usar

Por Maria Teresa Lazarini

A nova função permite que usuários enviem e recebam dinheiro direto pelo aplicativo, com cartão de débito e crédito

Pessoas jurídicas podem receber de clientes pela plataforma, mas são cobradas taxas

pagamento-whatsapp
A função é voltada a pessoas e pequenas empresas. Fonte: Divulgação

Nesta segunda-feira (15), o Whatsapp lançou no Brasil uma funcionalidade que promete facilitar a vida de muita gente. Por meio do aplicativo, pessoas físicas e pequenas empresas poderão enviar e receber dinheiro de outros contatos. Por enquanto, a pessoa física deve utilizar cartões de débito ou crédito das bandeiras Visa e Mastercard, emitidos pelo Nubank, Banco do Brasil e Sicredi, para receber e enviar dinheiro.

As pequenas empresas não precisam ter uma conta bancária em uma dessas instituições para receber pagamentos, mas devem criar uma conta WhatsApp Business para conseguir receber de clientes. O cartão de débito deve ser usado para as transações entre pessoas físicas, enquanto o de crédito pode ser usado para enviar dinheiro para negócio.

Os melhores cartões sem anuidade do mercado 2020

Baixe o ebook e veja quais são! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Tem taxas para pagar no WhatsApp?

As pessoas físicas não pagam taxas para transferir ou receber dinheiro pelo app. Mas a situação é diferente para as empresas: elas devem arcar com uma taxa de processamento de 3.99% a cada transação recebida de um cliente.

Todos os pagamentos serão processados pela Cielo e realizados pelo Facebook Pay. Levando em conta que o Whatsapp faz parte do grupo Facebook, a meta é conseguir uma integração de pagamento entre os aplicativos.

No futuro, queremos que pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook”, afirma o WhatsApp, por meio de nota.

O usuário deve cadastrar um PIN de 6 dígitos ou habilitar para garantir a segurança no método de pagamento.

Há limite de transferências no WhatsApp?

Para as pessoas físicas sim. Elas podem:

  • Enviar até R$ 1 mil por transação;
  • Receber até 20 transações por dia;
  • Enviar até R$5 mil por mês.

Já as empresas não possuem limite de transações para receber de clientes.

Como enviar dinheiro pelo Whatsapp?

O novo serviço de pagamento do WhatsApp foi lançado nesta segunda-feira (15), mas ele será disponibilizado aos poucos para os usuários do app no Brasil. Por isso, nem todas pessoas vão conseguir acessar o serviço agora.

Veja o passo a passo para começar a transferir dinheiro pelo WhatsApp:

1 º passo: Acesse o contato ao qual você quer transferir o dinheiro. Na conversa, toque no ícone de clipe de papel (Android) ou no símbolo de + (Apple).

2º passo: Toque em “Pagamento”.

3º passo: Insira o valor que deseja transferir.

4º passo: O aplicativo vai perceber que você não tem um cartão cadastrado. Por isso, ele vai dar a opção “Adicionar sua forma de pagamento”.

5º passo: Aqui você vai fazer seu cadastro: crie um PIN de 6 números, informe seu nome e CPF, coloque os dados do seu cartão de pagamento.

6º passo: Você vai receber uma confirmação de cadastro como notificação ou SMS. E pronto! Você já pode começar a enviar dinheiro pelo WhatsApp!

Depois de fazer esse cadastro, você não precisará dos passos 4, 5 e 6 para fazer as próximas transferências.

SAIBA+iq: Como o WhatsApp ganha dinheiro hoje?