Telemedicina: 4 opções para receber atendimento médico sem sair de casa

Por Maria Teresa Lazarini

Separamos tanto serviços gratuitos como pagos que oferecem atendimento médico por meio de videochamadas e ligações

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Em abril, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que autoriza a prática de telemedicina para todas as áreas de saúde enquanto durar a crise da pandemia do novo coronavírus. Com a lei, pacientes agora podem ter atendimento médico mediado por tecnologias, como chamadas de vídeo.

De acordo com a lei que autorizou a prática, a prestação do serviço médico deve seguir os mesmos padrões normativos e éticos que teriam em um atendimento presencial, inclusive em relação aos pagamentos do serviço.

Além da comodidade em ter atendimentos médicos sem sair de casa, o principal benefício atual da telemedicina é a segurança que ela traz para o paciente: com consultas online, não é necessário se locomover a hospitais ou consultórios. Consequentemente, o risco de contrair a COVID-19 diminui.

Se você quer receber atendimento médico sem sair de casa, mas ainda não sabe qual é a melhor maneira de fazer isso, confira as 4 melhores opções que separamos para você.

1. Dr. Consulta

O Dr. Consulta é uma rede de centros médicos que oferece consultas, exames, vacinas e cirurgias por um valor abaixo do convencional. Por meio do site, telefone ou do aplicativo, é possível agendar os serviços com pouco tempo de espera e pagar por cada um de maneira unitária, sem se comprometer com assinaturas. Para atender os pacientes durante a pandemia, atualmente a empresa disponibilizou também consultas médicas online.

Com o serviço de telemedicina, é possível ter uma consulta com médicos de mais de 20 especialidades por chamada de vídeo no Whatsapp. Para ter acesso ao serviço de telemedicina do Dr. Consulta, o paciente deve:

  1. Agendar a consulta: pelo site, aplicativo ou pelo telefone 4090-1510;
  2. Pagar a consulta: com cartão de crédito.
  3. Passar pela consulta: no horário agendado, um médico especialista vai ligar para o paciente via Whatsapp;
  4. Pegar a receita: em aproximadamente 2 horas ao final do atendimento, ele terá o atestado, pedido de exame ou prescrição médica disponível no app ou site.

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2. Convênios de saúde

Quem é beneficiário de um plano de saúde tem direito a consultas online da mesma forma que teria no sistema presencial em consultórios e clínicas, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Conforme determinado pela agência no começo de abril, os atendimentos “serão de cobertura obrigatória, uma vez atendida a diretriz de utilização do procedimento e de acordo com as regras pactuadas no contrato estabelecido entre a operadora e o prestador de serviços”.

Ou seja: os beneficiários terão direito ao atendimento que desejarem desde que aquele serviço específico já seja coberto no plano que utilizam. Além disso, a ANS informou que os beneficiários também podem pedir reembolso do atendimento se o prestador de serviço não pertencer à rede de atendimento do plano – desde que o contrato permita essa opção de reembolso.

Planos como Amil, Sulamérica e Bradesco já possuem uma interface completa para a telemedicina.

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3. Consultório Virtual – SUS

Até o fim de maio, o Ministério da Saúde vai lançar o Consultório Virtual, uma plataforma gratuita de consultas virtuais com equipes médicas e de enfermagem. A plataforma permitirá aos médicos e profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS) emitir atestados, receitas e enviar um endereço eletrônico para videoconferência ou ligação com seus pacientes. Pelo menos 20 mil médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de Saúde da Família do país vão receber um treinamento na plataforma para futuramente realizar o atendimento aos cadastrados no SUS.

Pelo aplicativo ou site, o paciente vai poder tanto solicitar atendimento emergencial, como agendar uma consulta para o futuro. O Consultório Virtual contará com manutenção e suporte técnico do sistema 24 horas por dia. Além da plataforma, o SUS já oferece o TeleSUS, iniciativa de atendimento pré-clínico para a população por telefone, WhatsApp, chat online e pelo aplicativo Coronavírus SUS.

4. Clude

Outra alternativa para receber atendimento médico via telemedicina é o Clude, um clube digital de vantagens. Por meio do pagamento de R$ 50,00 por mês, o associado tem acesso a descontos em consultas, exames, vacinas, dentistas, terapias, medicamentos e tele e vídeo orientação 24h por dia. Além disso, o clube oferece descontos em serviços fora da área de saúde, como em lojas e restaurantes.

Para falar com um médico, basta entrar na plataforma ou no aplicativo e ligar para os telefones informados. Disponível para associados do clube, a orientação por áudio é gratuita e a por vídeo custa R$ 35,00.

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