Coronavírus: seguro viagem do cartão de crédito cobre pandemia?

Por Maria Teresa Lazarini

Alguns tipos de cartões de crédito oferecem seguros de viagem para seus clientes, cobrindo itens como despesas médicas e cancelamentos de voos. Mas esses seguros operam do mesmo jeito em tempos de coronavírus?

coronavirus-seguro-viagem-cartao
Fonte: Shutterstock

A pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, está tirando o sono de muitos viajantes, principalmente dos que já estão em terras estrangeiras com sintomas da nova pandemia. Neste cenário, fica a dúvida: seguros de viagem de cartões de crédito cobrem os tratamentos que o coronavírus requer? Entenda a seguir.

O que é um seguro viagem de cartão de crédito?

Bandeiras de cartões de crédito costumam fornecer seguros de viagens para clientes de alguns cartões, na maioria da categoria Platinum e Black. Em geral, o seguro funciona dessa maneira: quando um cliente paga, com um cartão da bandeira elegível, passagens para ele mesmo ou para outra pessoa, ele recebe uma proteção gratuita contra acidentes e emergências médicas que podem acontecer fora do Brasil ou no próprio País, sendo essa cobertura menos comum.

Mas, como todo seguro, não são todas emergências que são inclusas no benefício, sendo necessário consultar a bandeira ou a seguradora sobre as coberturas que o cartão oferece.

Veja alguns cartões que incluem seguro viagem em seus benefícios:

Quais seguros de cartão de crédito cobrem o coronavírus (COVID-19)?

Visa

Para cartões de crédito da linha Platinum e Infinite, a Visa oferece o Serviço de Emergência Médica Internacional, que inclui coberturas para despesas médicas, odontológicas, de prescrição e de hospedagem e transporte, conforme definido nos termos e condições do seguro.

Ao iq, a Visa respondeu se o seguro viagem cobre tratamento para o coronavírus, lembrando que a Visa não é provedora dos seguros oferecidos, mas sim a AIG Seguros Brasil S/A. Veja o posicionamento da bandeira:

“O Serviço de Emergência Médica Internacional da Visa continuará disponibilizando assistência inicial na triagem e avaliação de diagnóstico durante viagens internacionais. Pandemias são geralmente consideradas excluídas dos benefícios de seguros. O Coronavírus foi considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020. Assim, caso portadores de Cartões Visa sejam diagnosticados com Coronavírus, recomendamos que iniciem o processo de reinvindicação de sinistro. Cada caso será avaliado individualmente de acordo com as circunstâncias e condições do evento.”

Mastercard

O Seguro Viagem Mastercard disponibiliza um seguro especial de emergências médicas em viagens para todos os clientes que tenham cartões Mastercard Platinum. As coberturas são realizadas pelo Seguro Viagem AIG (mesma companhia utilizada pela Visa) e seguem as condições contratuais no que diz respeito a epidemias e pandemias.

Conforme informado em posicionamento da bandeira, para despesas médicas o primeiro atendimento (antes de ter diagnóstico) é feito normalmente, com as coberturas de acordo com as condições gerais. A partir do momento que o viajante for diagnosticado com COVID-19, o seguro não oferece mais cobertura. As despesas devem ser arcadas pelo cliente.

O posicionamento também ressalta que o Seguro Viagem Mastercard também não cobre atraso de voo e cancelamento de viagem como cobriria em condições adversas a uma pandemia.

SAIBA+iq: Seguro viagem Mastercard: conheça as condições e benefícios

Elo

A Elo oferece um seguro viagem para cartões de crédito elegíveis, como os Nanquim e Grafite. O seguro viagem da Elo oferece coberturas não só para viagens internacionais, mas também para nacionais. No seguro de assistência médica, são cobertas despesas odontológicas, médicas e hospitalares.

A assessoria de imprensa da Elo informou que a seguradora que opera o Seguro Viagem Nacional e Internacional Elo é a AIG, a mesma que a Visa e a Mastercard. Por isso, assim como as concorrentes, o seguro viagem da Elo cobre a triagem e a avaliação de diagnóstico durante viagens para suspeitos do COVID-19, mas não faz cobertura do tratamento da pandemia.

SAIBA+iq: Cartão Bradesco Elo Grafite: O Platinum mais barato que já analisamos

American Express

A bandeira American Express não divulgou posicionamento sobre a cobertura de seu seguro viagem em casos de coronavírus.

O seguro viagem do cartão de crédito pode ajudar em reembolsos de passagens e hospedagens?

Como mostramos aqui, a maioria dos seguros viagens de cartão de crédito não cobrem as despesas médicas do tratamento do coronavírus. No entanto, fica a dúvida se esses seguros cobrem cancelamento de viagens devido a pandemia, como a Mastercard já afirmou que não realiza.

Nesses casos, Ted Rossman, especialista em cartões de crédito no creditcards.com (empresa do mesmo grupo que o iq) afirma que a melhor atitude nessas horas é entrar em contato com a bandeira do seu cartão para verificar se eles realizam ou não o reembolso das passagens canceladas, uma vez que algumas bandeiras analisam caso a caso.

No entanto, Rossman acredita que seja difícil o seguro viagem cobrir o cancelamento de passagens:

“Por causa dessas lacunas na cobertura, eu vejo as empresas de cartão de crédito como um plano B. Enquanto muitos emissores de cartões estão fazendo algumas concessões para clientes que estão lutando para pagar contas de cartão, a maioria não está adicionando proteções adicionais para clientes que querem cancelar viagens”, comenta Rossman.

“Se você precisar cancelar uma viagem devido à pandemia de COVID-19, sua melhor abordagem deve ser entrar em contato com o provedor de viagens. A maioria das companhias aéreas, companhias de cruzeiros e hotéis estão oferecendo cancelamentos extremamente generosos e políticas de mudança, mesmo em reservas supostamente não reembolsáveis”, diz o especialista.

Para saber mais sobre as políticas de reembolso de companhias aéreas e marítimas, além de empresas de hospedagem, confira o texto que o iq preparou sobre o assunto:

SAIBA+iq: Coronavírus: o que fazer se você tem viagem marcada