Primeira telha brasileira que gera energia solar é aprovada pelo Inmetro

Por Maria Teresa Lazarini

A telha substitui a instalação de painéis solares e promete ser até 20% mais econômica. Produto é o primeiro da modalidade produzido no Brasil

telha-solar-brasil
Fonte: Shutterstock

O Inmetro acaba de aprovar a comercialização da primeira telha de concreto geradora de energia solar do Brasil. Criado pela empresa Eternit, que já atua no país há 80 anos vendendo louças, telhas e metais, o produto é uma telha foltovoltaica e produz 1,15 kWh por mês – cada.

Com essa capacidade, uma casa pequena precisaria de cerca de 150 telhas para abastecer o uso de energia mensal – levando em conta que uma casa pequena consome 152,2 kWh por mês.

Quer saber as 5 melhores formas de economizar energia?

IMPERDÍVEL - Confira aqui, nosso material exclusivo para você não se preocupar mais com contas atrasadas, já que irá economizar energia com muita eficiência! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

O que muda para o que temos hoje?

A telha substitui a instalação de painéis solares e promete ser até mais econômica que a opção que já vemos por aqui: de acordo com a Eternit, a economia vinda do uso das telhas pode chegar a 20% quando comparada aos painéis comuns.

Assim, é esperado que o investimento da compra e instalação dos materiais se pague e dê retorno após 3 ou 5 anos de uso. O material mede 365 x 475 mm, tem tecnologia 100% nacional e já começou a ser produzido no interior de São Paulo, na fábrica Tégula Solar.

SAIBA+iq: Enel lança chuveiro que promete gastar até 33% menos energia em Goiânia

Hoje, a produção de energia solar no Brasil não é expressiva: ela representa cerca de 2% da matriz energética brasileira e é feita por meio de painéis solares instalados sobre telhados.

Com a comercialização das telhas geradoras de energia, que deve ocorrer no segundo semestre de 2021, a produção de energia solar pode aumentar.

SAIBA+iq: Coelba dá desconto na conta de energia em troca de materiais recicláveis. Veja como participar