O futuro do cartão, segundo a Mastercard

Por Redação IQ 360

Bandeira é pioneira na aproximação com as fintechs como Nubank e Banco Inter e vê nessas parcerias um caminho para continua crescendo

mastercard-surpreenda
mastercard-surpreenda

Em 2018, o volume de transações com cartões ultrapassou R$ 1,5 trilhão no Brasil. Para 2019, a projeção da Abecs, a associação do setor de meios eletrônicos de pagamento, é de um crescimento de 15%. Essa expansão na casa de dois dígitos tem agradado, principalmente, a Mastercard.

Nos últimos anos, a bandeira tem investido tempo, dinheiro e conhecimento para atender as fintechs. Com isso, a marca ganhou acesso a um novo tipo de usuário do cartão. Somados, Nubank e Banco Inter, duas das novas estrelas do mercado financeiro, emitiram mais de 11 milhões de cartões Mastercard. Além disso, a empresa investiu bilhões de dólares em parcerias e aquisições de empresas de inteligência artificial e big data.

joão_pedro_mastercard
(Divulgação Mastercard)

Nós separamos alguns trechos da entrevista que João Pedro Paro Neto (foto à direita), presidente da Mastercard no Brasil e Cone Sul, região que engloba Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai concedeu ao NeoFeed para você entender qual é o futuro do cartão. Acompanhe:

AS BANDEIRAS DE CARTÃO E AS FINTECHS

As fintechs não são inimigas. Elas são nossas parceiras. Sempre trabalhamos com elas porque são parte desse novo movimento de fazer o mercado crescer. Eu aprendi a fazer melhor com as fintechs. Por exemplo, o processo de charge back era manual, hoje ele é eletrônico por conta das demandas das fintechs.

IMPORTÂNCIA DAS FINTECHS PARA OS CARTÕES

Nós temos como conceito de que precisamos fazer crescer a pizza, de ter mais volume. E queríamos buscar o que chamamos de new flows, novos negócios para entrarmos. E pensamos aqui que não custava nada investir. Queremos que eles cresçam, que a pizza aumente. Trabalhamos com C6 Bank, Banco Inter, MercadoPago, Agibank. Quanto mais cartões eles emitirem, melhor para a gente.

COMPRA SEM O CARTÃO FÍSICO

Tenho que ter certeza que a experiência com o cartão presente e não presente seja a mesma e com segurança. Tem de ser invisível, quase sem perceber que está usando. Estamos trabalhando muito forte o pagamento por aproximação. Como consumidor, a transação vai ser mais simples, rápida e segura.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É O FUTURO?

A empresa de segurança e inteligência artificial que compramos, a NuData, consegue mostrar que você é você pelo seu comportamento de uso. Então, eu te identifico sabendo o jeito que você pega no celular, o jeito que você apertou o dedo para pagar, os aplicativos que você usa.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

5 / 5 (1 avaliação)