Algumas despesas podem reduzir o pagamento de IR; veja quais

Por Redação

imposto-de-renda
imposto-de-renda

Está chegando a derradeira hora. Às 23h59 do dia 30 de abril se encerra o prazo da declaração anual de Imposto de Renda de 2019. Segundo a Receita Federal, instituição responsável pelo recebimento dos formulários, mais de 10 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração. Se você está entre os que não cumpriram o rito obrigatório por ter dúvidas sobre como preencher a declaração, fique de olho na série de artigos e vídeos especiais que produzimos para te ajudar.

Agora, se você está postergando a declaração porque tem imposto a pagar, saiba que há uma série de despesas que podem abater esse valor, ou ainda podem gerar algum tipo de restituição de imposto. O professor do Insper Fabio Henrique, especialista em contabilidade, explica quais despesas são dedutíveis, qual o limite de abatimento de cada uma delas, e quais os caminhos para preenchimento das informações para dedução.

Você sabia que cursos de línguas e outros cursos livres não geram dedução? Por outro lado, pagamento de mensalidade de ensino básico, fundamental, médio e superior podem ser utilizados para reduzir a mordida do leão. E é possível abater despesas com o dependente ou alimentando.

Além disso, o professor Fabio explica o que fazer no caso de despesas reembolsadas (consultas médicas pelo plano de saúde, por exemplo, ou bolsas de estudo pagas pela empresa), e despesas efetuadas em um ano e reembolsadas somente no ano seguinte. Veja abaixo o vídeo completo: