[REAJUSTES] Reclamações sobre a Enel sobem 373% em junho. Saiba como reclamar

Por Maria Teresa Lazarini

A Enel espera que, até o final de julho, a leitura de todos os equipamentos volte a ser realizada presencialmente

A Enel afirmou que a diferença de valor pode ser compensada no futuro. Veja opções para reclamar o aumento da conta de luz em São Paulo

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A Enel estipulou a cobrança com base em um cálculo de consumo pela média dos 12 meses anteriores

O mês de junho trouxe surpresas na conta de luz dos paulistas: a Enel-SP reajustou os valores de consumo, aumentando expressivamente o valor da conta de muita gente. Em alguns casos, o preço triplicou ou quadriplicou.

Com contas de valores muito acima dos esperados, os consumidores desejam explicações: no mês de junho, as reclamações sobre a Enel-SP subiram 373% no Procon-SP. A distribuidora de energia informa que o aumento foi por causa da retomada da leitura individual dos relógios. 

Sem a possibilidade de contestar a conta no site da Enel, os paulistas ficam a ver navios procurando uma solução. Veja neste texto se esse aumento é justificado e o que você pode fazer para reclamar.

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O aumento na conta de luz é abusivo?

A Enel afirma que os valores acima do usual são por causa da suspensão da leitura individual dos relógios – o que acontecia antes da quarentena. Mas o que isso significa?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou distribuidoras, como a Enel, a cobrarem as contas de acordo com a média de consumo dos últimos meses, durante o período de pandemia. Foi isso o que aconteceu em junho: a leitura individual dos relógios não foi realizada e a saída foi fazer essa média. 

Sobre a medida, o Procon-SP Informa que “a Enel deverá esclarecer porque não foi possível fazer a leitura presencial, tendo feito as cobranças pela média de consumo”.

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Por que isso aconteceu?

A leitura dos relógios fez com que a instituição reajustasse a conta de quem teve um consumo maior que a média dos meses de isolamento social. Ou seja: esta nova medida pode ser boa para uns – e ruim para outros.

Em nota, a distribuidora diz que: “a diferença, a maior ou a menor, entre o valor da conta faturada pela média e o real consumo de energia no período será compensada automaticamente, quando a leitura voltar a ser efetuada”. Essa diferença será cobrada em uma parcela.

A Enel espera que, até o final de julho, a leitura de todos os equipamentos volte a ser realizada pelos funcionários.

Mas meu consumo de energia caiu na quarentena!

Para algumas pessoas, o consumo de energia foi bem mais baixo do que o usual durante a quarentena. Empresas e lojas ficaram fechadas e pessoas que moravam em metrópoles voltaram para o interior. Mas, mesmo com a diminuição do uso de energia, a conta se manteve no mesmo valor ou até aumentou.

O motivo é o mesmo que explicamos anteriormente: a Enel estipulou a cobrança com base em um cálculo de consumo pela média dos 12 meses anteriores. Ou seja: de meses em que o funcionamento estava normal. 

Nessa situação, o consumidor deveria receber a conta com o apontamento da diminuição do consumo e um crédito a ser abatido na fatura. Aqueles que não receberem esse abatimento devem registrar reclamações.

Se a opção da Enel de cobrar pela média foi decorrente de uma política de redução de custos ou de prevenção da saúde de seus funcionários, essa conta não poderá ser repassada aos consumidores. A cobrança poderá ser considerada abusiva e deverá ser cancelada com a devida devolução dos valores”, afirma o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez, em nota.

Como reclamar da conta de luz da Enel?

Os consumidores que se sentiram prejudicados pelo aumento no valor da conta de luz podem entrar em contato com o Procon-SP. A instituição orienta os seguintes públicos a registrarem reclamações:

  • Aqueles que não sofreram abatimentos;
  • Aqueles que tiveram aumentos na conta de luz superior a 30%.

Nesses casos, o consumidor deve registrar a reclamação nos canais do Procon-SP, pelo site ou no aplicativo. A conta será auditada e analisada. Assim que o registro for feito, o consumidor deve aguardar o resultado da análise para pagar a conta.

Uma nova fatura é emitida com o valor correto e nova data de vencimento. Mesmo se não houver alteração no valor da conta, não são cobrados juros. É possível parcelar a fatura em até 8 vezes no boleto ou 12 vezes no cartão de crédito

Se o cliente tiver a conta de luz conectada no pagamento do iq, ele pode selecionar que já pagou a conta, dentro do aplicativo. Assim, ele consegue recorrer à empresa para contestar o valor e pagar a conta só depois.

Dá para negociar ou parcelar a conta de luz?

Sim. Quem é cliente da Enel-SP pode parcelar a conta de luz sem cobrança de juros.

Para isso, a Enel disponibilizou uma ferramenta no site que simula diversas formas de negociação. Você consegue parcelar a conta em até 8 vezes com parcelas cobradas nas faturas de energia ou parcelar em até 12 vezes se for pagar no  cartao de credito.

Para negociar o pagamento da conta de luz da Enel, acesse o Portal de Negociação. Você também consegue pagar a conta de luz da Enel automaticamente no cartão de crédito pelo iq. Clique no banner abaixo e organize sua vida financeira.

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