Como diminuir a sobrecarga do trabalho home office? Psicóloga dá dicas

Por Maria Teresa Lazarini

Opção adotada por muitas empresas durante a quarentena, o home office também pode ser um risco para a saúde mental. Saiba como lidar com ele

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Fonte: Shutterstock

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA), pelo menos 32% dos brasileiros sofrem da síndrome de Burnout. Definida como uma combinação de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de trabalho desgastante, a síndrome provavelmente já afeta 33 milhões de pessoas no Brasil – e esse número pode se agravar durante a quarentena.

Apesar de muitos relacionarem o trabalho em casa como ‘mais leve’ que o no escritório, a modalidade de trabalho remoto também pode causar um estresse profundo nos profissionais. Além de afetar a produtividade no emprego, o Burnout também prejudica gravemente a vida pessoal.

Para saber como evitar esse esgotamento no trabalho em casa, conversamos com Carol Palombini, que é psicóloga especializada em gestão de carreiras pela UFRJ. Reunimos dicas práticas que podem te ajudar a lidar melhor com a situação.

Veja a seguir.

1. Reconheça as fontes dos seus medos

Em um cenário de tanta incerteza como o que estamos vivendo, é comum sentir medo. A especialista explica que, atualmente, são dois tipos de medos principais que podem afetar na produção do trabalho.

O primeiro, e mais claro para todos, é o da pandemia. Como uma forma de se blindar das notícias negativas, a pessoa se usa do trabalho como uma forma de ocupar a mente.

As pessoas estão trabalhando demais para não pensarem naquilo que causa mais medo. Afinal de contas, o trabalho é conhecido, são estresses conhecidos que estão sob seu controle”, comenta Carol.

Além desse fator, a psicóloga lembra que o medo de perder o emprego também está presente e pode causar uma rotina insana de trabalho. “Parece que a pessoa tenta trabalhar sempre mais, porque ela está presa em um paradigma de que volume traz resultado”, fala.

Nessas situações, ela lembra que o trabalho excessivo pode causar justamente o efeito oposto do esperado: por estar tão cansada, a pessoa tem mais chances de errar no trabalho e pode até queimar o filme com a empresa. Reconhecendo seus medos e as consequências deles, uma das saídas é a dica número 2.

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2. Estabeleça uma rotina e descanse

Um dos fatores mais importantes para ter uma boa relação com o home office é o estabelecimento de uma rotina. Para não dedicar 100% do seu tempo ao trabalho, vale a pena estabelecer o horário que você vai trabalhar para dedicar o resto do tempo em atividades que te façam descansar.

Para quem não consegue definir uma rotina de horário fixa, ela sugere procurar pequenos momentos ao longo do dia, como o almoço ou um espaço entre uma reunião e outra, para fazer algo que gosta: ver uma série, fazer um exercício ou conversar com um amigo.

“Essa pausa é importante até para a sua produtividade. Tem que quebrar esse paradigma de que produtividade é só resultado de esforço, ela também é resultado de descanso”, comenta Carol. “É quando seu cérebro vai buscar novas conexões, novas formas de ver as coisas”.

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3. Alinhe suas responsabilidades com a empresa

Com o home office, é comum perder a separação de qual é o tempo de trabalhar e qual é a hora de descansar. E uma das principais causas para isso são as notificações. Com o celular ou computador perto, podemos ter a tendência de querer resolver problemas do emprego na mesma hora – ainda que já tenhamos “acabado o expediente”. Se o seu emprego não exige tarefas urgentes, vale a pena pausar os avisos após seu horário.

As notificações trabalham com um mecanismo cerebral para fazer que você olhe aquilo. Então existe um tempo em que você tem que desligar as notificações, mesmo que a única maneira seja você ficando afastado do seu telefone”, explica Carol.

Mas a especialista lembra que isso deve ser alinhado com a empresa para não parecer falha sua. Qual é seu horário de trabalho? Após o fim do expediente, seus líderes ou colaboradores esperam que você apague todos os incêndios? Você resolve as coisas de fim de semana porque seus chefes mandam ou porque acha que deve?

Vale nivelar as expectativas com a liderança para não deixar nada passar.

4. Encontre novos rituais

Uma das dicas que a psicóloga Carol Palombini dá para separar o momento de trabalho e descanso é programar um alarme para tocar meia hora antes do fim do expediente. Assim, você consegue finalizar o que necessita e sabe que seu tempo de trabalho logo acaba.

Além disso, ela também sugere desligar o computador assim que o horário que você estabeleceu tiver acabado, em vez de simplesmente bloquear a tela. Dessa maneira, a “tentação” de checar e-mails ou resolver coisas diminui.

“Quanto mais você define uma rotina, melhor é”, explica. “Se trata de substituir rituais que tinha antes por rituais novos. Você tem que criar novos que dão conta dessa nova realidade”.

Para não fazer essa sobrecarga no trabalho se tornar uma bola de neve e resultar em um Burnout, é importante agir o quanto antes, prezando pelo bem-estar.

 A gente tem que se focar primeiro no que está no nosso alcance: o que eu posso fazer por mim para melhorar minha situação que ninguém mais vai fazer?”, finaliza.