Dá para comer saudável durante a quarentena? Nutricionistas dão dicas

Por Maria Teresa Lazarini

Em tempos de coronavírus, comer bem é ainda mais importante, mas a rotina e a ansiedade podem dificultar a alimentação saudável. Veja dicas para ter uma boa rotina alimentar mesmo em quarentena

comer-saudavel-na-quarentena

Cuidar da alimentação ganhou ainda mais importância em tempos de quarentena. Por conta do avanço do novo coronavírus, é essencial se alimentar bem para manter uma boa imunidade e ficar longe das doenças. Mas como comer bem com essa mudança brusca na rotina e com tanto estresse presente nesses últimos meses?

O iq conversou com nutricionistas para saber o que você pode fazer para ter uma boa rotina alimentar enquanto está em isolamento social. Confira as dicas.

Sem tempo ou com preguiça para cozinhar?

Ficar em casa em quarentena não significa que o tempo que temos foi multiplicado. Apesar de o tempo gasto com transporte ter diminuído, ainda temos a rotina de trabalho, de exercícios físicos e o cuidado dos filhos para os pais de plantão, por exemplo. Com tanta coisa para fazer no dia-a-dia, pode ser difícil colocar um tempo a mais para cozinhar na lista de afazeres. Isso sem falar naquela preguiçinha que muitos têm para cozinhar todo dia.

Se você se identifica com essa situação, não se desespere. Não é porque os restaurantes não estão mais abertos para o público que você tem que virar o mestre cuca do dia para a noite. Em situações como essas, a solução pode ser encomendar comidas saudáveis.

Para quem não tem tempo de preparar as refeições, mesmo permanecendo em casa, existem diversas empresas que estão trabalhando com pedidos prévios de entregas de marmitas caseiras”, fala a nutricionista Isabel Moreno. “Isso pode ajudar muito, inclusive no planejamento de rotina compondo as refeições pilares – café da manhã, almoço e jantar.”

Em momentos como esses, os pequenos negócios podem estar precisando mais da sua ajuda que as grandes redes de restaurante. Por isso, para encontrar lugares que entreguem opções saudáveis na sua casa, vale a pena dar uma olhada no site Salve os Pequenos, um projeto que reúne mais de mil pequenos negócios do Brasil que oferecem produtos por delivery. Por lá, é possível encontrar marmitas congeladas saudáveis e outros produtos para ajudar na sua rotina de alimentação. Separamos algumas das opções que você encontra por lá:

Para encontrar opções disponíveis na sua cidade, basta ir na página principal do Salve os Pequenos, selecionar “marmitas e congelados” no campo “Todas as categorias” e selecionar a sua cidade em “Todos os lugares”.

Quer cozinhar, mas não sabe como se organizar?

Manter uma rotina em tempos como esse é essencial para não ir à loucura – e o mesmo vale quando o assunto é preparar refeições. Se você prefere cozinhar suas próprias refeições nesta quarentena para manter a alimentação saudável, procure pensar de antemão que ingredientes você vai precisar nas próximas semanas para comprar nas idas escassas ao mercado.

Este é o caso do atleta Raphael Fabeni. Focado em seguir uma dieta saudável para ajudar no desempenho dos exercícios que faz, ele considera que cozinhar as próprias refeições facilita na hora de montar um cronograma de alimentação saudável. “É muito difícil eu pedir comida por aplicativo, eu prefiro muito mais fazer a minha própria refeição”, conta Fabeni. “Acho que fica muito mais fácil para já planejar o que a gente pensa em comer na semana.”

Para facilitar o dia-a-dia de quem quer por a mão na massa, a Dra. Fernanda Macedo, nutricionista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, recomenda preparar as refeições em maior quantidade e depois congelá-las. Assim, você não gasta tanto tempo na cozinha e ainda consegue comer a comida que você mesmo fez. Para o cardápio, ela sugere apostar em escolhas leves e saudáveis, como carnes brancas, grelhados, e acompanhamentos como verduras, legumes e frutas in natura.

O ato de cozinhar que muitas vezes fica de lado na correria do dia a dia, no isolamento social volta a ter um papel importante, ao se mostrar uma opção saudável e mais econômica”, comenta a Dra. Fernanda Macedo, nutricionista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu.

SAIBA+iq: Quer ajudar alguém nessa quarentena? Reunimos 4 formas de fazê-lo!

Veja se é preciso readequar sua rotina alimentar

O atleta Raphael Fabeni já tem o costume de comer saudável há anos, mas ele admite que o período de quarentena veio com obstáculos para sua alimentação. Se preparando para fazer um triátlon, ele fala que a dificuldade agora é adaptar seu cronograma alimentar à quantidade de treinos que realiza.

“Minha alimentação mudou muito, principalmente por causa da minha rotina. Minha rotina normal de treino pro triátlon tem uma média de 2 treinos por dia. Eu fazia umas refeições que eram muito boas, porque eu sentia muita fome”, conta Fabeni. “Agora não tenho o mesmo gasto calórico de antes. Então eu estou tentando adaptar um pouco minha alimentação, porque a minha fome é a mesma”.

Se você percebeu que está comendo mais do que precisa atualmente, vale a pena procurar um(a) nutricionista para estabelecer um novo hábito alimentar que se adeque à sua situação atual.

A nutricionista Isabel Moreno recomenda que, ao adotar uma nova rotina alimentar, é ideal fazer uma mudança de maneira gradual, sem impor alterações bruscas na alimentação. Com isso, fica mais fácil manter o novo hábito por mais tempo. “Uma rotina alimentar sustentável e consistente é aquela que consegue ser mantida sem sacrifício a longo prazo e sem oferecer danos físicos e/ou mentais ao indivíduo”, diz a nutricionista.

SAIBA+iq: Na quarentena: 7 aplicativos e sites de exercícios gratuitos para manter a forma

Fique de olho no consumo exagerado

O período em quarentena parece ser propício para causar problemas alimentares. A tensão de estar em confinamento aliada à proximidade que temos da cozinha são alguns dos fatores que podem desencadear um quadro de consumo exagerado de alimentos ou até mesmo de compulsão alimentar.

“Com certeza muitos estão passando por um momento de muita ansiedade. A mudança na rotina da quarentena (mais tempo em casa, mais fácil o acesso à comida) tem nos levado a um maior aumento e talvez até frequência do consumo alimentar”, diz a nutricionista Isabel.

Ela lembra que essas situações, como exagero alimentar ou até compulsão, podem ocorrer durante a quarentena, já que porque muitas emoções podem se esconder no consumo excessivo de alimentos. Assim, a alimentação acaba sendo usada para encobrir pensamentos e sentimentos não. “As emoções não trabalhadas corretamente representam situações de alto risco para as compulsões”, comenta.

Em momentos como o que estamos vivendo, é essencial avaliar como está a sua relação comida: será que estou comendo só para obter prazer ou para me alimentar? Estou descontando minha ansiedade nas coisas que como?

Muitas pessoas relacionam o prazer em comer à quantidade: quanto mais eu como, mais prazer eu tenho. É importante ressignificar isso, ao procurar prazer nas refeições realizadas ao longo do dia” diz a Dra. Fernanda Macedo, nutricionista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu.