Quer ajudar pequenos negócios nesta quarentena? Veja essa iniciativa

Por Maria Teresa Lazarini

Acessando o site Salve os Pequenos, clientes encontram produtos e serviços para comprar de pequenos negócios afetados pela crise do coronavírus

A plataforma já conta com mais de 800 negócios cadastrados e está presente em diversas cidades do Brasil

salve-os-pequenos-o-que-e

Por causa do avanço da pandemia da COVID-19 no Brasil, muitos negócios deverão fechar as portas para diminuir a propagação da doença. Com isso, é de se esperar que as vendas diminuam drasticamente e que os pequenos negócios passem por momentos turbulentos nos próximos meses. Neste momento, o seu papel como consumidor é essencial, e você pode ser uma peça decisiva para manter as pequenas empresas vivas durante toda essa crise.

Quer saber como? Uma das respostas é com o projeto Salve os Pequenos, um site gratuito que conecta pequenos negócios a potenciais clientes em diversas cidades no Brasil.

Conheça o projeto e saiba como comprar de um empreendedor.

O que é o projeto Salve os Pequenos?

O Salve os Pequenos é um projeto que conecta pequenos empreendedores, de cidades com mais de 100 mil habitantes, a clientes que estão evitando sair de casa por conta da pandemia da COVID-19. O site é voltado para pequenos negócios que conseguem entregar seus produtos por meio de serviços de entrega.

Cadastrando o negócio no Salve os Pequenos, os empreendedores têm uma maneira gratuita de divulgar seus produtos e serviços a novos clientes. Com isso, profissionais que dependiam de estabelecimentos físicos para fazer suas vendas, tais como feirantes, pequenos mercados e padarias, agora podem se cadastrar gratuitamente na plataforma e fazer parte do catálogo.

Já o cliente entra no site e escolhe o tipo de produto ou serviço que quer comprar (como comidas, artesanatos…) e encontra quais são as opções disponíveis na localidade em que está, por meio de uma funcionalidade com mapa. O cliente pode contatar o pequeno empreendedor diretamente pelo telefone, redes sociais ou por um site, para fazer a compra via aplicativo de troca de mensagens ou rede social.

A plataforma, que já tem mais de 800 negócios cadastrados, está disponível para todo o Brasil e todas as cidades com mais de 100 mil habitantes já estão cadastradas.

SAIBA+iq: Empresas apostam em iniciativas solidárias no combate ao coronavírus

O que comprar no Salve os Pequenos?

O Salve os Pequenos reúne pequenos negócios que podem entregar seus produtos por meio de delivery. Por isso, negócios que demandam contato presencial do cliente, como salões de beleza, por exemplo, não estarão disponíveis na plataforma. O objetivo é ajudar os empreendedores a venderem e os clientes a comprarem sem ter que sair de casa.

Veja quais são as categorias de produtos e serviços que você encontra no Salve os Pequenos:

  • Restaurantes
  • Bares e Lanchonetes
  • Feira
  • Padaria
  • Doceria
  • Mercado
  • Bebidas
  • Farmácia e Medicamentos
  • Roupas, Sapatos e Acessórios
  • Beleza
  • Animais de estimação
  • Eletrônicos e Eletrodomésticos
  • Livros, Revistas e Jornais
  • Serviço de Entrega, Delivery e Transporte
  • Outros produtos e serviços

SAIBA+iq: Quais são os melhores aplicativos de comida?

Como entrar em contato com os negócios para comprar?

O Salve os Pequenos funciona como uma ponte entre você, cliente, e o empreendedor. Ou seja, ele disponibiliza os contatos dos negócios de acordo com a região em que você reside para vocês combinarem uma compra e uma entrega por redes sociais ou pelo telefone. Você pode usar a plataforma de duas maneiras:

1ª: Procurar a sua cidade e encontrar todos os negócios disponíveis

  1. Insira o nome da sua cidade ou estado no campo “Todos os lugares” e clique em “Pesquisar”. Você vai encontrar todos os negócios da sua cidade que já estão cadastrados na plataforma. Veja um exemplo na cidade do Rio de Janeiro:

comprar-salve-os-pequenos-1

  1. Clique de novo em “Pesquisar”:

comprar-salve-os-pequenos-2

  1. Você verá uma lista de todos os negócios cadastrados, além de um mapa que mostra a localização dos negócios. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, já tem 64 estabelecimentos cadastrados:

comprar-salve-os-pequenos-3

Todas as cidades com mais de 100 mil habitantes já estão cadastradas na plataforma. Cidades com menor número de habitantes serão cadastradas conforme os negócios se inscrevem.

2ª: Selecionar uma categoria de negócio e cidade para encontrar os resultados

Esta maneira funciona de maneira parecida com a anterior. A única diferença é no início: além de inserir a sua cidade no campo “Todos os lugares”, selecione também a categoria do negócio que você está procurando, como docerias ou farmácias, em “Todas as categorias”.

comprar-salve-os-pequenos-4

O resto da pesquisa é igual ao da primeira maneira.

O Salve os Pequenos chegou em boa hora para ajudar os pequenos negócios a sobreviverem durante essa crise, mas ele precisa da sua colaboração. Se você quer ajudar esses empreendedores a manterem suas vendas, aproveite e divulgue o site para seus amigos. Assim, os pequenos negócios conseguem mais clientes!

Você pode achar o Salve os Pequenos também no Instagram: @salveospequenos