Durou pouco: Banco Central suspende pagamentos pelo WhatsApp

Por Maria Teresa Lazarini

Lançado na semana passada, o novo recurso do WhatsApp foi suspenso por apresentar riscos à competitividade

A função possibilitava transações gratuitas para pessoas físicas, mas cobrava taxa de 3,99% para pessoas jurídicas

bc-suspende-pagamento-whatsapp
O recurso permite pagamentos a amigos e empresas pelo aplicativo

Depois de tanto se falar sobre o WhatsApp Pagamentos, o Banco Central e o Cade suspenderam o serviço nesta terça-feira. Em comunicado, o BC determinou que as bandeiras Mastercard e Visa, responsáveis pelas operações financeiras, paralisem a função. Em caso contrário, devem arcar com multas.

Lançado na semana passada para permitir pagamentos e transferências direto no app, o novo recurso levantou suspeitas das instituições: de acordo com o Banco Central, é preciso avaliar os riscos que a função de pagamentos pode causar na concorrência.

Você sabe para onde seu dinheiro está indo?

Preparamos um e-book EXCLUSIVO para você achar a resposta. Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Os pagamentos no aplicativo estavam disponíveis gratuitamente para as pessoas físicas. No entanto, a Cielo cobrava 3,99% a cada transação feita no WhatsApp Business por pessoas jurídicas.

Em comunicado, o Banco Central diz que “o eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao Sistema de Pagamentos Brasileiro notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”.

A relutância das instituições em manter o recurso do app tem motivo. O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no País: são mais de 120 milhões de usuários da nossa terra. Com tamanha adesão, o Cade e o BC acreditam que a Cielo, responsável por processar os pagamentos, criaria um sistema difícil para as concorrentes replicarem.

“Tal base seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas”, aponta o Cade.

Fica evidente que a base de usuários do WhatsApp propicia um potencial muito grande de transações que a Cielo poderia explorar isoladamente”, informa.

SAIBA+iq: Como funciona o WhatsApp Pagamentos?