Amazonas Energia lança cabos subaquáticos para levar energia a comunidades isoladas

Por Maria Teresa Lazarini

Parte do programa federal Luz para Todos, a iniciativa já atendeu 132.599 domicílios no Amazonas desde sua fundação

amazonas-luz-para-todos
Fonte: Divulgação - Amazonas Energia

A Amazonas Energia segue firme e forte na continuação do programa Luz para Todos. Com o objetivo de levar energia a comunidades isoladas que ainda não têm acesso ao bem, a iniciativa do Governo Federal desempenha uma função essencial no estado do Amazonas, que ainda sofre com a falta de distribuição.

Um dos exemplos recentes do programa é visto na Ilha do Ariá: próxima à cidade de Coari, a comunidade não tem completo acesso à energia elétrica. Mas, graças aos cabos subaquáticos, a ilha vai ser energizada e 101 famílias da comunidade serão beneficiadas com energia, impulsionando a economia local e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Saiba como economizar energia de forma acertiva!

IMPERDÍVEL - Preparamos um guia que te mostra maneiras eficazes de economizar energia elétrica e ter uma fatura de valor menor. Baixe e confira! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Emerson Marinho, líder de localidade da agência de Coari, diz que esse é um momento histórico para a região. “Agora, os moradores das comunidades da Ilha do Ariá poderão desfrutar de um dos bens mais importantes para a sociedade, que é a energia elétrica”, comenta Marinho.

A Ilha do Ariá não foi a única presente nos planos do Luz para Todos no Amazonas no último mês. A Amazonas Energia começou também o lançamento de cabo subaquático em Manacapuru, com o objetivo de levar energia elétrica a seis comunidades do município: duas da Ilha do Marrecão (São Sebastião e Monte Sinai), e outras comunidades adjacentes, como Bom Jesus, Lago do Boné, Nova Esperança e Betânia.

luzparatodos
Fonte: Divulgação – Amazonas Energia

A iniciativa de distribuição faz parte do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, o Luz para Todos. Criado em 2003, o plano é um dos maiores programas de eletrificação rural do mundo.

Desde o início da iniciativa até o fim de julho, mais de 3.500 comunidades foram atendidas e cerca de 133 mil domicílios passaram a aproveitar a energia elétrica no Amazonas. Por conta do programa, estima-se que aproximadamente 663 mil pessoas foram beneficiadas com a energia no estado.

A previsão é que, até 2030, cerca de 55 mil unidades consumidoras sejam beneficiadas pela iniciativa e que o investimento seja de mais de R$ 2 milhões.