Máquina de cartão: tudo o que você precisa saber antes de escolher a melhor

Por Fernanda Santos

maquininha_de_cartão_certo_errado

Elas estão por toda parte, espalhadas sobre os balcões dos lojistas, mas ainda provocam muitas dúvidas em todos, do MEI ao grande empresário: como decidir qual maquininha de cartão comprar?

Se você não entende bem o que são, para que servem e quais as vantagens e desvantagens em ter uma no seu negócio, continue lendo o texto que vamos esclarecer tudo o que você precisa saber para vender mais e, claro, ter um rendimento maior.

SAIBA+IQ: As 5 melhores máquinas de cartão no Brasil

O que é uma máquina de cartão?

Basicamente, maquininha de cartão é qualquer equipamento usado para fazer um pagamento físico, ou seja, presencial. Você só precisa da maquininha habilitada e do cartão, é claro.

IQ Negócios

Escolha a melhor máquina de cartão para o seu negócio

Compare taxas, custos e bandeiras de mais de 30 maquininhas

Comparar agora

Onde conseguir uma maquininha de cartão

As empresas responsáveis por vender ou alugar as maquininhas são chamadas de adquirentes. No Brasil, as maiores do mercado são a PagSeguro, do grupo UOL; a Cielo, do Banco do Brasil e do Bradesco; e a Rede, do grupo Itaú Unibanco.

Lembrando que, apesar de serem as maiores, elas não são as únicas opções disponíveis no mercado. Por isso, o mais importante é pesquisar – uma maneira simples e rápida é utilizar o comparador de máquinas de cartão do IQ.

Tipos de cartões aceitos pelas maquininhas

No geral, as maquininhas de cartão podem aceitar 4 tipos de pagamentos: cartão de débito, cartão de crédito, vale-refeição e vale-alimentação. Os dois últimos também são chamados de voucher.

Taxas das maquininhas

Alguns custos estão envolvidos na compra ou no aluguel de uma maquininha de cartão. Se você decidir comprar, terá de pagar o aparelho. Se alugar, não precisa pagar o aparelho, mas terá de arcar com uma mensalidade.

Em alguns casos, para alugar uma maquininha também é preciso pagar uma taxa de adesão logo no início do contrato.

Além desses custos, na maior parte dos planos são cobradas taxas sobre as transações. Em outras palavras, uma porcentagem do valor vai para a empresa adquirente a cada pagamento realizado pela sua máquina de cartão.

Comprar ou alugar?

Para grandes empresas, alugar uma maquininha de cartão em vez de comprar pode ser uma boa ideia. Além de abrir mais margem para negociar as taxas, o empresário fica livre de outras preocupações. Por exemplo, em caso de qualquer problema, basta ligar para a empresa responsável e pedir a troca do aparelho.

Alugar também é indicado para trabalhadores temporários, como vendedores de produtos na praia, que só trabalham nesse ramo alguns meses por ano.

Por outro lado, comprar uma maquininha pode ser vantajoso para o empreendedor menor (autônomos e MEI) ou mesmo os grandes empreendedores que não querem ter um custo fixo todo mês. Ele compra a maquininha e fica livre dessa despesa.

Qual é o prazo para receber o dinheiro?

O dinheiro das vendas realizadas na máquina de cartão pode ser transferido para uma conta corrente, uma conta poupança ou para um cartão pré-pago. Depende da maquininha contratada. Os prazos para que o dinheiro fique disponível são:

  • Débito: 1 ou 2 dias, no máximo.
  • Crédito: 2, 14 ou 30 dias, dependendo do plano contratado. Para pegar o dinheiro rápido, em apenas 2 dias, as taxas cobradas pela empresa adquirente serão maiores. Elas caem um pouco para receber o dinheiro em 14 dias. A maior vantagem, com menores custos, é esperar 30 dias depois da venda para receber o dinheiro.

Como nem sempre é possível esperar, já que isso pode prejudicar o caixa do negócio, vale a pena pesquisar em cada adquirente para encontrar os menores custos e prazos.

Tipos de máquinas de cartão

Ao ver um anúncio de maquininha de cartão, você vai perceber que ele traz inúmeras características do aparelho. Na hora de escolher, é importante entender bem o que cada item significa.

  • Máquina de cartão com fio: as máquinas de cartão com fio costumam ser mais baratas, mas nem sempre são a melhor opção, pois limitam a mobilidade do comerciante e do cliente.
  • Máquina de cartão sem fio: é um pouco mais cara, mas acaba sendo mais prática, pois pode ser levada para qualquer lugar. É ideal para restaurantes, postos de gasolina, vendedores ambulantes, serviços delivery, entre outros.
  • Máquina de cartão com chip: tem seu próprio pacote de dados e não precisa ficar ligada a um celular. São máquinas de cartão mais práticas e, em geral, mais caras que as maquininhas sem chip.
  • Máquina de cartão sem chip: mais barata que a maquininha com chip. Para fazer as transações, precisa ficar conectada a um celular. Dois problemas: ela consome muito do pacote de dados do celular e a conexão pode ser lenta.
  • Máquina de cartão com conexão Wi-Fi: pode ser mais rápida e não consome nem o pacote de dados do celular, nem o da própria maquininha. Só pode ser um problema caso caia a conexão, a energia ou algum problema desse tipo.
  • Máquina de cartão com impressora: máquinas de cartão com impressora são aquelas que imprimem um recibo da compra. A primeira via fica com a empresa e a segunda, com o cliente. Também são opções mais caras que as máquinas sem impressora.
  • Máquina de cartão sem impressora: as máquinas de cartão mais simples, especialmente as que não têm chip, também não imprimem o comprovante da venda. O recibo pode ser enviado por e-mail ou SMS ao cliente.

Vantagem de ter uma maquininha de cartão

Desde que as maquininhas chegaram ao mercado, as empresas têm observado dia a dia as vantagens de oferecer essa opção de pagamento. Algumas delas são:

  • Maior credibilidade ao negócio: ter maquininhas de cartão transmite uma ideia de profissionalismo aos clientes. O estabelecimento acaba ganhando maior credibilidade;
  • Estar à frente da concorrência: é importante ter uma maquininha de cartão para competir de igual para igual ou se diferenciar dos seus concorrentes;
  • Reduzir a inadimplência: com a popularização das maquininhas de cartão, diminuíram os pagamentos por boleto, cheque e os famosos crediários no comércio. O resultado foi a queda na inadimplência. Se a transação do cartão foi aprovada, é dinheiro certo da venda;
  • Aumentar as vendas: convenhamos que andar com o cartão do banco em vez de dinheiro em espécie é muito mais fácil, seguro e prático. Muitos consumidores não têm mais dinheiro na carteira. Ter uma maquininha de cartão multiplica as vendas;
  • Aumentar o tíquete médio da venda: se uma loja só aceita pagamento em dinheiro, o consumidor vai gastar apenas a quantia que tem na carteira – ou menos. Se o local aceita cartões, pode ser que ele gaste muito mais. Lembrando que no cartão de crédito ainda dá para parcelar a compra;
  • Facilitar na hora de dar trocos: esse é um verdadeiro pesadelo dos comerciantes que foi resolvido pelas maquininhas de cartão. Com o pagamento em cartão, você não precisa ter moedas ou dinheiro em espécie para dar troco;
  • Dar mais segurança ao negócio: quanto mais pagamentos em cartão, menos dinheiro no seu caixa. Isso aumenta a segurança do negócio;
  • Facilitar os serviços de delivery: para restaurantes, farmácias e demais lojas que entregam produtos em casa, é fundamental ter uma maquininha de cartão. Além de facilitar a vida do cliente, que não precisa ter dinheiro em casa, resolve o problema da falta de troco.

Desvantagem de ter maquininhas de cartão

Claro que é importante, também, apresentar algumas desvantagens em ter uma maquininha de cartão.

  • Aumenta os custos: o empresário vai precisar comprar a máquina do cartão ou então pagar um aluguel pelo uso. Além disso, pagará taxas a cada transação;
  • Aumenta o prazo de recebimento da venda: para empresas que tem baixo capital de giro, isso pode ser um problema poiso prazo de recebimento das vendas pode chegar a 30 dias;

Para atenuar os prejuízos e ter o máximo de vantagens com uma maquininha de cartão, é importante pesquisar as opções disponíveis no mercado e comparar preços e taxas. Para isso, temos o comparador de maquininhas que auxilia na escolha da melhor opção.

IQ Negócios

Escolha a melhor máquina de cartão para o seu negócio

Compare taxas, custos e bandeiras de mais de 30 maquininhas

Comparar agora
As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!