Qual é a bússola que guia a Nord Research?

Por Redação

nord-research-e-confiavel

A Nord Research é uma casa de análises de produtos de investimentos. Seu objetivo é produzir material orientativo para que investidores escolham em quais ativos aplicar. Fundada em 2018, a Nord se auto-intitula uma casa de análise independente – ou seja, que não é ligada a nenhuma outra instituição financeira e não recebe comissão pelos gestores dos ativos que ela analisa.

A principal fonte de receitas da Nord é a venda de relatórios semanais, quinzenais ou mensais sobre diferentes produtos de investimentos. Para ter acesso ao conteúdo, é necessário fazer um plano de assinatura. Cada produto de análise tem um custo que varia de R$ 18 a R$ 3.240. Entre os assuntos cobertos pela Nord estão: ações, dividendos, fundo de investimentos, renda fixa, small caps etc. Além dos relatórios, a empresa também oferece vídeos, cursos e guias.

O conteúdo pode ser adquirido individualmente ou por meio de assinaturas que congregam vários relatórios, guias e vídeos em um único pacote. São três assinaturas desse tipo: a Nord Essencial, a Nord Advisor e a Nord Absoluto. Cada pacote tem um preço diferente, sendo o último o mais caro – mais de R$ 5 mil, no total.

A Nord não divulga o número de clientes ativos que assinam seus relatórios. Quando a casa de análise foi aberta, em agosto de 2018, os fundadores disseram que o objetivo era ter 20 mil clientes na plataforma em um período de dois anos. Ainda segundo os fundadores, o perfil dos clientes é diversificado: desde investidores que estão começando até gestores de grandes patrimônios.

SAIBA+IQ: Fundos passivos de investimento estão em alta no mundo

Quer saber como ter recomendações de investimentos GRÁTIS?

Não quer ser o último a saber como investir a partir de recomendações de especialistas totalmente grátis, não é? Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Quem são os sócios e analistas da Nord?

A Nord foi fundada em 2018 por cinco sócios egressos do mercado financeiro: Bruce Barbosa, Marilia Fontes, Ricardo Schweitzer, Renato Breia e Luiz Felippo. Além de compartilharem a carreira em diversos bancos, todos os cinco foram analistas da Empiricus, casa de análise de investimentos conhecida pela estratégia agressiva (e muitas vezes apelativa) de marketing. A saída de alguns dos sócios se deu em clima de cisão.

Ricardo Schweitzer, um dos fundadores da Nord, publicou documentos que mostram uma suposta reclamação feita à Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) sobre uma discordância quanto ao conteúdo dos produtos da Empiricus.

Na época, Schweitzer ainda era analista da Empiricus e era responsável pela publicação de uma série de relatórios chamada de “Top Shot”. No documento enviado à Apimec, ele narra que avisou seu superior imediato sobre a irregularidade no conteúdo de outro relatório produzido pela Empiricus, cujo nome era “Clube dos Cinco”.

Esse relatório fazia recomendações com base em derivativos e indicava uma possibilidade de ganho de até R$ 5 milhões em um prazo de 5 anos – na propaganda, a Empiricus reforçava a possibilidade de o ganho ser atingido ainda antes do prazo estipulado. Ainda segundo Schweitzer, tratava-se de uma prática irregular, já que o responsável pelo relatório não atendia aos critérios da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre quem pode fazer esse tipo de recomendação. O documento enviado à Apimec foi publicado no perfil de Ricardo Schweitzer no Twitter.

Pedro Cerize, um dos sócios da Inversa Publicações, que faz parte do mesmo grupo de marcas da Empiricus, alegou que Schweitzer estava “criando fatos”, e que tudo isso aconteceu no período em que ele já planejava deixar a empresa. Caio Mesquita, CEO da Empiricus, falou indiretamente sobre o caso, também pelo Twitter: “infelizmente a vitimização contaminou as novas gerações”.

Embora Schweitzer seja o único dos cinco sócios da Nord a falar publicamente sobre a linha de atuação da Empiricus, especula-se que a fundação da nova casa de análise se deu por um descontentamento com a forma agressiva de divulgação do material produzido por analistas Empiricus, que muitas vezes prometem ganhos e retornos garantidos. Esse tom de marketing já rendeu à Empiricus uma série de punições pela Apimec – o próprio Felipe Miranda, fundador da empresa, chegou a ser suspenso pela Associação.

O histórico de conflitos continuou, e a Nord não ficou alheia ao fenômeno Bettina, que colocou o nome da Empiricus na boca das redes. Em artigo assinado também por Schweitzer, a Nord prega o oposto da promessa de ganho de R$ 1 milhão em poucos anos, fato que a garota-propaganda da Empiricus jura ser possível no vídeo viral. O artigo reforça a ideia de que não há riqueza milagrosa, e que “investir é disciplina de longo prazo”.

Apesar da discordância pública, a Nord parece ter herdado parte da metodologia de divulgação da Empiricus – ainda que o tom seja bem mais brando. Não é raro encontrar materiais que vêm acompanhado de frases alarmistas, como: “veja agora ou arrependa-se depois”.

SAIBA+IQ: O que é IPO?

O que a Nord oferece?

Os relatórios, vídeos, cursos e guias produzidos pela Nord têm um claro viés de value investing (ou investimento em valor). De maneira geral, essa estratégia de investimentos, que reúne nomes de peso entre os adeptos, como Warren Buffet e Luiz Barsi Filho, consiste em buscar ativos que estão precificados abaixo do real valor – ou seja, que são considerados “baratos”.

O ciclo de ganho se fecha quando a cotação do ativo sobe, e o investidor pode efetivar seus ganhos (seja vendendo o ativo, ou recolhendo dividendos, por exemplo). As ações são os principais produtos tratados nessa estratégia pela Nord.

É difícil medir a atuação das análises da Nord no mercado, mas em diversos episódios recomendações feitas pela casa de análise coincidiram com a valorização do ativo indicado.

SAIBA+IQ: Tudo sobre as ações da Cielo

Quer saber como ter recomendações de investimentos GRÁTIS?

Não quer ser o último a saber como investir a partir de recomendações de especialistas totalmente grátis, não é? Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Avaliação dos clientes da Nord

A Nord possui uma página no site Reclame Aqui, site especializado em receber críticas e sugestões de clientes de empresas. Até maio de 2019, não havia nenhuma reclamação postada.

Na página da Nord no Facebook há espaço para avaliações e a nota da empresa é de 4,4 de um total de 5.

SAIBA+IQ: Fundos de investimento: por que ter e como escolher?