5 livros indispensáveis para o investidor em 2019

Por Bruno Freitas

livros-indispensaveis-para-o-investidor-em-2019

O escritor americano George R. R. Martin, autor de Game Of Thrones, resumiu a necessidade da leitura com uma simples figura de linguagem. “Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada”. Para os investidores, nada mais adequado do que se manter afiado para encontrar as melhores oportunidades de retorno.

O bilionário Warren Buffett, conhecido como o Oráculo de Omaha, tem uma lista dos livros essenciais para qualquer investidor. Para ele, investir é reunir informações e ver como elas se adequam à realidade. Entre as obras sugeridas por Buffett está o clássico “Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham, que foi a base intelectual para ele entender os investimentos. Outro leitor voraz é Bill Gates, fundador da Microsoft, que disse que “meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros”.

O IQ Investimentos fez uma busca entre os livros mais vendidos e procurados em 2018 e escolheu 5 obras para você começar bem 2019.

5 livros de negócios, gestão e saúde no trabalho para começar 2019 bem

1. Investidor Inteligente, de Benjamin Graham. Publicado em 1949.

 

investidor-inteligente-livro

Um dos clássicos do universo dos investimentos, o livro é a base de gerações que entraram no mercado de ações. O Investidor Inteligente é a bíblia para Warren Buffett, que define a obra como “de longe o melhor livro de investimentos já escritos”. Na obra, Graham, que foi um dos principais consultores de investimentos do século XX, fala sobre o conceito de valor de investimentos, que serve basicamente para ensinar o investidor a desenvolver estratégias de longo prazo e se blindar de erros substanciais.

Nota do IQ Investimentos: 5
Onde comprar o livro? Amazon

SAIBA+IQ: A pergunta de R$ 1 milhão sobre MBAs no exterior

2. Escassez: uma nova forma de pensar a falta de recursos na vida das pessoas e nas organizações, de Eldar Shafir e Sendhil Mullainathan. Publicado em 2013.

escassez-livro

Escrito por professores universitários, Escassez descreve como a sociedade se comporta com a falta de recursos. O endividamento, por exemplo, prejudica a concentração e impede tomadas importantes de decisão na carreira. O livro de Eldar Shafir e Sendhil Mullainathan analisa esse fenômeno de maneira científica e comportamental, buscando encontrar soluções para o problema. O economista Steven D. Levitt, coautor do best seller Freakonomics, diz que “Escassez é um livro cativante, repleto de novas ideias, fantásticas histórias e sugestões simples que podem mudar o jeito como você vive”.

Nota do IQ Investimentos: 5
Onde comprar o livro? Amazon

SAIBA+IQ: Mercado da Cannabis: será que essa onda vai pegar?

3. Criatividade S/A, de Ed Catmull. Publicado em 2014.

criatividade-sa-livro

Criatividade S/A é o resultado de anos de experiência de Ed Catmull como CEO da Pixar e da Disney Animation. O livro mostra as lições que Catmull aprendeu e as experiências que ele vivenciou sendo o responsável por algumas das mais criativas equipes, que inovaram a indústria da animação. Além dos insights de gestão, o leitor conhecerá a história da Pixar, a influência de Steve Jobs, fundador da Apple, na empresa.. A revista Forbes descreveu Criatividade S/A como “talvez o melhor livro sobre negócios já escrito”.

Nota do IQ Investimentos: 5
Onde comprar o livro? Amazon

SAIBA+IQ: O CrossFit vai derreter como as paleterias mexicanas?

4. Dying for a Paycheck: How Modern Management Harms Employee Health and Company Performance - and What We Can Do About It, de Jeffrey Pfeffer. Publicado em 2018.

dying-for-a-paycheck-livro

Escolhido pelo Inc., site americano que é referência em economia e tecnologia, como um dos melhores livros de business de 2018, Dying for a Paycheck é a análise de Jeffrey Pfeffer, professor da Stanford’s Graduate School of Business, sobre as condições de trabalho em muitas empresas. Partindo de uma série de estudos e com um olhar aguçado sobre o tema, Pfeffer discorre sobre problemas cotidianos de um negócio, como 61% das pessoas responderam uma pesquisa dizendo que já ficaram doentes por causa do trabalho. O estresse e outras doenças do trabalho custam mais de US$ 300 bilhões por ano à economia dos Estados Unidos. O autor traz soluções, usando empresas como o Google como exemplo, para melhorar a saúde dos escritórios e no trabalho.

Nota do IQ Investimentos: 4,5
Onde comprar o livro? Amazon

SAIBA+IQ: Os segredos do sucesso do Starbucks

5. Meditação e Mindfulness, de Andy Puddicombe. Publicado em 2016.

meditacao-mindfulness-livro

O autor inglês Andy Puddicombe é um dos maiores experts em mindfulness do Reino Unido e o porta-voz do HeadSpace, um popular aplicativo de meditação guiada. Em seu livro, Meditação e Mindfulness, Puddicombe apresenta o conceito da prática da meditação e como ela pode impulsionar a vida profissional e pessoal dos leitores. Embora o livro pareça distante de uma lista de negócios, ele faz parte das indicações de Bill Gates. “Tenho certeza de que eu, aos 25 anos de idade, zombaria disso, mas tenho meditado muito ultimamente”, disse o fundador da Microsoft, que elegeu Meditação e Mindfulness como uma de suas melhores leituras de 2018.

Nota do IQ Investimentos: 4,5
Onde comprar o livro? Livraria Cultura

SAIBA+IQ: Você também pode brincar de ganhar dinheiro com os e-sports

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)