Órama: é confiável e vale a pena?

Por Bruno Freitas

corretora-orama-e-confiavel

A Órama Corretora foi uma das pioneiras do mercado de investimentos a oferecer uma abordagem totalmente digital. Ela foi premiada por suas atividades com o Amazon Web Services, que a considerou uma das empresas mais inovadoras do setor. Desde então, a corretora continua empenhada em inovar e entregar a melhor experiência aos clientes.

Mas será que a Órama tem as melhores opções de investimento para você? Ela é a corretora ideal para abrir uma conta? Neste guia completo, responderemos essas perguntas e também se a Órama é confiável, como ela está no Reclame Aqui, quais são os títulos que ela disponibiliza, quais são as taxas que cobra e muito mais.

SAIBA+IQ: Vale a pena abrir conta em mais de uma corretora?

Qual é o diferencial da Órama?

A Órama tem um tempo de cadastro satisfatório. Em menos de 20 minutos a conta do cliente está aberta. A corretora tem um aplicativo para celular bom e elogiado, assim como uma plataforma para os computadores bastante funcional, que permite realizar as operações com facilidade.

Sua ferramenta de investimento é ideal para clientes que precisam de ajuda rápida e inteligente para definir seus investimentos.

SAIBA+IQ: Qual é a melhor corretora para investir: XP Investimentos, Easynvest ou Rico?

A Órama é confiável?

Investir pela Órama é confiável e seguro. A corretora se preocupa com a segurança do cliente e adotou as principais medidas do mercado financeiro para garantir que as informações sejam protegidas.

A Órama Investimentos é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliário (CVM) e possui o selo CETIP Certifica, o que garante que as aplicações serão registradas em nome do investidor. Essa é uma segurança de que, caso qualquer problema aconteça, suas aplicações poderão ser repassadas para outra corretora de forma simples.

SAIBA+IQ: Como escolher uma corretora?

Como a Órama está no índice de reclamações?

A Órama tem uma avaliação de “Ótimo” no site Reclame Aqui, a plataforma de reclamações que escolhemos utilizar como parâmetro para avaliar o nível de problemas de cada corretora.

reclame-aqui-orama-e-confiavel

Ela respondeu 100% das 28 reclamações que recebeu nos últimos 12 meses – até novembro de 2018 -, solucionando 90,9% de todas as queixas. A Órama leva em média 4 dias e 9 horas para responder e tem a nota 8,3 no portal, de um total de 10. A maioria das reclamações são sobre a qualidade do atendimento.

SAIBA+IQ: A corretora Clear é confiável e boa?

Como criar uma conta na Órama?

Criar uma conta na Órama é simples. As etapas são claras e em poucos minutos o cliente preenche a primeira parte do cadastro. A segunda, constituída do escaneamento e envio de um documento de identidade e comprovante de residência, pode levar mais tempo, caso você não tenha as imagens digitalizadas. Em seguida, para encerrar o cadastro, é preciso responder um teste que traça o seu perfil de investidor.

Em nossos testes, levamos menos de 20 minutos para concluir o cadastro e começar a investir.

SAIBA+IQ: A corretora Modalmais é confiável?

Quais são as taxas da Órama?

A Órama não cobra taxas em títulos de renda fixa. Opções populares como o CDB e LCI não pagam pela custódia (valor cobrado por bancos e algumas corretoras para armazenar e movimentar títulos ou ações).

Vale apontar, como detalharemos abaixo, que a corretora não tem investimentos em Tesouro Direto, em renda variável ou ações. Seus títulos em renda variável são opções híbridas dos Fundos de Investimentos. Abaixo segue a tabela de taxas da Órama:

Título de InvestimentoTaxa RicoOutras Taxas (B3)
Renda FixaZero taxa de custória
Fundos de InvestimentoZero taxa de custória

SAIBA+IQ: Rico Corretora é confiável?

Quais são as opções de investimento na Órama?

A Órama é focada quase que exclusivamente em opções de renda fixa. Porém, vale apontar que ela apresenta títulos em renda variável por meio de produtos híbridos, como Fundos de Investimentos e Certificado de Operações Estruturadas (COEs). Investir em ações, por exemplo, não é uma opção na Órama.

O Tesouro Direto, outro título de renda fixa popular, não está entre as opções oferecidas pela Órama. No entanto, ela tem uma opção similar chamada de Órama DI Tesouro, um Fundo de Investimento que investe nos mesmos títulos pós-fixados do Tesouro Direto.

Veja os títulos disponíveis para investir na Órama:

  • Renda Fixa: CDB, LCA, LCI, LC, Debêntures.
  • Outros investimentos: Fundos de Investimentos; COE.

SAIBA+IQ: A corretora Easynvest é confiável?

Como é o site, o aplicativo e o home broker da Órama?

A Órama tem um site que funciona bem dentro da sua proposta. Seu layout pode não ser o mais bonito do mercado, mas é prático para o cliente chegar onde deseja, sem grandes dificuldades. A experiência de uso é positiva.

home-orama-e-confiavel

Um menu lateral permite que o cliente chegue com facilidade ao que deseja, seja para investir ou para arrumar detalhes de sua conta. Há, também, a opção onde investir. Esse é um destaque da Órama: ao clicar no menu em “Onde Investir > Investimento Ideal”, você encontra uma interessante ferramenta que indica os possíveis melhores investimentos para fazer de acordo com a sua idade, o dinheiro disponível, o objetivo e a duração do investimento.

investimento-ideal-orama-e-confiavel

A Órama também tem uma área educacional. O intuito é ajudar o cliente a entender os produtos oferecidos e, claro, a investir melhor. Para isso, ela disponibiliza ebooks e vídeos que explicam diferentes temas, desde investir sendo universitário até projeções de cenários para o ano.

educativo-orama-e-confiavel

Aplicativo

O Órama – Investimentos é o aplicativo que dá acesso à plataforma da corretora no celular. O aplicativo está disponível para Android e iOS. Na Play Store, ele tem a nota de 3,9, de um total de 5, e um total de 172 avaliações no momento que este texto foi escrito. Na App Store, o aplicativo tem a nota 3,2 e um total de 55 avaliações. Erros de instabilidade e falta de recursos são os principais problemas relatados pelos usuários. Também vale ressaltar que o aplicativo tem um bom nível de avaliações positivas.

Home Broker

A Órama não possui uma ferramenta de Home Broker ou qualquer maneira de investir em ações, pois a corretora não trabalha com essa opção de investimento.

SAIBA+IQ: A corretora XP Investimentos é confiável?

Órama: vale a pena?

A Órama não tem nenhum diferencial quando comparada a outras corretoras. Entretanto, ela faz bem tudo aquilo que se propõe a fazer. É uma opção interessante para quem vai começar a investir.

O ponto fraco é que falta de títulos muito procurados pelos investidores, como o Tesouro Direto, e a impossibilidade de investir em ações toram a corretora limitada. Para diversificar a carteira, é preciso abrir uma conta em outra corretora.

ÓRAMA CORRETORA

Website: https://www.orama.com.br/ Sede: Rio de Janeiro  (Praia de Botafogo, 228 – 18º andar – Botafogo) Telefones: 0800 728 0880 *em dias úteis, das 9h às 18h  (21) 3797-8000 *em dias úteis, das 9h às 18h  0800 724 0193 *em dias úteis, das 9h às 18hPONTOS POSITIVOS ●     Facilidade na criação da conta ●     Site claro e fácil de navegar ●     Sem taxa de custódia para os principais investimentos ●     Aplicativo elogiado ●     Ferramenta Investimento Ideal pode ser útil PONTOS NEGATIVOS ●     Sem Tesouro Direto ●     Sem investimento em Renda Variável

SAIBA+IQ: 5 melhores corretoras de bitcoin estrangeiras