Como consultar o informe de rendimentos do Itaú

Por Redação

cursos-espm-gratuitos

Todos os contribuintes que são correntistas bancários, possuem aplicações (renda fixa ou variável) ou planos de previdência privada precisam consultar os informes de rendimentos emitidos pela instituição financeira (banco ou corretora) para preencher a declaração anual de Imposto de Renda. O documento deve ser disponibilizado antes do ínicio do prazo de envio das declarações, o que acontece usualmente no começo do mês de março.

Cada instituição financeira possui seu próprio sistema e particularidades. As maneiras de acessar o documento podem ser diferentes, assim como alguns detalhes do informe de rendimentos.

SAIBA+IQ: O Guia para declarar o Imposto de Renda

Como consultar os informes no Itaú?

O Itaú é um dos bancos brasileiros que mais investe na melhoria dos serviços online. Para o informe de rendimentos, o banco oferece visualização simples e fácil para correntistas. A maneira mais fácil de localizar o informe de rendimentos é através do internet banking ou do aplicativo. É só acessar a seu perfil, com os números de agência, conta e senha eletrônica, e digitar “Informe de Rendimentos” no campo de busca.

O banco, além do documento, que pode ser também impresso, disponibiliza para seus clientes um guia sobre o a declaração de Imposto de Renda. Há ali informações de como declarar empréstimos, créditos imobiliários, aplicações e outros serviços e linhas do banco, como consórcios.

No internet banking, o contribuinte irá localizar, em sua busca, o item “Informe de Rendimentos Financeiros”. Ao clicar nele, o cliente terá acesso a outros documentos que podem ser importantes na hora de declarar o IRPF:

  • Informe de créditos e financiamentos
  • Informe de crédito imobiliários
  • Informe de ações
  • Informe de INSS

Na opção de ações, um menu permite ainda que o correntista acesse informações de rendimento individualizadas, para cada uma das ações nas quais tem dinheiro aplicado.
A melhor opção é sempre baixar ou imprimir os informes todos antes de iniciar a declaração de IR. Erros e inconsistências em relação aos documentos disponibilizados pelo banco podem levar o contribuinte à malha fina.

Em último caso, é possível também solicitar informes mais detalhados para o gerente de conta de seu banco ou mesmo pedir que sejam enviados os informes pelo correio, para aqueles que não se dão muito bem com o ambiente online.

SAIBA+IQ: Como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda

 

Dicas para a organização

Antes mesmo de consultar os informes disponíveis, é bom fazer uma relação de todas as aplicações, produtos e serviços financeiros, para que não se deixe nenhum item escapar. É importante lembrar que investimentos, saldo em conta corrente e financiamentos devem ser declarados no IR, e entram nos critérios de obrigatoriedade de declaração. A relação de todos os produtos e serviços financeiros ajudará o contribuinte a identificar se ele é obrigado a declarar o IR.

Se você possui contas e aplicações em mais de um banco ou corretora, é recomendável fazer uma lista para cada instituição diferente. Não esqueça de incluir contas, cartões ou aplicações conjuntas.

SAIBA+IQ: Quem precisa declarar o Imposto de Renda? Essa e outras dúvidas em um vídeo especial