Como consultar o informe de rendimentos do Bradesco

Por Redação IQ 360

Como Consultar o Informe de Rendimentos no Bradesco

Todos os contribuintes que são correntistas bancários, possuem aplicações (renda fixa ou variável) ou planos de previdência privada precisam consultar os informes de rendimentos emitidos pela instituição financeira (banco ou corretora) para preencher a declaração anual de Imposto de Renda. O documento deve ser disponibilizado antes do ínicio do prazo de envio das declarações, o que acontece usualmente no começo do mês de março.

Cada instituição financeira possui seu próprio sistema e particularidades. As maneiras de acessar o documento podem ser diferentes, assim como alguns detalhes do informe de rendimentos.

SAIBA+IQ: Dependente ou alimentando? Como incluir as informações de filhos ou tutelados no IR

Como consultar os informes no Bradesco?

O Bradesco é um dos bancos mais populares do país e oferece muitos serviços financeiros, como conta corrente, aplicações, seguros etc. A maior parte desses serviços precisa ser detalhada no Imposto de Renda, portanto é bom saber como obter o informe de rendimentos, documento que reúne todas as informações financeiras dos clientes.

A maneira mais fácil de localizar o informe de rendimentos é através do internet banking ou do aplicativo. É só acessar seu perfil, com os números de agência, conta e senha eletrônica, e digitar “Informe de Rendimentos” no campo de busca.

O processo de busca irá mostrar, entre outros itens, o tópico “Outros Serviços – Documentos: Informe de Rendimentos – IRPF”. É nele que o contribuinte poderá encontrar seu informe de rendimentos para a declaração.

No Bradesco, é possível acessar informes também para anos anteriores ao da declaração atual, além de ver o informe em duas versões:

  • Consolidado por CPF
  • Detalhado por produto, agência e conta

Já para aplicações em ações e FIIs, é preciso clicar na opção “Home Broker” do sistema online do Bradesco, clicando a seguir na opção de “Ativos Escriturais”. Em seguida, aparecerá uma opção de consulta de informes de rendimentos. Para localizar todos os informes dos ativos no banco, é preciso entrar com o ano-base no campo de buscas. Todos os ativos e seus informes aparecerão listados na tela.

A melhor prática é baixar todos os informes e imprimi-los de uma só vez, para evitar que alguma informação fique fora da declaração do IRPF.

SAIBA+IQ: Conheça os tipos de declaração de Imposto de Renda e saiba qual faz sentido para você

Dicas para a organização

Antes mesmo de consultar os informes disponíveis, é bom fazer uma relação de todas as aplicações, produtos e serviços financeiros, para que não se deixe nenhum item escapar. É importante lembrar que investimentos, saldo em conta corrente e financiamentos devem ser declarados no IR, e entram nos critérios de obrigatoriedade de declaração. A relação de todos os produtos e serviços financeiros ajudará o contribuinte a identificar se ele é obrigado a declarar o IR.

Se você possui contas e aplicações em mais de um banco ou corretora, é recomendável fazer uma lista para cada instituição diferente. Não esqueça de incluir contas, cartões ou aplicações conjuntas.

SAIBA+IQ: O que fazer se você não declarou o Imposto de Renda até o prazo

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)