Como consultar o informe de rendimentos de ações

Por Redação IQ 360

informe-rendimentos-acoes

Os investidores que compraram ou venderam ações ao longo de um ano precisam fazer a declaração de Imposto de Renda no ano seguinte, mesmo que não atendam a nenhum outro critério de obrigatoriedade estipulado pela Receita Federal. O processo pode ser complexo, principalmente para quem fez muitas operações ou para quem tem mais de um tipo de ação na carteira. A recomendação principal é reunir corretamente os informes de rendimento fornecidos pela corretora. Neste artigo, explicaremos como obter o documento.

SAIBA+IQ: Quem precisa declarar o Imposto de Renda? Essa e outras dúvidas em um vídeo especial

Informes de rendimentos de ações: bancos

Cada banco disponibiliza os informes de rendimentos de um jeito – alguns reúnem os informes de diferentes produtos (conta corrente, investimentos etc.) em um único documento, e outros prestam essa informação de forma individualizada. Seja qual for a forma de visualização dos informes, os bancos deixam os documentos disponíveis nos aplicativos e no internet banking.

Em nosso manual, selecionamos os principais bancos do país, (Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil),  apontando como o contribuinte pode localizar os informes de rendimentos em ações e Fundos  Imobiliários (FII). O informe de rendimento de ações, em geral, é listado no menu principal (principalmente durante o prazo de declaração de Imposto de Renda). Caso o investidor não o encontre no menu principal, a forma mais fácil de localizar o documento é utilizando o campo de busca do aplicativo ou do internet banking.

As informações mais importantes contidas no informe, e que são exigidas no programa de declaração anual de Imposto de Renda, são: o CNPJ e nome da fonte pagadora (o banco), e o valor. O valor poderá aparecer em dois campos: situação em 31/12/2017 e situação em 31/12/2018. Caso o investidor tenha comprado ações pela primeira vez no ano anterior, o campo da situação em 2017 estará vazio. Fique atento à exatidão desses valores, pois qualquer divergência pode colocar o contribuinte na malha fina.

SAIBA+IQ: Veja o passo a passo para declarar bens (imóvel e veículo), aluguel ou empréstimos

Informes de rendimentos de ações: corretoras

Ao invés do internet banking, as corretoras possuem sistemas de home broker, dentro dos quais o usuário pode fazer suas aplicações e consultar seus rendimentos. Esses sistemas de home broker funcionam de maneira muito similar aos sistemas web bancários e, do mesmo modo, possuem informações diversas sobre todos os investimentos de cada cliente.

Em geral, as corretoras, enviam os informes de rendimento por e-mail para seus clientes, ou enviam algum tipo de aviso por SMS, com instruções para download do documento. Essa comunicação acontece nos últimos dias antes da abertura do prazo de envio das declarações de Imposto de Renda, o que ocorre no início de março.

Mesmo que não seja o caso da sua corretora, é possível acessar o home broker e procurar, da mesma forma que no home banking, pelo item “informe de rendimentos”. Os informes são padronizados e contêm as mesmas informações dos documentos disponibilizados para os investidores que aplicam por meio de contas em bancos.

Em caso de dúvidas, é sempre possível buscar a ajuda do gerente de conta ou do assessor de investimentos.

SAIBA+IQ: Como declarar heranças e doações? MEI precisa declarar IR? Essas e outras dúvidas em um vídeo