O que fazer se você não declarou o Imposto de Renda até o prazo

Por Redação IQ 360

imposto de renda prazo atrasado

Apesar de ser uma prática anual, a declaração de Imposto de Renda é uma tarefa que sempre causa dúvidas. As orientações para cumprir o rito exigido pela Receita Federal estão espalhadas pela rede, mas às vezes prestam mais ao papel de confundir do que de esclarecer.

E por mais que a Receita disponibilize um prazo longo, de quase dois meses completos, para a declaração, alguns não conseguem acertar as contas com o Leão em tempo – seja por uma informação incorreta ou pela correria da vida pessoal.

Para entender o que acontece com os contribuintes que não declararam o Imposto de Renda, nós respondemos algumas perguntas. Confira:

SAIBA+IQ: Principais dúvidas relacionadas à declaração do IR

Perdi o prazo de declaração do Imposto de Renda. E agora?

Os contribuintes que perderem o prazo do IR estarão sujeitos a penalidades.

Vale lembrar que, por lei, todas as instituições (empregador, banco, corretora, operadora de plano de saúde etc.) devem disponibilizar os informes de rendimentos antes do início do período da declaração. Portanto, se você ainda não obteve seus informes, é importante cobrar os responsáveis pela emissão e, em caso de o documento não ser disponibilizado, a Receita deve ser informada sobre a irregularidade. A instituição responsável pode ser multada por cada informe de rendimento não disponibilizado.

Mas a falta de documentos não justifica o não-envio da declaração. É recomendável que o contribuinte envie a declaração no prazo, mesmo que as informações estejam incompletas. Isso porque a multa para quem envia o formulário com atraso pode chegar a 20% do imposto devido. O valor mínimo da penalidade é de R$ 165,74.

Com a declaração incompleta, o contribuinte ainda pode cair na malha fina. Mas é possível fazer uma retificação para incluir ou corrigir os dados enviados.

Caso o contribuinte não declare o Imposto de Renda no prazo, ele deve enviar a declaração após o prazo no programa ou aplicativo da Receita Federal. Na sequência, vai receber um aviso de “Notificação de lançamento da multa” com informações e prazo para ele poder quitar a taxa e normalizar sua situação.

SAIBA+IQ: Como declarar a Poupança no Imposto de Renda

Qual multa devo pagar se esqueci de declarar o IR?

Como mostrado, a multa para aqueles que enviem o formulário com atraso pode chegar a 20% do imposto devido. O valor mínimo da penalidade é de R$ 165,74.

A partir da entrega em atraso, o contribuinte tem o prazo de 30 dias para efetuar o pagamento sem que novas multas sejam aplicadas. Se a multa não for paga até o vencimento, haverá incidência de juros com base na taxa Selic, a taxa básica de juros, sendo necessário emitir o DARF atualizado por meio da Pesquisa de Situação Fiscal.

Quais são as consequências se eu não declarar o IR?

Se após 20 meses do prazo o Imposto devido não for declarado, o cidadão que não enviou a declaração em atraso poderá ser processado e investigado por crime de sonegação fiscal, podendo pegar reclusão de 2 a 5 anos. Além disso, o fisco pode cobrar desse contribuinte o imposto devido acrescido de uma multa de até 150% com juros Selic.

SAIBA+IQ: Dependente ou alimentando? Como incluir as informações de filhos ou tutelados no IR

* * *

Deu para perceber que não declarar o Imposto de Renda no prazo pode dar um prejuízo muito maior do que pagar o próprio Imposto. Por isso, é sempre bom ficar de olho nas datas estabelecidas pela Receita Federal para nos próximos anos entregar a declaração no prazo e evitar as multas.

SAIBA+IQ: Conheça os tipos de declaração de Imposto de Renda e saiba qual faz sentido para você

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

1.5 / 5 (2 avaliações)