O que posso aprender com Tio Patinhas sobre finanças?

Por Redação IQ 360

financas-tio-patinhas

Das maravilhas mágicas de mundos encantados às mais adoráveis criaturas falantes, a Disney ainda consegue encantar milhões de pessoas ao redor do mundo com as suas criações mais fantásticas e incríveis.

Reinos perdidos, princesas determinadas, fadas, elfos, povos, culturas e muita, muita magia constituem grande parte de suas histórias apoteóticas, que quase sempre são embebidas de significado, de mensagens positivas que tocam jovens e adultos e influenciam gerações.

Porém, muitas histórias não são tão fantásticas e nem repletas de magia e reviravoltas tremendas. Estas, muitas vezes, estão focadas em contar o cotidiano de um ou outro grupo, com um tom de comédia, para simplesmente alegrar o dia a dia das pessoas ou para fazer reflexões sociais e pessoais que, não necessariamente, dependem de mundos absurdos para que tenham validade.

Dentre os protagonistas das histórias mais conectadas com o nosso cotidiano, um deles se destaca por ser um tanto diferente dos demais: o tio Patinhas.

O Tio Patinhas, ou Patinhas McPatinhas, é tio do Pato Donald no universo dos patos da Disney e pode ser descrito como um magnata rabugento, pão-duro, mas também um aventureiro, explorador e de bom coração.

Tio Patinhas foi inicialmente desenhado como uma representação de Ebenezer Scrooge, protagonista avarento do clássico Um Conto de Natal de Charles Dickens, e até recebeu a alcunha de anti-herói ganancioso, mas logo foi ganhando espaço até se tornar o pato amável e querido (mas ainda sim um pouquinho ganancioso) que conhecemos hoje.

Da sua primeira aparição, em 1947, até hoje, é estimado que Patinhas tenha acumulado um patrimônio de mais de 44 bilhões de dólares. Entretanto, independentemente do exagero em sua composição, para se encaixar no mundo fantástico dos patos, ele também nos trouxe muitos conhecimentos sobre finanças que podemos aplicar para o nosso cotidiano.

O que podemos aprender com Tio Patinhas sobre finanças?

Nem só de fantasia vive a fortuna acumulada do Tio Patinhas.

Muitas coisas que são mostradas ao longo das histórias de como conseguiu tal fortuna podem ser aplicadas em nosso dia a dia, para que possamos melhorar nossas finanças e controlar melhor nossa vida financeira. Tio Patinhas e finanças estão muito próximos.

Talvez as dicas não deixem você bilionário, mas com certeza podem ajudá-lo se organizar e fazer sobrar aquele dinheirinho no fim do mês.

Economizar

Pode parecer simples e clichê, mas economizar é um dos pontos principais para que suas finanças fiquem no controle. Antes de se tornar bilionário, Patinhas guardava cada moeda que ganhava de seu suado e merecido dinheiro e só gastava com aquilo que fosse realmente necessário.

Uma forma simples e eficaz de economizar é monitorar seus gastos e ter uma boa gestão financeira. Saber qual é seu custo médio mensal é um passo muito importante na direção de economizar. Se você se assusta com a fatura de seu cartão de crédito todo mês, talvez seja uma boa hora para começar a controlar seus gastos pessoais a fim de economizar.

Uma vez que você tenha estipulado seu custo médio mensal, você pode começar a pensar em porcentagens para economizar. Assim que você receber seu salário, será que não seria interessante investir 5% desse valor? 10%? Tudo vai depender do seu custo médio e de quanto você está disposto a economizar.

Saber com o que você gasta

Quanto você gasta com transporte? Com alimentação? Com despesas pessoais? Com família, amigos? Seus gastos são necessários? Você consegue procurar alternativas mais baratas com o mesmo resultado e benefício? Tudo isso é importante para que economizar seja possível. E para economizar, a estratégia chave é saber com o que você gasta seu dinheiro.

Tio Patinhas e finanças são tão próximos que ele sabia exatamente com o que ele gastava, um controle financeiro que ele tinha orgulho. Ter controle de suas finanças e organização pessoal é muito importante, porque só assim você consegue ver se há gastos desnecessários ou alternativas melhores e mais baratas que tenham um mesmo resultado.

Para isso, a IQ tem a solução. A IQ ajuda você a listar suas movimentações e visualizar facilmente seus gastos. Com uma interface limpa e fácil de utilizar, é possível gerenciar suas contas e ter o controle de seus gatos mensais na palma de sua mão, com o aplicativo para dispositivos móveis. É super fácil e simples de usar e, para você que precisa controlar sua vida financeira, pode ser a solução que procurava.

Importância do conhecimento financeiro

Tio Patinhas viajou o mundo tentando enriquecer, falhou muitas vezes, mas obteve um conhecimento financeiro absurdo. Trabalhou em diversos tipos de ocupação, até finalmente se tornar um bilionário.

O conhecimento do mercado financeiro e de como ele funciona é essencial para ter uma boa vida financeira. Aprender a ser um bom empregado e um bom trabalhador gera conhecimento para ser um grande líder e conseguir gerenciar pessoas, para entender como uma hierarquia funciona, além de aprender como investir e aplicar seu dinheiro.

O conhecimento é a base de tudo, e um bom conhecimento financeiro pode lhe fornecer estratégias muito boas de como subir na vida e gastar seu dinheiro de forma saudável financeiramente. Por isso, Tio Patinhas e finanças se encaixam na mesma história.

Saber guardar e render seu dinheiro

Uma coisa que Tio Patinhas aprendeu e aplicou em sua vida é deixar que o dinheiro também trabalhe para você. Muitas pessoas acreditam que o dinheiro do Tio Patinhas está completamente concentrado no grande cofre em sua cidade, mas a maior parte do dinheiro está investido, ou seja, traz retorno financeiro. E isso é chave para ter sucesso financeiro.

Saber investir e aplicar o dinheiro pode ser a ponte para o sucesso. Para isso, conhecimento em investimentos é essencial para que você faça a escolha certa. Não deixe seu dinheiro parado em um cofre, mas sim investido e aplicado para que ele retorne.

Torne um assunto de família

Tio Patinhas e finanças estão próximos, e isso é bom para a família também. Além de ser tio do Pato Donald, ele ainda possui três sobrinhos que também são muito conhecidos: Huguinho, Zezinho e Luisinho. Três crianças que, muitas vezes, embarcam em aventuras junto ao seu tio.

Tio Patinhas sempre ensina o valor do dinheiro e da economia aos seus sobrinhos, com a esperança que um dia eles sigam seus passos e cresçam financeiramente. E isso é outra questão importantíssima para a vida financeira, conversar com os familiares.

Não adianta controlar seus gastos pessoais, mas não o orçamento familiar. Filhos, sobrinhos, pessoas próximas, todos devem ter um conhecimento mínimo para que todos consigam economizar e fazer o dinheiro render.

Uma família unida que sabe tratar o dinheiro com planejamento e cautela é uma família que aumenta suas chances de adquirir um bem-estar financeiro.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)