Segunda via Light: veja como tirar e onde pagar!

Por Redação

Light Fatura

Se você mora no Rio de Janeiro certamente conhece a Light. E se você pretende se mudar para lá ou ter uma empresa com instalação física no Estado, também deve se interessar em saber sobre essa empresa. É ela a responsável pela conta de luz dos moradores e empresas do Rio e possui uma longa história com a cidade. 

A primeira empresa do Grupo Light foi fundada em 1904 no Canadá e começou a funcionar no Rio de Janeiro em 1905. Na época a cidade ainda era a capital do Brasil. A companhia de distribuição de energia elétrica iniciou seus serviços no Rio em 30 de julho de 1907.

Desde então a empresa cresceu, investiu na construção de usinas hidrelétricas e se transformou no Grupo Light, que atua nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia. 

A Light atende pessoas físicas e empresas em 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A empresa oferece diversas maneiras para que seus clientes possam pagar a sua conta de luz. E no caso de atraso no pagamento, há também mais de uma opção para quitar sua dívida. Confira neste post. 

Como tirar a segunda via Light

Para pagar sua conta Light você pode cadastrar débito automático em conta corrente, acessar sua fatura na Agência Virtual Light, pagar em alguma agência da empresa com cartão de débito ou em casas lotéricas e bancos. 

As agências Light que realizam pagamento podem ser encontradas nos seguintes locais: Barra da Tijuca, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Campo Grande, Caxias, Copacabana, Itaguaí, Jacarepaguá, Madureira, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Penha, Queimados, Marechal Floriano, São João do Meriti, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

A empresa disponibiliza em seu site uma lista de pontos nos quais o pagamento da fatura pode ser realizado. Você pode acessá-la aqui: http://www.light.com.br/Repositorio/pontos_de_pagamento_24032020.pdf 

Para pessoas físicas há diversas opções de se obter  a segunda via Light. É possível acessá-la sem sair de casa pela Agência Virtual: https://agenciavirtual.light.com.br/agv

Basta acessar o site da agência com seu número de CPF e o código do cliente Light. Esse código está impresso na fatura ou você pode solicitar pelo site da própria agência para recebê-lo no e-mail cadastrado no CPF de sua conta. 

No site da Light você pode conferir cada item de sua fatura: http://www.light.com.br/para-residencias/Sua-Conta/entenda-sua-conta.aspx. O número 17 da imagem se refere ao código do cliente. 

Além da Agência Virtual, o cliente Light pode também baixar o aplicativo da empresa para quitar contas de luz atrasadas. O Light Clientes está disponível para iPhone, iPod, iPad, Windows Phone e Android e com ele é possível acessar o número do código de barras da fatura para pagamento no internet banking e em caixas eletrônicos.​

Outras duas opções para acessar sua conta sem sair de casa são o Call Center Light e o e-mail de atendimento da empresa. No Call Center, ligando para 0800-282-0120, o cliente pode solicitar segunda via para entrega na sua casa, ouvir o código de barras e  anotar ou recebê-lo por SMS. Já o e-mail para solicitação de segunda via Light é agencia.virtual@light.com.br. Por fim, se preferir ou precisar ir presencialmente, você ainda pode emitir o documento de pagamento em Agências Comerciais.

No caso de empresas, a indicação da Light é a de que a segunda via seja feita pelo site Agência Virtual (https://agenciavirtual.light.com.br/agv). O passo a passo para esse acesso é bastante simples. Em primeiro lugar, no link da agência, faça o cadastro com os três primeiros dígitos do CNPJ da empresa e o código de cliente. 

Depois disso, ao acessar sua conta, clique no botão “Selecionar” e escolha a instalação desejada. Na tela a seguir, clique em “Segunda Via / Consulta Débitos” e realize o download da fatura desejada. Se a mensagem “Parabéns! Você está em dia.” aparecer em sua tela, não há faturas em aberto para pagamento. 

Onde pagar a segunda via Light

O pagamento da segunda via Light pode ser feito em casas lotéricas ou bancos. Nesse caso, você pode ir à boca do caixa, em caixas eletrônicos ou pagar por meio do Internet Banking em seu computador ou celular (caso você tenha o aplicativo do banco desbloqueado para a função de pagamento de contas). 

Uma conta de luz em atraso, de acordo com as regras da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), sofre acréscimo de multa de 2%, juros de 1% e atualização monetária com base na variação do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Os juros referentes ao atraso serão cobrados na fatura do mês seguinte ao pagamento da segunda via. 

Em caso de dúvidas, consulte a Light <http://www.light.com.br/para-residencias/Fale-com-a-Light/default.aspx ou http://www.light.com.br/para-empresas/Fale-Conosco/default.aspx>