Como emitir a segunda via da Enel Ceará

Por Redação IQ 360

A Enel Ceará é uma das quatro distribuidoras de energia elétrica do grupo multinacional Enel, que fornece esse serviço para os 184 municípios do Estado, com qualidade e excelência. É importante observar que, mesmo não recebendo a fatura, o consumidor tem a responsabilidade de pagá-la em dia. Assim, é essencial saber como emitir a segunda via Enel Ceará para não atrasar o pagamento.

Para evitar eventuais problemas com atrasos e inadimplências, garantindo o fornecimento de energia elétrica, a Enel Ceará proporciona facilidade e comodidade caso o cliente não possua a fatura na data do vencimento. Trata-se de um sistema que permite a emissão do documento a partir de qualquer local, por meio de computador ou aparelho móvel.

Para ajudar a entender como emitir a segunda via da fatura, elaboramos este artigo, com o passo a passo necessário para a emissão da conta de energia elétrica, tanto pelo site quanto pelos Apps. Continue a leitura para saber mais!

Como emitir a segunda via Enel Ceará pelo site

Muitas vezes, podem ocorrer incidentes, como extravio ou atrasos nos correios, que levam os clientes a precisarem da emissão de uma segunda via da conta de energia elétrica. Para evitar atrasos e inadimplências, a Enel Ceará oferece uma maneira rápida e prática de obter a fatura.

Para tanto, é preciso ter um cadastro previamente preenchido, com login e senha. Caso já tenha efetuado essa etapa, basta seguir o passo a passo:

  • Na página da Enel Ceará clique em “entrar”;
  • Preencha com os dados do CPF (ou CNPJ) do titular da conta, número de instalação e clique em “entrar”;
  • Confirme o e-mail cadastrado;
  • Clique em “segunda via de conta”;
  • Selecione “pendentes”;
  • Clique em “baixar conta” (o documento vai abrir em PDF);
  • Imprima ou salve no computador.

Como emitir a segunda via pelo APP

Os clientes que residem em qualquer cidade do Ceará podem acessar diversos serviços da Enel, inclusive a segunda via da conta, por meio do aplicativo para celular. Além disso, também é possível receber notificações (quando o push estiver ativado).

Como baixar e instalar o APP da Enel Ceará

O Aplicativo Enel pode ser baixado gratuitamente para os sistemas operacionais Android e IOS. Veja, a seguir, como baixar o App e usufruir dessa comodidade.

Sistema operacional Android

Entre no site do Google Play para fazer o login ou se cadastrar, e siga os passos abaixo:

  • Na caixa de pesquisa, busque “App Enel Ceará”;
  • Clique em “instalar”;
  • Selecione “2ª via”;
  • Digite os dados cadastrais solicitados;
  • Baixe a fatura.

Sistema operacional IOS

Entre na Apple Store, pesquise “Enel”, selecione o estado do “Ceará e clique em “obter”. Em seguida:

  • Digite a sua senha e clique em ok para continuar;
  • Clique em “abrir”;
  • Digite o CPF ou CNPJ da conta Enel e o número de instalação;
  •  Clique em “entrar”;
  •  No menu inferior, clique em “minha conta”;
  • Selecione contas e pagamentos;
  •  No histórico de contas, clique em “pendentes”;
  •  Selecione “baixar conta”;
  • Clique na caixa de diálogo com o status “entendi” (o arquivo será salvo no celular para ser aberto);
  • A fatura será aberta para visualização.

É possível copiar, encaminhar e compartilhar a fatura para diversos meios como Notas, Messenger, E-mail, WhatsApp, entre outros.

Como evitar atrasos e inadimplências

Além de emitir a segunda via da conta de energia, a Enel Ceará oferece o serviço para recebimento da fatura por e-mail, que pode ser cancelado a qualquer momento. Para tanto, é preciso ativar o serviço online no site. 

Caso opte por essa forma de recebimento, a conta em formato impresso é entregue por mais um mês após o cadastramento, sendo enviada apenas por e-mail nos demais meses.

Mantenha suas finanças em dia com o iq

Manter o controle das contas sem correr o risco de atrasar os pagamentos, ou mesmo deixar de pagar os compromissos mensais, muitas vezes, é uma tarefa difícil, pois requer organização e elaboração de planilhas de gastos, o que leva tempo.

Em meio à correria do dia a dia, nem sempre temos o tempo necessário para elaborar controles financeiros para não esquecer a data de vencimento das contas a pagar e, assim, evitar preocupações com as consequências da inadimplência.

Outro exemplo de tecnologia aplicada à gestão das finanças pessoais é o iq, uma startup do grupo Red Ventures, que tem como principal objetivo auxiliar as pessoas na organização da vida financeira por meio de soluções digitais totalmente transparentes e seguras. 

Com o sistema que ele oferece, os clientes conseguem obter mais qualidade de vida, reduzindo o tempo gasto com burocracias e ganhando com a .

Controles financeiros

Por meio do aplicativo iq, é possível controlar as finanças de maneira rápida e fácil, mantendo os dados de todas as contas mensais em apenas um lugar. Com isso, é possível organizar a vida financeira e saber quanto se gastou nos últimos 3 meses com luz, gás e telefone, por exemplo.

As contas ficam armazenadas em uma área exclusiva para o cliente, possibilitando o seu acesso a partir de qualquer local, no aplicativo ou navegador. Por meio de alertas e pagamento automático com o cartão de crédito, o iq acompanha todas as contas e garante que sejam pagas nas datas de vencimento. 

O sistema também permite o pagamento de contas com cartão de crédito. Além disso, ajuda o cliente a escolher o cartão ideal, com base no seu perfil financeiro.

Como vimos, para evitar complicações com atrasos e inadimplências nas contas de energia elétrica, é essencial saber como emitir a segunda via Enel Ceará, já que o consumidor tem a responsabilidade de pagá-la em dia. Além disso, é importante manter um bom controle financeiro, como o que o Iq oferece, para aproveitar melhor o tempo e o dinheiro economizado, ganhando mais qualidade de vida.

Gostou deste artigo? Assine a newsletter para receber as nossas postagens direto em seu e-mail!