Segunda via Compesa: como emitir e pagar?

Por Redação IQ 360

Segunda-via-Compesa

A Compesa é a empresa que detém a responsabilidade de oferecer e preservar os serviços de saneamento básico no estado de Pernambuco. Criada em 1971 para unificar os serviços de saneamento que eram fornecidos separadamente na capital Recife e no interior, hoje a Companhia Pernambucana de Saneamento fornece água e esgoto para cerca de 180 municípios pernambucanos.

Caso um dos mais de nove milhões de habitantes do estado atrase o pagamento mensal da conta, ele possui algumas alternativas para tirar a segunda via da Compesa. Confira no texto abaixo o que fazer para emitir e pagar a segunda via da companhia     .

Como tirar a segunda via da Compesa

Para emitir a segunda via da Compesa, o consumidor pernambucano possui três possibilidades a escolher:

🡪 Pela Internet;

🡪 Pelo telefone, ligando no 0800-0810195 (a segunda via será entregue por e-mail);

🡪 Indo a uma loja de atendimento da Compesa (a segunda via será entregue pelos Correios com a possível cobrança da tarifa de R$ 2,98).

Retirar a segunda via da Compesa pela Internet requer um procedimento ainda mais simples. Basta acessar o site da Compesa e clicar no ícone “2ª Via de Conta”; depois, informe o número de matrícula do seu imóvel e clique em OK. Você terá, então, as opções de imprimir a segunda via ou de já realizar o pagamento online, caso seja cliente de um dos quatro bancos parceiros da Compesa.

Confira no passo a passo abaixo:

1.Acesse o site da Compesa;

2.Clique no ícone “2ª Via de Conta”;

3.Informe a matrícula do seu imóvel (veja o número no canto superior direito de uma conta de água e esgoto anterior) e dê OK;

4.Se desejar imprimir a segunda via, clique no ícone da impressora que aparecerá ao lado do valor da fatura em aberto;

5.Se deseja pagar a segunda via online, clique no ícone de um dos quatro bancos que aparecem na mesma tela: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

A Compesa também disponibiliza um aplicativo de interação com o público para usuários dos sistemas Android e iOS.

Se a fatura não é paga até a data prevista, no dia seguinte o consumidor já é considerado devedor. Em caso de atraso no pagamento de faturas mensais, a Compesa prevê a cobrança de uma multa de 2% sobre o valor atualizado, mais juros de 1% ao mês calculados sobre os valores dos pagamentos pendentes – e contados a partir do primeiro dia de atraso. Essa cobrança é feita em faturas posteriores.

Onde pagar a segunda via da Compesa

Após ter conseguido a segunda via da Compesa, o cidadão possui diferentes opções para quitar a fatura. Confira:

Como pagar a segunda via da Compesa pela Internet

Após seguir o procedimento que explicamos anteriormente, basta clicar no ícone de um dos quatro bancos que aparecerá na mesma tela onde é possível imprimir a fatura. As instituições que oferecem Home Banking em parceria com a Compesa são: Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Caixa Econômica. Em seguida, basta informar os seus dados bancários e efetuar o pagamento da segunda via virtualmente.

Como pagar a segunda via da Compesa pessoalmente

Uma vez que tenha em mãos a segunda via da Compesa em papel, seja pela Internet, solicitando pelo telefone 0800 ou recebendo pelos Correios após visitar uma loja física, o consumidor possui algumas alternativas para quitar a fatura pessoalmente. Ela pode ser paga em qualquer um dos locais abaixo:

🡪 Em casas lotéricas;

🡪 Nos postos de serviços da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco);

🡪 Em qualquer um desses bancos: Bradesco, Santander, Itaú, HSBC, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Gostou do artigo? Então acesse o iq e confira outros conteúdos sobre o assunto.