Os 12 melhores bairros de Salvador

Por Redação IQ 360

salvador-melhores-bairros

Fundada a 470 anos, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Com forte influência africana, a cidade é internacionalmente reconhecida por sua arquitetura, gastronomia e música. É considerada o centro da cultura afro-brasileira.

A cidade mudou muito durante todos esses anos. Caso você tenha interesse em morar no local ou passar algum tempo se dedicando a conhecer esse patrimônio da história brasileira, saiba quais são os melhores bairros de Salvador para morar e visitar. Conheça as principais características e confira a lista dos 12 principais bairros.

12 melhores bairros de Salvador

Conheça algumas opções que variam entre o contemporâneo e o histórico.

  • Vitória – Recebe este nome por ter nascido no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que foi fundada no século 16. Ele é residencial, mas possui diversas instituições culturais, como o Museu de Arte da Bahia e o Museu Carlos Costa Pinto. Bastante arborizado, possui edifícios residenciais com vista da Baía de Todos os Santos. Outro ilustre habitante do local é o um dos mais populares times de futebol da cidade, o Esporte Clube Vitória.
  • Caminho das Árvores – É um dos bairros luxuosos da cidade, com diversos condomínios e comércio diversificado. Possui bares e restaurantes bem recomendados. Já foi considerado um local extremamente residencial, mas com o passar dos anos, tornou-se um bairro misto e possui dezenas de edifícios empresariais.
  • Pituba – É uma extensão do Caminho das Árvores, está entre os bairros nobres de Salvador. O custo de vida pode ser considerado elevado, mas possui boa infraestrutura e comércio diversificado e próximo ao shopping mais antigo da cidade, o Iguatemi.
  • Alphaville – É um dos melhores bairros da cidade. Está próximo ao Aeroporto Internacional de Salvador. Considerado um bairro de alto padrão, possui uma boa estrutura residencial e comercial. É próximo ao Centro Administrativo da Bahia. Muitos consideram que sua estrutura lembra a de bairros de São Paulo e também que é um excelente local para investimento imobiliário.
  • Barra – É parte da rota de Carnaval da cidade, por onde passam diversos trios elétricos. Faz parte da zona Sul e possui uma praia de mesmo nome ideal para curtir em família. É também um dos bairros nobres da cidade e ponto de investimento imobiliário. Tem excelentes opções de bares e restaurantes.
  • Rio Vermelho – Considerado um bairro boêmio e um dos mais visitados da cidade. É nele que está localizada a casa de Jorge Amado, que é aberta a visitação e o Largo da Dinha, onde está o acarajé da Dinha, um dos melhores da região. É bastante seguro e seus prédios grafitados são pontos de visitação de turistas.
  • Horto Florestal – É um dos bairros mais luxuosos da cidade. Com áreas verdes e uma paisagem de cair o queixo, possui prédios residenciais altos contrastando com casarões históricos. É uma região bem residencial, mas possui bons comércios e serviços e está próximo às principais vias de acesso à cidade.
  • Centro Histórico ou Pelourinho – O bairro é o grande contraste do contemporâneo com o histórico e possibilita aos moradores e visitantes uma visão bem nítida do que é a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Possui sua veia boêmia e cultural intensa e é parada obrigatória a todos que frequentam a cidade.
  • Itapuã – Bairro tranquilo e mais afastado da efervescência de Salvador. Suas praias possuem areias brancas e águas calmas. Possui muitas casas e seu custo de vida é mais baixo, por não estar tão perto do centro.
  • Ondina – Também é um dos bairros do circuito carnavalesco dos trios elétricos. Nele, também está localizada a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o zoológico local. É bastante valorizado, possui muitos estudantes entre seus moradores e tem uma boa seleção de restaurantes.
  • Brotas – É um dos maiores bairros da cidade e tem diversas subdivisões como sub-bairros e subdistritos. É um local de fácil locomoção e possui desde comércio a escolas, edifícios residenciais a empresariais e condomínios.
  • Cabula – É um dos bairros de classe média que mais crescem na cidade. Possui comércio diversificado e boa estrutura de serviços, com hospitais e também escolas.

Como escolher a melhor opção de bairro em Salvador?

Muitas pessoas não sabem por onde começar a escolher um bairro para morar ou não se dão conta de que tipo de planejamento é necessário para este momento. É preciso levar em conta a dupla localização e mobilidade. O quanto você e seus familiares precisarem se locomover para chegar ao trabalho e a locais de estudo. Preço também é um fator muito importante.

Vitória,Ondina, Horto Florestal, Pituba, Alphaville e Barra são alguns dos bairros mais nobres de Salvador. Por consequência estão entre os mais visados e mais caros da capital baiana.

Leve em conta algumas dessas dicas para encontrar em Salvador melhores bairros para morar:

  • Tempo de deslocamento. Quanto tempo você levará do trabalho para casa ou de casa para a instituição de ensino que pretende frequentar? Quanto menos melhor. Precisa levar em conta o fator trânsito aqui também, então é preciso visitar o bairro em diferentes horários e dias da semana.
  • Procure por bons centros comerciais e lazer. Pense no que você pode fazer a pé próximo a sua casa ou o que fará gastar menos tempo em deslocamento com algum tipo de veículo.
  • Veja a infraestrutura do bairro. Saiba se possui linhas de ônibus para diferentes partes da cidade e fácil acesso ao metrô.
  • Pense na segurança. Conheça os índices de criminalidade da sua vizinhança. Isso pode impactar em valores mais altos de seguro automotivo ou residencial.

Conheça maneiras mais simples de aprender a lidar com o seu dinheiro para ter uma vida financeira saudável. O iq busca ajudar as pessoas a organizar este lado com soluções digitais transparentes e seguras. Por meio do seu app, é possível ter conhecimento de todas as contas de casa, obter o cartão de crédito ideal para o seu perfil e no portal do iq você encontra conteúdo exclusivo para colaborar com as melhores escolhas financeiras.