Os 5 melhores bairros para morar em Salvador

Por Redação IQ 360

salvador-melhores-bairros

Salvador é uma das capitais mais bonitas do Brasil, além de ser uma das mais tradicionais. Assim como outras que estão no litoral, os bairros à beira-mar são os melhores da cidade, com opções de lazer e natureza exuberante.

SAIBA+IQ: Guia do Seguro Auto: termos, coberturas, benefícios e preços

Alphaville

Estruturado com a ideia de ser um polo comercial e residencial de alto padrão, o Alphaville é considerado um dos melhores bairros de Salvador. Localizado próximo ao Aeroporto Internacional de Salvador e do Centro Administrativo da Bahia, a região é ideal para quem quer comprar a sede de um negócio ou investir em cômodos comerciais.

O bairro também é todo estruturado para trazer o máximo de conforto aos moradores e frequentadores. É delimitada uma área multiuso, que é onde se localizam os prédios comerciais, e que devem seguir as normas na vizinhança. Emissão de poluição, seja ela no ar ou sonora, é extremamente proibido.

Se a ideia é apostar em um bairro promissor, construído nos moldes observados em São Paulo, por exemplo, vale a pena considerar o Alphaville como uma boa opção de investimento imobiliário. Como a cidade não conta com grandes regiões como essa, em Salvador, melhores bairros comerciais podem futuramente migrar seus escritórios para o Alphaville e, com isso, valorizar ainda mais a região.

SAIBA+IQ: Cartão de crédito sem anuidade: conheça os 12 melhores do Brasil

Ondina

Localizado na parte sul de Salvador, Ondina é um dos bairros mais nobres e tradicionais da cidade. A praia que leva o mesmo nome é ideal para banho e atrai muitas famílias com crianças, já que são formadas piscinas naturais no período de maré baixa. Apartamentos na orla são excelentes opções de investimento para locação, já que a procura é alta e os preços costumam ser bastante competitivos.

Como se trata de uma região urbana, a oferta de quiosques, restaurantes e bares é grande. Vale a pena circular pela região e conferir todas as opções que se encontram nas redondezas antes de escolher o melhor lugar para comer.

Durante o Carnaval, a região de Ondina é conhecida por ser o último trecho pelo qual circulam os trios-elétricos. Ou seja, a grande concentração de pessoas torna a região uma das mais animadas para quem quer curtir a folia sem precisar se deslocar muito.

SAIBA+IQ: Será que o seu cartão de crédito ainda é o ideal para você?

Rio Vermelho

Considerado um dos bairros mais visitados da capital soteropolitana, o Rio Vermelho é conhecido pela segurança e pela infraestrutura que apresenta. A praia da Paciência é excelente ponto turístico do bairro, exibindo lindas paisagens e uma grande quantidade de bares e restaurantes. Já na extensão da Praia do Buracão, os prédios grafitados dão ares modernos e urbanos para a região, que se tornou uma rota alternativa para quem passeia pelos arredores.

Quem busca opções culturais não deve deixar de ir à Casa Rio Vermelho, na qual morou o escritor Jorge Amado. O Espaço Cultural Casa da Mãe e a Igreja de Sant´Anna também são pontos que atraem muitos turistas e que chamam a atenção pela beleza e riqueza cultural.

SAIBA+IQ: Cartões Gold, Platinum e Black: qual a diferença entre eles?

Horto Florestal

Localizado entre áreas verdes e com vistas paradisíacas, o Horto Florestal é considerado um dos bairros mais sofisticados da cidade. Prédios altos e luxuoso dividem as ruas com casarões históricos, constituindo uma região bastante rica e privilegiada.

A localização também é interessante, já que o bairro está muito próximo das principais vias de acesso da cidade. É possível acessar o Horto por meio da Avenida Dom João VI, no lado de Brotas, e à nível do mar pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama.

A região é mais residencial do que comercial, mas existem clínicas e que escritórios que operam na região. Ou seja, a possibilidade de locação para empresas também é uma realidade de quem possui imóveis no Horto Florestal de Salvador.

SAIBA+IQ: Quer saber como ficar rico? Conheça a Filosofia IQ de Investimentos (FIQI)

Centro Histórico

Em Salvador, melhores bairros são também sinônimo de ferramentas de imersão em cultura e história. Edifícios de quase meio milênio aparecem entremeados ao mar e à vegetação preservada. De lá, a distinção entre a Cidade Alta, mais moderna, e a Cidade Baixa, mais antiga – é bastante nítida e é possível ver o contraste entre as porções mais recentes da cidade com as áreas centenárias.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Elevador Lacerda são pontos imperdíveis da região. Diversos prédios históricos estão abertos para visitação e vale a pena visitar alguns para realmente mergulhar na bagagem histórica do local. A vida boêmia também é intensa e vale a pena conferir o ritmo de axé e do Olodum que corre pelas ruas históricas.

Organização financeira e planejamento adequado são medidas essenciais para conseguir fazer um investimento do porte da compra de um imóvel. Por isso, o iq ajuda você a fazer todo o controle de gastos, pagamentos de contas, empréstimos e investimentos de que precisar. Confira nossas soluções e torne realidade todos os seus objetivos e metas financeiros!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

4.5 / 5 (2 avaliações)