SAAE-VR: saiba mais sobre o serviço de água e esgoto de volta redonda

Por Redação

Para que você saiba tudo sobre o Serviço de Água e Esgoto de Volta Redonda, preparamos este post com suas principais informações, desde sua missão e visão até os principais serviços oferecidos aos clientes. Vamos conferir?

Quais os princípios organizacionais do SAAE-VR?

Antes de mais nada, é importante destacar que o serviço é uma autarquia, ou seja, um serviço autônomo, criado por lei, para exercer uma atividade relacionada à administração pública — como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo.

Com isso em mente, é hora de conferir os princípios organizacionais do SAAE-VR. No que diz respeito à sua missão, ele busca assegurar o abastecimento de água, assim como a coleta e o tratamento de esgoto sanitário, para a população de Volta Redonda.

Para isso, suas funções são exercidas de acordo com padrões de qualidade e buscando baixos custos, além de ter o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da cidade.

Já em sua visão, o SAAE-VR prevê tonar o saneamento básico eficaz para reduzir os custos de saúde e os índices de mortalidade na cidade, evoluir a missão de coleta para tratamento de esgoto sanitário, atuar como parceiro na recuperação da bacia do Rio Paraíba e obter um manancial estratégico de água para a região de Volta Redonda.

Quais os serviços oferecidos pelo SAAE-VR?

No site da autarquia, você pode contar com diversos tipos de serviços. Saiba o que você pode fazer:

  • Acessar a sua conta de água;
  • Fazer reclamações;
  • Conferir o cronograma de leitura do hidrômetro e quando o SAAE estará em sua casa;
  • Acessar a tabela de preços e tarifas, com o preço médio de todos os serviços realizados pelo SAAE;
  • Conhecer a situação das minas de água de Volta Redonda;
  • Consultar uma ordem de serviço;
  • Conhecer as exigências para que o serviço de água e esgoto seja ligado em um imóvel;
  • Saber mais sobre o projeto Rede Limpa, que busca evitar o entupimento das redes de esgoto do município;
  • Solicitar um carro pipa no caso de falta de água.

Como tirar a segunda via de sua conta?

Se você perdeu a sua conta de água e precisa tirar a segunda via, não precisa se preocupar: o processo é bem rápido, prático e simples. Para isso, basta acessar a sua conta no site do SAAE-VR e preencher o campo utilizando o seu código do consumidor. Depois que fizer o login, selecione a conta vencida e escolha a opção para emitir a segunda via.

Não sabe qual é o seu código do consumidor? Basta ter uma fatura antiga em mãos — o número geralmente está indicado junto aos dados do titular da conta.

Também é possível solicitar a segunda via da conta via ligação, pelo número 155 ou (24) 3344-2900.

Pagamento da segunda via da conta de água

O pagamento pode ser feito nos mesmos locais que a primeira via: agências bancárias ou correspondentes (como correios e lotéricas, por exemplo) — desde que a conta não esteja vencida. Também é possível pagar a fatura pela internet, utilizando seu bankline.

E se a segunda via da fatura vencer? Não será necessário emitir uma nova via, mas você terá que levar a conta em um banco conveniado ao SAAE. Conheça quais são eles:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Real;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • HSBC;
  • Mercantil do Brasil;
  • Santander

Sabia que é possível cadastrar a conta do SAAE no débito automático? No entanto, fique atento: isso não pode ser feito com a segunda via. Mas se escolher essa modalidade, você não vai precisar mais se deslocar para fazer o pagamento ou se preocupar com o prazo de vencimento da fatura.

Para fazer o cadastro no débito automático, leve sua conta de água e seus documentos até a agência de seu banco e converse com seu gerente.

Como entrar em contato com o SAAE-VR?

No próprio site da autarquia, é possível contatá-la por meio do Fale Conosco. Para isso, você deve preencher seus dados pessoais (como endereço e celular, por exemplo) e escrever a mensagem que deseja — vale enviar dúvidas, reclamações, sugestões e elogios.

Se você não quer entrar em contato pelo Fale Conosco, é possível contatar o SAAE pelo número 155 ou (24) 3344-2900 para informar sobre falta de água, regularizar débitos, pedir a ligação do serviço, solicitar a segunda via da conta (como já abordamos), entre outros serviços.

Gostou do conteúdo? Acesse o site do iq e confira outros artigos sobre o assunto.