Renda extra online: como ganhar dinheiro na internet

Por Redação IQ 360

Renda extra online

Com o surgimento da internet, ficou mais fácil conseguir uma renda extra online, oferecendo sua mão de obra para os mais variados tipos de serviços na internet.

E que bom que é assim, afinal, a instabilidade do mercado de trabalho e as oscilações na economia exigem uma reação individual do profissional.

Nunca foi tão importante garantir um dinheiro a mais para complementar os rendimentos e construir uma reserva para imprevistos e emergências.

Se você não consegue poupar para o futuro, é sinal de que ainda está com dificuldades de pagar as suas despesas fixas. Ou seja, mais um motivo para apostar em atividades para garantir uma renda extra online. Acompanhe o artigo e veja as melhores ideias!

Renda extra online: como funciona?

Não é de hoje que o trabalho autônomo é uma realidade no Brasil e no mundo.

Foi, na verdade, o primeiro tipo de trabalho assalariado a existir — o conceito de vínculo empregatício é mais recente, ganhando força na segunda metade do século XIX.

A novidade do momento é que, com o advento da internet, esse tipo de atividade ganhou espaço e, em consequência, as vagas se tornaram mais abundantes.

Hoje, é possível encontrar diversas opções para garantir uma renda extra online.

São trabalhos que, em geral, envolvem o uso da tecnologia e que tem como maior vantagem a flexibilidade de horário e local para serem desempenhados. Parece bom para você? Então, vamos descobrir onde estão as melhores oportunidades.

10 ideias de renda extra online

Já deu para entender que as características do trabalho foram ampliadas, trazendo novas possibilidades para quem quer ou precisa gerar uma renda extra online, contando com ajuda da tecnologia. As alternativas são muitas, desde aquelas que usam da internet como meio de vender algum serviço ou produto que é consumido fora dela, até outras que são online do início ao fim. Confira a lista que preparamos para você?

1. E-commerce

As lojas virtuais talvez sejam a opção mais tradicional, conhecidas e utilizadas na internet há alguns anos. Quem quer abrir seu próprio e-commerce pode fazê-lo com ajuda de plataformas especializadas ou, ainda, investir na criação de seu próprio domínio. Os produtos para venda podem ser objetos que você não usa mais ou alguma mercadoria artesanal de fabricação própria. Isso sem falar na possibilidade de comprar itens para revender.

2. Venda de cursos

A próxima ideia para quem quer apostar no comércio para fazer um dinheiro extra, vem das plataformas de educação à distância. Esse tipo de ensino tem ganhado cada vez mais destaque, já que se adapta bem à rotina de quem precisa trabalhar e estudar.

Para participar, basta se cadastrar em uma  plataforma de revenda e começar a divulgar os cursos, ganhando uma comissão por cada matrícula. Dessa forma, você se torna um afiliado da qualificação oferecida.

3. Ensino EAD

Essa alternativa é para você que não tem o dom para vendas, mas, consegue ensinar bem aos outros. Pense em alguma habilidade ou técnica que você domine e que possa ser útil para terceiros. A partir disso, vá desenvolvendo seu plano de ensino.

Quem quiser ser professor na modalidade à distância pode prospectar os alunos por conta própria ou, ainda, inscrever-se em uma das diversas plataformas dedicadas para esse fim presentes hoje na web.

4. Aluguel de temporada

Falar em aluguel como uma forma de garantir uma renda extra não é exatamente uma novidade. Há anos, proprietários vêm locando suas casas, apartamentos e prédios como forma de garantir uma fonte de renda. A novidade trazida pela internet é que agora existem sites e aplicativos para quem quer alugar um quarto ou até mesmo o sofá de sua casa para hóspedes de curta temporada.

5. Transporte por aplicativo

Nos últimos anos, os serviços de transporte particular sofreram uma revolução com a chegada de aplicativos específicos para esse fim. Hoje, é possível chamar um carro para o seu destino com apenas alguns toques na tela do celular. Seja para entrega de encomendas ou para o transporte de passageiros, essa é mais uma opção para quem está disposto a dirigir para garantir uma renda extra online.

6. Voluntário em pesquisas

Quem nunca ouvir falar de pesquisas de mercado? Ainda que você conheça o conceito, pode ser que não saiba que é possível gerar renda ao se voluntariar para avaliar um produto ou serviço. Conhecida também como pesquisa remunerada, a modalidade se popularizou e expandiu muito com a internet.

7. Assistente virtual

O trabalho de assistente virtual é mais um que emergiu da web, principalmente depois do sucesso do livro Trabalhe 4 Horas Por Semana, de Timothy Ferriss. Quem opta em prestar esse tipo de serviço, geralmente, trabalha auxiliando empreendedores em atividades administrativas, de suporte ao cliente, entre outras. Para melhor adaptação, é importante ter certo conhecimento sobre assuntos relacionados à gestão e a tecnologia.

8. Gerenciamento de redes sociais

Hoje, é difícil encontrar alguém que não mantenha perfil em pelo menos uma rede social;  com as empresas, não é diferente. Esse tipo de plataforma se tornou um referencial para o consumidor e, por isso, é importante manter as páginas comerciais ativas, respondendo sempre às mensagens e menções. Seja na produção de conteúdo ou no monitoramento dos contatos de clientes, o gerenciamento de redes sociais pode ser um bom caminho para gerar renda extra online.

9. Revisão e edição

De modo geral, a internet facilitou a oferta e a procura de diversos trabalhos, inclusive aqueles que não são necessariamente realizados online. Esse é o caso das revisões, traduções e edições de textos acadêmicos, relatórios profissionais e artigos de blog, entre outros. Se você manda bem em gramática e entende concordância melhor que ninguém, pode oferecer seus serviços para estudantes e profissionais em plataformas específicas.

10. Venda de produtos digitais

Um bom jeito de agregar seu emprego principal com formas de gerar renda extra online, é por meio da venda de materiais de apoio criados por você. Dependendo da sua área, é possível vender modelos de planilha, apresentações de resultados, templates gráficos, entre outros. Se escrever for o seu forte, também pode trabalhar em um guia com informações relevantes sobre algum tema ou metodologia da área.

Então, o que achou das ideias de renda extra online? Qual a sua preferida? O iq te ajuda a ter controle sobre dinheiro e tomar as melhores decisões financeiras. Visite o site, baixe o app e comece hoje mesmo a construir um futuro melhor.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)