Descubra tudo sobre como recarregar bilhete único

Por Redação IQ 360

recarregar bilhete único

Você sabia que é possível recarregar seu bilhete único facilmente usando apenas o celular? Utilizado em deslocamentos em transportes públicos, o bilhete único pode ser essencial no dia a dia, e recarregá-lo de forma simples irá lhe ajudar mais ainda.

A grande compra de passagens de ônibus, metrô e outros transportes, todos os dias, foi o fator que impulsionou a inovação nesse ramo através do bilhete único (BU).

Essa é uma forma de facilitar a vida de muitas pessoas pessoas, garantindo descontos ou isenção na hora de utilizar meios de transportes públicos. A Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo informou que cerca de 1,5 milhões de pessoas usam bilhete único.

Se você faz parte desse grupo de pessoas que utiliza o BU, esse artigo pode ser muito útil para você! Continue a leitura e saiba mais sobre este sistema, entenda detalhes sobre os tipos de BU e descubra, ainda, como recarregar bilhete único pelo celular.

Confira!

O que é bilhete único?

O Bilhete Único é um tipo de cartão de transporte público utilizado como forma de pagamento. Iniciado em 2004, ele faz parte de um sistema de bilhetagem eletrônica que permite a junção de passagens dos meios de transportes, como ônibus, metrô e trens.

Resumidamente, o Bilhete Único é um cartão eletrônico que permite unificar a cobrança das taxas dos meios de transporte públicos. A utilização desse bilhete reduz os custos de impressão, além de contribuir com a diminuição de assaltos nesses espaços. Assim, ele ajuda a reduzir o tempo de deslocamento de passageiros.

Para usá-lo é preciso efetuar uma recarga e, por isso, é possível circular através dos      transportes públicos. Para isso, basta encostá-lo no leitor eletrônico do veículo e, dessa forma, o valor da passagem é descontado dos créditos do Bilhete Único.

Quais são os tipos de bilhete único?

Cada estado possui seu programa de bilhetagem, junto aos valores dos bilhetes e condições de uso. Alguns municípios também aderiram seu próprio tipo de Bilhete Único.

Isso significa que não dá para afirmar que em todas as regiões é possível encontrar os mesmos tipos de bilhete único. Porém, no geral, os sistemas de bilhetagem costumam ter quatro tipos: bilhete único comum, bilhete único estudante, bilhete único vale-transporte e bilhete único especial.

Entenda melhor sobre eles abaixo.

Bilhete único comum

Esse tipo de bilhete é o que pode ser adquirido por qualquer pessoa, ou seja, é destinado a quem não está no grupo de estudantes, idosos ou que não se encaixe no segmento empresarial.

Bilhete único estudante

Esse tipo de bilhete é para o grupo de estudantes, então necessita ser devidamente comprovado através de declarações, por exemplo.

Essa comprovação pode variar, havendo exigência, por vezes, apenas da carteirinha de estudante.

Para esse segmento, há outros benefícios que podem ser incluídos no uso do Bilhete Único, como meia-entrada em eventos culturais e isenção do valor das passagens.

Bilhete único vale transporte

Esse segmento é destinado ao setor empresarial, ou seja, é o bilhete fornecido por empresas aos seus funcionários. O intuito é possibilitar que o trabalhador utilize transportes públicos para trabalhar.

Bilhete único especial

Esse tipo de bilhete, em geral, é feito para quatro grupos de pessoas: idosos, pessoas com deficiência, gestantes e obesos. É necessário comprovante (como laudos e identidades) para garantir o seu uso     .

Há a possibilidade das passagens serem gratuitas para idosos acima de 60 ou 65 anos, assim como pode ocorrer a gratuidade, para quem está no grupo de pessoas com deficiência.

Como recarregar bilhete único no celular?

Há várias formas de recarregar bilhete único. No entanto, esse serviço depende de cada sistema de bilhetagem dos vales-transportes do estado ou da região.

Atualmente, há sistemas que oferecem um site para realizar as recargas, como no caso do sistema de bilhetagem de São Paulo, com o site SPTrans, ou do Rio de Janeiro, com o RioCard.

No entanto, com os recursos tecnológicos, o uso, controle e a recarga do cartão se tornaram ainda mais fáceis. Através de aplicativos no próprio celular, por exemplo, é possível recarregar bilhete único.

Mas, lembre-se: é preciso validar a recarga em um terminal ou estabelecimento habilitado. P     ara isso, basta      encostar seu cartão no dispositivo eletrônico.

Conheça três opções de aplicativo para recarregar bilhete único no celular e veja o passo a passo para efetuá-la!

RecargaPay

  1. Baixe o aplicativo na Play Store (Android) ou pela Apple Store (IOS);
  2. encontre a opção de “Recarga de transporte”;
  3. preencha os campos com o número do cartão e tipo de recarga (comum, diária ou mensal), além do valor;
  4. após isso, escolha a forma de pagamento e aguarde a confirmação.

Mercado Pago

  1. Baixe o aplicativo na Play Store (Android) ou na Apple Store (IOS);
  2. encontre a opção “Bilhete único”;
  3. preencha com o número do cartão e o nome do titular;
  4. escolha o valor e o meio de pagamento.

Ponto Certo

  1. Baixe o aplicativo na Play Store (Android) ou na Apple Store (IOS);
  2. clique em “adicionar bilhete” e preencha com os dados do seu cartão;
  3. após isso, selecione “Comprar Recarga” e escolha o tipo de recarga (comum, mensal ou diário);
  4. selecione o meio de pagamento (cartão de crédito, boleto bancário ou transferência bancária);
  5. escolha o valor da recarga e finalize.

Descobriu como recarregar bilhete único é fácil? Aqui no iq há vários outros conteúdos e serviços que podem lhe ajudar. Conheça mais clicando aqui!