4 dicas para ter mais qualidade de vida no trabalho

Por Redação IQ 360

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A rotina do trabalho pode ser uma grande vilã na nossa produtividade e prejudicar a qualidade de vida. Por melhor que seja o nosso emprego ou a empresa que escolhemos, em algum momento a monotonia vai estar presente.
No entanto, o ambiente de trabalho pode ser um lugar muito prazeroso, desde que você consiga equilibrar as pressões, estabelecer metas diárias e, ao mesmo tempo, não se contaminar com a tensão entre os colegas. Na prática, sabemos que isso não é nada fácil, por isso buscamos algumas dicas com os especialistas. Confira:

Metas e objetivos

Preparar listas de tarefas diárias e semanais é uma das dicas mais poderosas para evitar a ansiedade no trabalho. Se você conseguir enumerar as atividades e organizar o seu dia cumprindo uma tarefa de cada vez, riscando as que já foram realizadas, a sua sensação de dever cumprido vai aumentando e, no final da semana, conseguirá ver que a sua produção foi bastante satisfatória. Quem não gosta de chegar ao final de uma sexta-feira com o dever cumprido, não é mesmo?

Dimensionar melhor as tarefas

Nem sempre conseguimos dizer não ao chefe, mas às vezes essa atitude pode ser fundamental para a sua produtividade e os resultados da empresa, sem falar na sua qualidade de vida. Pessoas muito produtivas acabam acumulando funções e tarefas, não raras vezes de forma exagerada. Se você perceber que não vai conseguir entregar algum relatório ou projeto no prazo estipulado e na mesma qualidade, converse com o seu chefe e exponha o problema. Buscar uma solução juntos é a melhor forma de resolver.

Seja positivo

Tentar sorrir mais ao longo do dia e encarar as tarefas com mais leveza ajuda a ter menos estresse. Não levar a sério pequenos aborrecimentos também é uma dica valiosa para manter o bom humor. Se concentre no que realmente importa.  Até porque de nada adianta passar a maior parte da sua jornada reclamando do trabalho, do chefe ou de algum colega. Se a situação está insuportável, é melhor buscar outra função dentro da empresa ou mesmo fora dela. Avalie se realmente é o caso ou se você não está fazendo uma tempestade num copo d’água e até contaminando os colegas em volta.

Cursos e atividades

Para manter uma boa relação com a rotina do trabalho, às vezes basta ter um hobby interessante nos horários em que você não está na empresa e que possa aliviar as tensões e recarregar as energias. Algumas pessoas investem horas do dia ou da semana na jardinagem caseira, outras fazem aulas de dança ou teatro, ou ainda cursos de idiomas ou de história da arte. Mesmo que essas atividades não tenham nada a ver com o seu trabalho diretamente, elas podem ajudar a ter um equilíbrio. Praticar esportes como natação, hidroginástica ou ioga também é um recurso poderoso para manter o corpo e a mente saudáveis.