Qual a melhor operadora de celular? Saiba escolher

Por Redação IQ 360

melhor-operadora-de-celular

Escolher qual a melhor operadora de celular pode ser tarefa mais complicada do que parece. Há vantagens de um lado, desvantagens do outro, muitas reclamações, problemas com cobertura, cobranças desnecessárias, e por aí vai.

Ainda, há uma diversidade no mercado que pode confundir o cliente. Mas, a concorrência é, de modo geral, boa para o consumidor. O cliente não fica refém da boa vontade de uma operadora específica e pode migrar para outra que seja mais atrativa.

Além do mais, o final do ano pode ser um bom momento para aderir a um plano ou escolher uma companhia telefônica para fidelizar-se. Elas aproveitam a época de efervescência no consumo para disponibilizar recursos melhores, preços mais baratos. Tudo o que possa chamar a atenção do consumidor.

Mas, alguns fatores são determinantes na hora de saber qual a melhor operadora de celular. O principal deles é entender o seu perfil de consumidor. O que pretende ter na hora de aderir a um plano.

Se você pretende usar muitos minutos de ligação pode ser que o plano ideal para você seja diferente de quem gostaria mesmo é de um plano de internet mais robusto.

Além disso, considerar qual companhia funciona melhor na sua região, qual delas é mais utilizada por pessoas próximas a você e se elas oferecem vantagens na hora de trocar seu smartphone etc. Esses e outros pontos são essenciais na hora de decidir qual melhor operadora de celular.

Cobertura

Se existe uma coisa que pode ser frustrante é precisar urgentemente fazer uma ligação e não ter sinal da sua companhia telefônica onde você está.

Por isso, é essencial que o critério na hora de escolher a operadora passe pelo fato de a operadora ter ou não uma boa cobertura em sua região.

E isso não se restringe apenas para ligações. Atualmente é muito importante verificar se a velocidade de conexão da internet é boa. Com a praticidade de nossos celulares, é imprescindível que haja uma boa conexão 4G na região em que utilizaremos o smartphone.

Afinal de contas, de que adianta gastar uma grana em um celular cheio de funções que nos ajudam no dia a dia, se a internet não nos possibilita utilizar essas funções de maneira plena?

Caso esteja em dúvida sobre a cobertura das operadoras de celular na sua região, há, no site da Anatel, [LN1] uma ferramenta que faz uma estimativa do desempenho de cobertura das companhias telefônicas.

Preços

Naturalmente, a primeira coisa que salta aos olhos quando estamos à procura de algum tipo de serviço ou produto é o preço. Mas cuidado, pois um preço atrativo pode ocultar futuras dores de cabeça.

É aquele velho ditado, o barato, às vezes sai caro. E o preço do serviço deve ser considerado juntamente com os outros fatores descritos aqui. Principalmente no caso de haver benefícios e combos de utilização de dados de internet, por exemplo.

A satisfação dos clientes em relação às operadoras de celular vem aumentando nos últimos tempos, de acordo com pesquisa realizada pela Anatel em 2018. Então, vale a pena comparar e saber se o baixo preço não é só uma fachada para um produto pouco vantajoso. [LN2]

Para tratarmos de informações mais recentes, há também dados da pesquisa da ANATEL mostra quais foram as melhores operadoras de celular do Brasil no ano de 2019.

O objetivo da pesquisa era entender com qual operadora os consumidores se sentiram mais satisfeitos, portanto, ela não tem um viés puramente técnico. Por exemplo, não era objeto de interesse da pesquisa descobrir qual operadora proporcionava a internet mais rápida do Brasil.

O ranking das melhores operadoras para a utilização de planos pré-pagos do Brasil é o seguinte:

  •         Algar – 7,48;
  •         Claro – 7,40;
  •         Nextel – 8,01;
  •         Oi – 6,98;
  •         Sercomtel – 7,78;
  •         Tim – 7,11;
  •         Vivo – 7,17.

Já para os planos pós-pagos, o ranking se deu da seguinte maneira:

  •         Algar – 7,50;
  •         Claro – 7,43;
  •         Nextel – 7,71;
  •         Oi – 6,71;
  •         Porto Seguro – 8,59;
  •         TIM – 7,36;
  •         Vivo – 7,40.

Vale ressaltar que essas são médias nacionais e a nota concedida a cada operadora pode variar de região para região.

Vantagens

Um dos fatores-chave na hora de saber qual a melhor operadora de celular é descobrir quais são as vantagens do plano que escolher.

Hoje em dia, a maioria das operadoras oferecem determinados apps com uso ilimitado. O que isso significa? Que dependendo do seu plano, pode ser que você não gaste dados de internet na hora de utilizar o Facebook ou o Whatsapp.

Isso mesmo, e além disso, em alguns pacotes, até aplicativos de streaming e vídeo podem estar inclusos nesse uso ilimitado como por exemplo Spotify, Youtube, Deezer e Netflix. Caso você pretenda utilizar muito esses recursos, um plano que tenha esse tipo de vantagem pode ser o melhor para você.

Algumas operadoras, inclusive, fazem parcerias com alguns desses apps, como é o caso do Deezer, e você não precisa pagar para ter a versão premium do aplicativo.

Nesse sentido, essas vantagens podem aparecer de formas distintas. Por exemplo, pode ser que seu plano de internet seja de 10 GB por mês, ao passo que você pode usar de maneira ilimitada o Facebook e Whatsapp. Em outros, você contrata esses 10 GB e a operadora oferece mais 10 GB para utilizar nesses aplicativos e, assim, você economiza os dados que contratou.

Atendimento ao cliente e reputação

Finalmente, na hora de saber qual a melhor operadora de celular, vale a pena consultar sua reputação, e sua preocupação na hora de lidar com seus clientes.

É muito complicado precisar resolver algo com a operadora, como cancelar um serviço, contratar outro, resolver cobranças desnecessárias, e a operadora não ser prestativa ou te dar um chá toda vez que houver necessidades como essas.

Como já dispomos aqui, há, no site da Anatel, pesquisas anuais de satisfação dos consumidores de telefonia e lá é possível saber qual o desempenho das operadoras na região de interesse.

Fique atento ao Reclame Aqui e ouça utilizadores de cada uma dessas companhias para saber qual delas é osso duro de roer na hora de lidar com os clientes.

E agora, qual a melhor operadora de celular? Qual escolher?

Principalmente? Descubra qual o seu perfil de consumidor e procure qual das operadoras de celular pode ser a melhor opção para suas necessidades.

Para além disso, a IQ está aqui para te ajudar a organizar sua vida  financeira e não atrasar com o pagamento de sua conta de celular e, assim, ter um consumo mais saudável de seu plano.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)