Pretensão salarial: como definir a sua

Por Redação IQ 360

Não importa quão boa seja a entrevista de emprego, sempre existirá uma questão que pode colocar você em situação difícil: qual a sua pretensão salarial? Essa pergunta, feita de forma tão direta pela maioria dos recrutadores, apresenta resposta mais complexa do que muitos pensam.

Para encontrar a pretensão salarial, não se pode basear apenas em seu desejo de enriquecimento ou atender ao valor mínimo sugerido pelo mercado. É necessário considerar fatores de necessidade individual e saber argumentar isso durante uma entrevista de emprego, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e saiba o passo a passo de como definir a sua pretensão salarial, o que colocar no currículo e possíveis respostas durante uma entrevista de emprego. Confira!

Pretensão Salarial: você tem a sua?

Falar sobre o salário ainda é um tabu. As pessoas geralmente se sentem desconfortáveis ao conversar sobre o assunto. Mas não apenas quem procura emprego tem dificuldade de lidar com a questão: o empregador também.

Muitas empresas não colocam a informação sobre o salário na descrição da vaga, o que dificulta ainda mais para o candidato responder a essa pergunta. Mesmo tentando evitar falar sobre a pretensão salarial, em algum momento vai ser difícil escapar disso.

Mais cedo ou mais tarde, o empregador e o empregado deverão fechar o número em torno do salário. Por isso que é importante que você esteja sempre preparado para essa questão.

Saber quanto você pretende ganhar pode ser interessante para ajudar a você se posicionar nos casos em que a empresa divulga de antemão o salário para aquela vaga. É também uma maneira de você saber se o salário está dentro das suas expectativas e necessidades.

Como definir a pretensão salarial?

Muita gente acha que a pretensão salarial é encontrada a partir de um cálculo complexo, quase indecifrável. Ou então deve-se basear apenas no desejo de enriquecimento que a pessoa tem. Na verdade, alguns fatores de ordem pessoal e de conjuntura devem ser considerados. Vamos conhecer algumas a seguir.

Faça uma pesquisa sobre a média salarial

Quanto o mercado está remunerando profissionais da sua área e nível de experiência? Essa é uma questão que deve ser respondida para encontrar o valor da pretensão salarial. Então pesquise, por exemplo, o piso salarial do cargo que você pretende ocupar.

Também converse com colegas sobre como tem sido o salário deles em diferentes tamanhos de empresas (pequenas, médias ou grandes). Essa é uma maneira de você, inclusive, negociar com o seu contratador durante uma entrevista de emprego. Afinal, você está se baseando no que o mercado oferece de salário para experiências profissionais como a sua.

Considere o custo de vida

De nada adianta você receber um salário que não arque com custo de vida da região onde você mora. Portanto, considere seus gastos fixos, aqueles relacionados à moradia, transporte e alimentação, e observe qual o valor que permite o pagamento dessas necessidades.

Leve em conta a sua experiência

É importante destacar que a pretensão salarial deve estar de acordo com o momento da sua carreira. Isso quer dizer, por exemplo, se você é iniciante, as empresas vão querer oferecer um salário básico da categoria.

Agora se você possui vasta experiência no mercado e uma boa formação, você pode sim exigir uma pretensão salarial maior. Isso se justifica pelo fato de que você tem resultados satisfatórios obtidos durante a sua carreira e, por isso, a empresa que vai contratar você deve pagar proporcionalmente à sua qualidade profissional.

O que colocar no currículo como pretensão salarial?

O currículo é o seu cartão de visitas. É por meio dele que a empresa vai descobrir sobre a sua experiência profissional e sobre quanto você vai querer receber de salário. Quando a pessoa não coloca no currículo a pretensão salarial, provavelmente não consegue ir além para preencher o formulário online.

Isso porque, principalmente em sites de procura de emprego, a pretensão salarial é um quesito básico. Caso você não preencha essa informação, provavelmente você não conseguirá avançar para a próxima página de aplicação de emprego ou concluir o cadastro.

Portanto, não se acanhe, coloque o valor que você considera pertinente para sua necessidade e que também esteja de acordo com o que é cobrado no mercado de trabalho.

Possíveis respostas à pretensão salarial

Vamos supor que você chegou fase de entrevistas do processo seletivo. Esse é o momento que o empregador vai querer saber mais detalhes sobre você, inclusive aproveitar a oportunidade de negociar a sua pretensão salarial. Sendo assim, é importante se preparar para esse momento. Considere algumas dicas a seguir.

Seja firme ao falar

Quando os entrevistadores fizerem uma pergunta a respeito do salário, não faça rodeios ou seja evasivo. Isso pode demonstrar que você não tem qualificação profissional suficiente e, por isso, que qualquer salário para você é suficiente. Em vez disso, responda de forma firme e direta.

Coloque uma entonação na voz que seja natural, e evite falar como se tivesse com vergonha. Mas também evite uma postura prepotente. É importante passar firmeza e não ser esnobe.

Não diga valores exatos

Não há necessidade de você levar para entrevista de emprego o valor exato com direitos a centavos para a pretensão salarial. Talvez seja mais interessante você falar em faixa salarial.

Por exemplo, você pode dizer que tem pretensão de ganhar entre 5 e 6 salários mínimos. Essa estratégia é interessante para dar margem à negociação e você conseguir um valor de salário desejável na sua expectativa.

Não aceite menos

Muitas vezes, você pode estar desempregado, e aceitar qualquer salário pode ser a solução para aquele momento. No entanto, isso deve ser analisado com maior cautela.

De nada adianta você aceitar um salário abaixo das suas necessidades financeiras, pois logo você terá que se endividar no cartão de crédito para pagar as contas e, com passar do tempo, vai ter que se preparar para buscar um emprego com salário maior.

Portanto, não aceite menos daquilo que você considera importante. Tente argumentar com o seu empregador sobre o valor que você tem em mãos. Em caso de recusa, às vezes é interessante você aguardar um pouco mais por outra oportunidade.

Essas foram algumas dicas para você definir a sua pretensão salarial. É importante destacar que o valor do salário também indicará quanto você vai receber de aposentadoria. Saiba quanto você precisa investir por mês para ter uma boa aposentaria, e veja que você deve considerar isso em sua pretensão salarial.

Falando ainda em futuro, você já pensou em como fazer seu dinheiro render mais? Leia agora este texto e conheça uma nova forma de investimento.