Portabilidade TIM: como trocar de operadora

Por admin

portabilidade-tim

O aparelho móvel é um bem presente na vida de muitas pessoas. Você, que está lendo, provavelmente possui um, mas sabe dizer como fazer para trocar sua operadora? Estamos aqui para te explicar sobre as possibilidades de fazer uma portabilidade Tim. Isso significa mudar de sua operadora atual e se vincular à Tim, mantendo o número inicial.

Você já deve ter ouvido falar em portabilidade, mas sabe quais são as regras e direitos do consumidor nesse processo? Neste texto, explicaremos o processo necessário para fazer tal transição, pode ser muito mais fácil do que imagina.

Se você percebe que a Tim é mais vantajosa para o uso de celular e rede de contatos, este pode ser o empurrão que faltava para melhorar seu acesso à tecnologia. Vamos lá?

Portabilidade TIM: o que é?

Portabilidade se refere ao processo de trocar sua operadora de celular, sem perder o número de telefone que utilizava usualmente. Essa é uma possibilidade recente, permitida pelas empresas de telefonia apenas nos últimos anos, então talvez você não saiba como ela funciona exatamente.

É uma forma vantajosa de mudar de operadora, pois você não precisa avisar aos seus contatos que trocou o número. Basta esperar até que o processo termine, o que não deve demorar mais do que dois dias, e continuar usando o número normalmente, só que com as novas regras escolhidas.

Como fazer a portabilidade TIM: passo a passo

Antes de explicar o passo a passo, você precisa saber que existem duas formas principais de portabilidade Tim. Elas se diferenciam de acordo com o tipo de conta que o cliente possui em sua antiga operadora. Ou seja, dependendo do usuário ter uma conta pós-paga ou pré-paga, isso ditará qual procedimento deverá ser tomado para fazer a portabilidade.

Portabilidade no pós-pago

Nesse caso, será necessário que o cliente compareça a uma das lojas autorizadas Tim, portando alguns documentos para oficializar a transação, assim como em qualquer contrato legal. São eles:

  • Carteira de identidade;
  • Cartão ou número de CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de pagamento da última fatura.

A partir disso, você será rapidamente atendido em uma das lojas e poderá escolher duas opções, enquanto o número não é transferido: você pode tanto continuar usando o chip da antiga operadora, quanto “pegar emprestado” um número novo para se comunicar enquanto o processo não é finalizado.

Sobre o tempo de prazo, são pedidas até 72 horas, cerca de três dias no máximo. É um limite de segurança, já que a maior parte das operações são concluídas antes desse tempo estipulado. Vale lembrar também que a empresa não cobra nenhuma taxa para fazer a portabilidade Tim.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

Portabilidade no pré-pago

Se a sua linha telefônica já funcionava com o pré-pago, aquele em que é necessário colocar créditos para utilizá-lo, fica mais fácil ainda de realizar o procedimento. É possível terminá-lo sem precisar sair de casa. Nesse caso, você pode fazer toda a operação utilizando apenas o comando de SMS, as mensagens de texto, presente em qualquer aparelho.

Antes disso, o primeiro passo será comprar um chip da Tim em qualquer revendedor. Sendo assim, o único custo que terá com essa operação será o da aquisição de um novo chip. Eles estão disponibilizados amplamente, vendidos por trabalhadores informais, bancas e lojas especializadas. Seu valor pode variar um pouco, mas não é caro, cerca de 20 reais atualmente.

Faça portabilidade TIM através de um sms

Após ter o chip em mãos, basta colocá-lo em seu celular e mandar uma mensagem com o texto “MANTER” para o número 4441. Rapidamente, você receberá uma mensagem de texto pedindo que informe o número que deseja portar.

Para assegurar o procedimento, lembre-se de responder com o número completo, sem aspas ou parênteses, mas com o DDD no início. Não é preciso digitar o zero e nem colocar espaços entre os números.

No próximo passo, será necessário utilizar novamente o seu chip antigo em um aparelho que esteja funcionando, você receberá uma mensagem lá com o código de confirmação para averiguar que você é realmente o usuário daquele número.

Se tiver um celular com dual-chip, fica bem mais simples de fazer a operação. Caso não tenha nenhum outro aparelho, não tem problemas, basta trocar novamente o chip para o seu antigo e receber o código de segurança enviado. Anote o código, volte com o chip novo e envie-o para o mesmo número.

Prontinho! Agora você já terá solicitado o processo, que pode demorar até 72 horas para ser finalizado, mas costuma se efetivar muito antes. Fica à sua escolha continuar a usar o chip antigo até que a troca seja efetuada, ou então começar utilizando o da TIM, com outro número, enquanto a manutenção do número antigo não for finalizada.

Principais planos da TIM

As regras explicadas acima são apenas para você dar o primeiro passo na sua nova operadora. Depois de ter o número aceito, é possível trocar de planos sem o menor problema.

Como você estará em outra situação de acesso, vale conferir os preços e serviços ofertados com cada plano.

Plano pré-pago

Na situação do pré-pago, também conhecido como “celular de crédito”, não tem muito mistério. Você não pagará um valor mensal pelo uso da linha, colocando créditos apenas quando achar necessário.

Com os créditos da operadora, é possível utilizar serviços como: ligações, troca de SMS e Internet móvel 4G.

Mesmo dentro do pré-pago, existem possibilidades distintas de acesso. Você pode escolher o plano pré-pago Tim fixo, por exemplo, que te dá acesso a uma linha de telefone fixo, mas sem ter que pagar mensalmente um valor. Algumas novidades para os clientes Tim são os bônus ganhados em ligações e Internet a cada recarga, além da possibilidade de recarregar o celular por meios como o aplicativo Whatsapp.

Plano pós-pago

Caso opte por um plano pós-pago, existem ainda mais opções de acesso a diferentes benefícios. Assim como no pré-pago, é possível escolher uma linha de telefone fixa, mas para pagamento mensal. Entre os planos mais utilizados, podemos destacar o Tim Controle. Sua mensalidade é de cerca de 60 reais, um valor que pode ser diminuído ao contratar esse serviço por mais tempo.

O Tim Controle oferece cerca de 11 GB de Internet mensalmente, mas isso não é tudo. Ao escolher essa opção, você também terá acesso a três meses gratuitos de uso de aplicativos como o Facebook e Instagram, sem descontar da Internet.

Além disso, outros aplicativos essenciais como o Whatsapp e o Waze são inteiramente gratuitos enquanto mantiver a assinatura.

Vantagens da portabilidade TIM

Além da retenção do número, que já explicamos anteriormente, existem algumas outras vantagens de escolher a Tim como nova operadora. Não é por acaso que ela é uma das maiores operadoras de telefonia do país, tendo a adesão de cada vez mais pessoas. Entre as vantagens, destacamos a seguinte:

  • Ampla cobertura em todo o território nacional;
  • Planos econômicos e flexíveis às necessidades do cliente;
  • Acesso gratuito a aplicativos no pós-pago;
  • Portabilidade acessível por SMS no caso do pré-pago

Agora você já conhece tudo o que precisava sobre portabilidade Tim,  caso resolva fazer o procedimento e experimentar novas possibilidades de contrato telefônico, dois fatores são importantes de serem reconhecidos: o tipo de plano que você já possui e para qual deseja migrar, pré ou pós-pago.

O que achou de saber mais sobre portabilidade Tim? Continue aprendendo com este outro artigo, desta vez sobre o décimo terceiro salário!