Por que as empresas pagam seguro de vida para seus funcionários?

Por Redação

Por que as empresas pagam seguro de vida para seus funcionários?

A contratação constante de funcionários é uma realidade para várias empresas. Ao criar um vínculo com um novo funcionário entra em jogo uma série de obrigações que incluem garantia de segurança e salubridade, impostos, e muitos outros fatores já previstos na CLT.
Mas o que muitos empresários não sabem é que além das obrigações existe uma forma simples de garantir segurança ao funcionário e a sua família: o seguro de vida.
Neste artigo vamos te contar quais os benefícios e porque contratar um seguro de vida empresarial.

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A contratação do seguro é obrigatória?

A consolidação das leis do trabalho (CLT) dirige a relação contratante–contratado através de leis e diretrizes. No entanto, não existe nenhum tópico do documento específico que exija a contratação de um seguro de vida para os seus funcionários.
Porém, existem algumas convenções coletivas que demandam a contratação do seguro de vida para os funcionários em determinadas áreas de atuação. É válido para construção civil, bares e restaurentes, comércio, indústria, entre outros. As exigências variam de acordo com a convenção. Para saber se o seu negócio ou profissão tem seguro de vida como obrigatório, consulte o sindicato.
Veja exemplos de profissões que tem o seguro de vida como obrigatório:

  • Engenharia civil:o ambiente da construção civil expõe o trabalhador a inúmeros riscos, como de quedas e acidentes com materiais de trabalho.
  • Trabalhadores envolvidos na limpeza e coleta de lixo de cidades:por estarem constantemente expostos a diversos resíduos, inclusive tóxicos, estes trabalhadores possuem mais chance de desenvolver doenças, que a longo prazo podem resultar em invalidez e até mesmo a morte.
  • Motoristas:toda a categória de condutores de veículos, sobretudo àqueles que estão constantemente na estrada, estão mais vulneráveis a sofrerem acidentes de trânsito.

Quais os benefícios do seguro de vida?

O seguro de vida empresarial é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mesmo quando não é obrigatório. O custo-benefício é bom para todas as partes envolvidas garantindo tranquilidade em momentos difíceis. Porém, apesar de muito utilizado, há muitas dúvidas acerca do assunto. O seguro de vida não é utilizado apenas em casos de morte, por exemplo.
Confira quais os principais benefícios ao contratar o seguro de vida:
Assistência médica de emergência: o segurado tem direito a atendimento médico em clínicas e hospitais conveniados, quando estiver em viagens.
Despesas médico-odontológicas: o seguro arcará com despesas médicas e odontologicas caso ocorra alguma acidente.
Invalidez: quando houver invalidez por acidente de trabalho ou doença, e o segurado não tiver em condições de exercer a sua função. O mesmo tem direito ao pagamento de indenizações, podendo receber uma renda pelo período em que ficar afastado.
Assistência Funenária: se o segurado falecer, o seguro de vida cobrirá com todas as despesas e burocracia em relação ao funeral.
Adiantamento do prêmio em vida: em casos de doenças crônicas ou terminais, o segurado poderá antecipar a valor da indenização em vida.

Qual a diferença de seguro de vida individual e empresarial?

O que diferencia um seguro de vida individual e um empresarial (ou em grupo) é o nível de personalização, ou seja, o quão ajustado a suas necessidades específicas ele é.
O seguro de vida empresarial atende as necessidades básicas comuns de um grupo de pessoas ligadas por um vínculo, nesse caso a empresa.
Já o seguro de vida individual é um produto ajustado às necessidades específicas de cada cliente, como é contratado diretamente pelo segurado é feita uma análise completa, no qual oferece proteções específicas conforme a profissão, a idade e o padrão de vida de cada cliente.

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Por que contratar um seguro de vida empresarial?

O seguro de vida traz vantagens para a empresa, para o colaborador e para sua família. Veja alguns dos motivos para contratar:
Tranquilidade e segurança: tanto para o empresário, como para os seus funcionários, visto que há uma garantia financeira em casos de acidente, inválidez ou morte.
Amparo das famílias: em caso de inválidez ou morte do segurado, a família tem um amparo financeiro por parte da seguradora.
Valorização dos funcionários: assim como qualquer outro benefício, o seguro de vida serve como incentivo ao trabalho. Pois os funcionários se sentem mais seguros sabendo que terão apoio caso algum incidente ocorra. Isso pode gerar aumento na produtividade da empresa.
Credibilidade da empresa: ao contratar um seguro de vida, o empresário demonstra que se preocupa com a o bem-estar de seus funcionários. Isso motiva, valoriza e dá segurança aos colaboradores em seu ambiente de trabalho. Além de deixar a empresa em dia com as normas do sindicato, caso seja uma exigência.
Custo-benefício: para as empresas, o seguro de vida empresarial tem um ótimo custo-benefício, pois por se tratar de um plano coletivo o valor é inferior aos planos individuais. Além de garantir o conforto do empregado.
Portanto, se você for empresário ou trabalha em uma empresa que não tem seguro de vida, incentive essa ideia, invista em um seguro de vida empresarial. O seguro de vida só aumenta o bem-estar e traz mais tranquilidade e confiança aos funcionários. Além de eliminar as preocupações e gerar mais credibilidade para quem contrata. Se tiver dúvidas, entre em contato com a gente: seguros@iq360.com.br.