Planilha de gastos do seu pet: conheça todas as despesas do seu animal

Por Emily Moura

planilha-pets

Ter um animal de estimação é ótimo, você ganha um amigo e uma série de benefícios para a saúde. Mas, ter um bichinho é, acima de tudo, uma grande responsabilidade, e os gastos precisam ser planejados. Pensando em ajudar quem tem ou vai ter um pet, preparamos um artigo completo com dicas e uma planilha prática para ajudar no controle de gastos do animal.

Planilha de de gastos do seu pet!

Saiba exatamente quanto você gasta com o seu animal de estimação! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Quais os principais gastos com o pet?

Ter um pet requer um bom planejamento financeiro, por isso, antes de levar seu bichinho para casa, coloque todos os gastos na ponta do lápis. Confira quais são os principais gastos que um animal pode precisar.

Alimentação

Oferecer uma alimentação de qualidade para o seu animal é fundamental. Nada de dar comida de humanos, existem diversos alimentos que são tóxicos para os animais e, por isso, devem ser evitados. Em todo caso, invista em rações de fórmula natural, sem corantes ou conservantes. Boas práticas de alimentação ajudam a manter o trato urinário do seu bichinho mais saudável e previne doenças graves, como infecções e intoxicação.

Veterinário

Dependendo do animal de estimação, é necessário fazer algumas consultas de rotina para saber se está tudo bem. Além disso, recomendamos que sempre tenha uma reserva de emergência caso algo inesperado aconteça com seu pet.

Medicamentos

Para manter seu animal saudável é necessário medicá-lo periodicamente com alguns remédios específicos, como vermífugos e antipulgas e carrapatos. Essa medicação deve ser receitada por um veterinário, confira qual a opção mais indicada para o seu bichinho e quanto tempo dura a ação do medicamento.

Brinquedos

Para que seu pet se exercite e possa gastar energia, é necessário que ele tenha alguns brinquedos, podem ser bolinhas, arranhadores e argolas. Aqui, o ideal é soltar a criatividade, pois muitos brinquedos podem ser feitos em casa mesmo.

Banho e Tosa

Se o seu animal for peludo, é necessário fazer a tosa periodicamente. No verão, principalmente, os bichinhos sentem muito calor e para deixá-los mais confortáveis nessa estação tão quente, a tosa é a melhor solução. Já no inverno, somente a tosa higiênica, que consiste em tirar apenas o pelo dos olhos e das partes traseiras, é o suficiente. Já o banho é uma necessidade que deve ser constante, se for dar banho em casa, cuidado para não deixar cair água nas orelhas do animal pois pode causar fungos e infecções.

Vacinas

É muito importante deixar todas as vacinas do seu animal em dia. Sempre deixe a carteira de vacinação atualizada, para eventuais consultas.

Acessórios

Invista em pertences como coleiras, casinha, caminha, gaiolas e qualquer apetrecho que deixe seu animal confortável. Muitos acessórios podem ser feitos em casa, como roupinhas, assim seu bichinho pode ficar quentinho e você economiza!

Planilha de de gastos do seu pet!

Saiba exatamente quanto você gasta com o seu animal de estimação! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Saiba como usar a planilha de gastos para o seu pet

Agora que você já sabe quais as principais despesas do seu pet, saiba como usar a planilha gratuita que preparamos para você e comece hoje mesmo a fazer o controle de gastos do seu animal.

Despesas iniciais

As despesas iniciais ficam na parte superior da planilha, direcionada para quem ainda não adquiriu um pet e quer saber qual vai ser o gasto aproximado. Para facilitar, adicionamos as principais categorias de gastos, como vacinação, consulta e acessórios. Caso você precise de outras categorias, fique tranquilo, a planilha é totalmente configurável, você pode adicionar e excluir sempre que quiser. Basta colocar o valor do gasto no campo indicado e a planilha vai mostrar o valor total no final.

Despesas ao longo dos meses

Essa é a parte para você fazer o acompanhamento mensal do gasto do seu pet. Para usar é simples: coloque o valor do gasto no campo indicado e a planilha calcula tudo automaticamente. Também é possível adicionar novas categorias, se necessário.

Gráficos de gasto

Para facilitar a visualização dos gastos, a planilha converte automaticamente os valores em dois tipos de gráficos.

O primeiro mostra as despesas ao longo dos meses, essa parte é útil para saber em quais datas o seu gasto foi maior. O segundo gráfico mostra o gasto por item, assim você consegue ter uma ótima noção do que seu pet mais consome, e pode tentar direcionar os valores para algo mais importante, como a reserva de emergência do veterinário.

Planilha de de gastos do seu pet!

Saiba exatamente quanto você gasta com o seu animal de estimação! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Benefícios de ter um pet

Faz bem para o coração

Conviver com animais possui diversos benefícios. Segundo um estudo realizada pelos pesquisadores do projeto Kardiozive Brno 2030, ter um animal ajuda a combater doenças cardiovasculares, principalmente para quem tem cachorros, o incentivo para praticar exercícios físicos é muito maior.

Ajuda a combater a depressão e ansiedade

Ter um animal é uma ótima forma de ajudar no tratamento de depressão e ansiedade. O bichinho não substitui o tratamento médico, mas pode ser um grande aliado. Ter um animal faz com que o dono tenha uma companhia e um estimulo para fazer atividades prazerosas, como levar o pet para passear e trocar experiências com outros donos.

Incentiva o exercício físico

Alguns animais, como cães e até alguns gatos, necessitam de espaço externo para se exercitar, isso ajuda com que os donos se sintam mais aptos a realizar exercícios físicos junto com seu pet. Já pensou em levar o seu cachorro para passear hoje? Ou brincar com seu gato pela casa?

Ajuda com a percepção de responsabilidade

Ter um bichinho, obviamente, não é algo simples. Eles são completamente dependentes do dono, por isso, é uma responsabilidade muito importante. Alimentar com uma ração de qualidade, levar periodicamente ao veterinário, dar vacinas e medicamentos em dia, e ainda, dependendo do animal, ter um tempinho para brincar ou passear. Ter um animal é uma grande lição de responsabilidade!

Não fique por fora: assine a newsletter do iq
Receba sua dose semanal de notícias sobre finanças, inovação e tecnologia direto no seu e-mail