Como preencher e utilizar uma planilha de orçamento pessoal

Por Redação IQ 360

Orçamento_pessoal

Por mais que todos saibam sobre a importância de organizar as finanças pessoais, muitas vezes é difícil saber por onde começar.

A maneira mais simples e eficiente de melhorar a sua vida financeira é com a criação de um orçamento pessoal.

O primeiro passo é usar uma planilha, que vai ajudar no controle de gastos para que a sua vida financeira passe a ser mais organizada.

Veja a seguir como fazer:

SAIBA+IQ: 8 dicas para economizar com seu cachorro

Por que é importante fazer um orçamento pessoal?

Para muitos consultores financeiros e economistas, aprender a fazer um orçamento pessoal deveria ser matéria escolar. Simplesmente porque o dinheiro é um dos poucos assuntos que afetam nossa vida e estão tão presentes diariamente.

Não é saudável viver com medo da fatura do cartão de crédito, muito menos gastar sem controle e muito acima das suas possibilidades de pagamento. Esse, definitivamente, não é o cenário ideal das finanças pessoais.

Se todos sabem disso, por que existe a dificuldade de ter controle sobre o dinheiro que entra na sua conta e o que sai? A resposta direta é: porque poucas pessoas fazem um planejamento financeiro.

Um orçamento financeiro é importante porque é o melhor jeito de evitar surpresas e ter mais consciência de como você está usando o seu dinheiro. Os ganhos não podem ser uma dor de cabeça, muito menos ser consumido por dívidas e mais dívidas. A equação correta é que sobre uma parte da sua renda para você economizar e investir. Essa é uma das funções do planejamento.Um orçamento pessoal também é uma maneira de facilitar o planejamento de mudanças, como aumentos nos gastos mensais, seja nas passagens do transporte público ou nos combustíveis. Com um orçamento em dia, é possível ver se existe dinheiro para compor nesses aumentos ou se será preciso gastar menos (cortar algum gasto supérfluo) para chegar no valor necessário sem precisar se endividar.

SAIBA+IQ: Consultoria financeira: como funciona e por que contratar esse profissional

Como fazer um orçamento pessoal utilizando uma planilha?

Pensando na necessidade de se criar um orçamento pessoal, preparamos uma planilha para ajudar você nessa missão de organizar e planejar melhor o seu orçamento.

planilha_orçamento_pessoal

Para utilizar a planilha, basta que você preencha os dados a partir da seta verde “Comece a preencher aqui”. A parte superior da planilha será calculada com base nos dados que você forneceu, então deixe-a em branco.

Todo o documento foi feito para ser intuitivo e prático de ser usado. Mas, caso tenha dúvidas, você pode consultar nosso guia Planilha de gastos: saiba como usar para controlar sua vida financeira.

SAIBA+IQ: “A melhor alternativa seria cada um cuidar da sua própria aposentadoria”, diz planejador financeiro

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!