Parcelar boleto: saiba quando vale a pena e como fazer

Por Redação IQ 360

Parcelar boleto

Ter a opção de parcelar um pagamento pode ajudar a manter as finanças equilibradas. A forma mais usual de parcelar contas ou compras é com o cartão de crédito – uma modalidade de pagamento que nem todos podem ou querem utilizar. O que nem todos sabem, é que hoje existem instituições financeiras que possibilitam parcelar boleto.

Como parcelar boleto de pagamento

Parcelar boleto é uma modalidade de pagamento que possibilita ao pagador parcelar uma compra sem utilizar o cartão de crédito para tal. Para que ocorra, uma instituição financeira (geralmente bancos e fintechs) precisa garantir a operação. Na prática, a instituição quita o boleto e o cliente lhe ressarce em parcelas – como um empréstimo.

São duas as principais maneiras de se parcelar boleto:

1.Via banco – Nem todos os bancos dão a possibilidade de parcelar boleto; caso exista esta opção, o cliente do banco em questão pode solicitar o parcelamento de um boleto seguindo três caminhos:

🡪 Pelo aplicativo do banco
🡪 Acessando o Internet Banking da instituição
🡪 Solicitando pelo telefone

2.Via App – Existem empresas digitais que oferecem a possibilidade de parcelar boleto de forma online. Conheça algumas das principais:

🡪 PicPay: o usuário pode parcelar boletos com o cartão de crédito e o app atua como intermediário entre banco e cliente – que então paga as parcelas diretamente para o PicPay. É cobrada taxa de 2,99% sobre o valor do boleto + 3,49% sobre cada parcela.

🡪 PagSeguro: conhecida por disponibilizar as chamadas “maquininhas”, a empresa também oferece a possibilidade de parcelar vendas em até 12x – com a vantagem de o dono da máquina receber o dinheiro na hora.

🡪 Mercado Crédito: oferecida pelo Mercado Livre para facilitar as compras no site, é uma modalidade de pagamento que permite ao usuário parcelar boleto online em até 12x – e vale para quase todos os itens disponibilizados no Mercado Livre.

Vantagens e desvantagens de parcelar boleto

Confira abaixo alguns prós e contras de se optar por parcelar boleto:

  • Prós:

  • Mais facilidade para realizar pagamentos de grande valor
  • Particularmente útil em e-commerce que só aceita pagamentos à vista
  • É seguro para compradores e vendedores
  • Se aprovado, o vendedor recebe o valor integral na mesma hora e o comprador recebe sua compra também imediatamente
  • Os apps digitais não costumam consultar os órgãos de controle (SPC e Serasa) para liberar o parcelamento de boletos
  • Contras:

  • Bancos cobram taxas adicionais (que variam de acordo com a instituição) para parcelar boletos, podendo ultrapassar consideravelmente o valor original
  • Os apps digitais também exigem variadas taxas adicionais para exercer esta opção
  • Os apps digitais costumam exigir que o usuário cadastre um cartão de crédito bancário para poder parcelar boleto
  • Quem pede esta opção está sujeito a passar por uma análise de crédito para definir o valor máximo que pode ser gasto em um boleto parcelado
  • As taxas variam de empresa para empresa e costumam estar entre 1,6% e 3,9% ao mês

Quando optar pelo parcelamento de boleto

Existem situações específicas que são mais adequadas para se optar pelo parcelamento de boletos. Quando há contas urgentes a quitar e o dinheiro em conta é insuficiente, parcelar boleto é uma forma de não se tornar um devedor. O mesmo vale para situações emergenciais e demais apuros financeiros.

Outra situação vantajosa para parcelar boleto é quando o limite do cartão de crédito não permite que o usuário faça uma compra de valor maior. Assim, ele pode dividir o pagamento em parcelas e ter acesso ao item, produto ou serviço em questão.

Feitas essas sugestões, é preciso ressaltar o cuidado que se deve tomar para não converter o parcelamento de boletos em uma bola de neve de dívidas: utilize esta alternativa com parcimônia e cautela.

Gostou do artigo? Acesse o site do iq e confira outros conteúdos sobre o assunto.