Como pagar IPVA pela internet

Por admin

ipva-internet

Há uma série de impostos que o contribuinte brasileiro deve pagar religiosamente todos os anos. Mesmo com alguns obstáculos burocráticos, hoje já existem maneiras mais simples de efetuar o pagamento. Uma das questões que mais geram dúvidas é se tem como pagar IPVA pela internet.

Esse tributo é geralmente cobrado no início de cada ano, mas é bastante comum que surjam muitas dúvidas sobre como, onde e quando pagá-lo.

Nem sempre os donos de veículo têm tempo para se deslocar até os pontos nos quais esse pagamento pode ser feito para tirar suas dúvidas. Em muitos casos, fica mais difícil até mesmo simplesmente ir até lá para fazer o pagamento.

No entanto, neste post você descobrirá todos os caminhos e como pode pagar o IPVA com mais facilidade. Confira!

Tem como pagar IPVA pela internet?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes, uma vez que, atualmente, há tantas facilidades para fazer compras online e resolver outras questões burocráticas. Mas a resposta é que sim, você pode pagar o IPVA pela internet, desde que confira algumas especificações para realizar esse pagamento em seu estado.

Mesmo sendo um tributo recolhido nacionalmente de quem possui automóvel, há algumas considerações acerca do pagamento online. Cada estado é responsável por seus contribuintes, e fica a cargo das Secretarias Estaduais da Fazenda disponibilizarem os métodos de pagamento.

Em outras palavras, é necessário pesquisar se está disponível no seu estado e se já é possível pagar IPVA online ou não. Assim, com os documentos em mãos, utilize os dados como a placa do veículo e RENAVAM (Registro Nacional de Veículo) para pesquisar a situação do veículo e todas as informações para pagar o imposto.

Como pagar IPVA pelo site do seu banco?

Se esse tipo de pagamento já estiver liberado no seu estado, ainda há um outro ponto a conferir: se o seu banco também oferece um meio de pagar online. Se o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) tiver uma parceria com o seu banco será bem fácil, pois todos os dados do pagamento estarão disponíveis para consulta no seu internet banking e terminais de autoatendimento.

Assim, basta procurar pela opção de “pagamentos” ou na aba de “veículos”. Cada banco tem sua própria interface, e essa opção pode constar em lugares diferentes. Algumas instituições bancárias mais tradicionais como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú já são aceitas em todos os estados.

Entretanto, para saber se outros também já aceitam esse pagamento, é preciso consultar o banco pela Central de Atendimento.

Ainda que seu banco não esteja pronto, dá para pagar o IPVA pela internet mesmo assim. Primeiramente, o que você tem que fazer é pegar todas as guias de pagamento. Depois, veja qual a melhor forma para pagar como:

  • Imprimir as guias e pagar pelo leitor de código de barras;
  • Digitar os códigos de barras no internet banking;
  • Pagar pelo aplicativo da instituição financeira
  • ou anotar os códigos e pagar diretamente em um terminal de atendimento.

Quais bancos aceitam o pagamento de IPVA?

Até pouco tempo atrás, qualquer operação que envolvia uma instituição financeira precisava de um longo período para ser resolvida.

Isso acontecia porque todo mundo tinha que ir até o banco para pagar suas contas, porém, com as facilidades que a tecnologia proporciona, está cada vez mais fácil resolver todas essas questões com alguns toques na tela do celular ou alguns cliques no computador.

Entre elas, está o pagamento de IPVA pela internet que, desse modo, é muito mais eficiente, rápido e seguro.

Antes de tudo, você deve conferir quais os bancos que são credenciados para receber o valor no seu estado. Em alguns lugares, a lista conta até mesmo com novos bancos digitais, enquanto outros ainda aceitam apenas as instituições mais populares, como:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santander;
  • HSBC e outras.

É importante observar que cada banco tem sua maneira para pagar o IPVA. Na Caixa Econômica, por exemplo, é necessário gerar as guias antes e depois acessar a aba de “pagamentos” no internet banking.

Conheça como pagar IPVA pela internet no seu banco para não ter problemas em nenhuma etapa do processo.

Fique de olho também se o pagamento por dispositivos é permitido, pois nem todos os bancos aceitam essa forma de pagamento. Entre eles, está o Itaú, que não permite que se pague pelo celular, apenas pelo computador.

Como pagar IPVA vencido na internet?

Boletos vencidos costumam representar um problema que dará mais trabalho para ser solucionado. Entretanto, no caso do IPVA, o pagamento é tão simples quanto se fosse realizado antes do prazo de vencimento.

O primeiro passo é procurar no navegador, buscando pelo nome do seu estado e a palavra “IPVA”. Depois, insira a placa do veículo e o código RENAVAM. Você verá a opção de gerar nova guia e, assim que selecioná-la, o valor já estará corrigido.

Uma vez que consiga a guia do IPVA que estava em atraso, não haverá mistérios para pagar. Você só precisa seguir os passos anteriores de como pagar IPVA pela internet e fará o pagamento normalmente, sem ter grandes dificuldades.

Ou seja, você pode pagar pelo internet banking (se o seu banco for credenciado) ou via boleto bancário.

Como consultar IPVA em seu estado?

Cada estado tem suas próprias maneiras de consulta, mas é comum que as informações estejam disponíveis na Secretaria da Fazenda. Geralmente, são requeridas a placa do veículo e RENAVAM, que consta no CRLV (Certificado de Licenciamento do Veículo).

Com esses dados em mãos, confira no site do DETRAN do seu estado quais serão os próximos passos. Confira, abaixo, o seu estado e clique para ir direto para o site do DETRAN:

Após consultar a data de vencimento, preencha os campos obrigatórios e inicie o processo para o pagamento do tributo.

É bem rápido aprender como pagar IPVA pela internet. Fazendo todos passos direito, você fica com seus documentos em dia e não corre risco de levar multas. Aproveite essa facilidade e não deixe suas contas atrasarem!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)