Saiba como pagar conta no cartão de crédito e reorganize suas finanças

Por Redação IQ 360

planejamento-finanças-pessoais-2019

Pagar conta no cartão de crédito é uma alternativa para quem deseja acumular pontos em programas de fidelidade, quitar boletos dentro do prazo de vencimento e organizar melhor suas finanças pessoais.

Para isso, vale a pena entender em quais situações esse recurso é benéfico, verificar se o seu banco permite o pagamento e descobrir como viabilizar essa ideia de um jeito prático e rápido.

Quer saber mais? A seguir, veja como pagar conta no cartão, quais são os principais cuidados a tomar e por que essa otimização financeira faz sentido para o seu bolso.

É possível pagar conta no cartão de crédito?

Sim, existe a possibilidade de pagar conta no cartão de crédito. Mas, para isso, é necessário verificar se o seu cartão oferece o recurso. Caso ofereça, é possível utilizar o limite do cartão para pagar despesas variadas, como boletos de água, luz e telefone, por exemplo.

Mas, antes de fazer isso, é importante ter em mente que esse tipo de transação financeira tem incidência de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), cobrado na fatura seguinte do cartão. Ainda assim, conforme veremos adiante, se usado com planejamento, essa forma de pagamento pode ser vantajosa para as finanças.

Para verificar se o seu cartão de crédito permite o pagamento de contas, faça uma consulta no site, aplicativo ou central de atendimento do seu banco.

Por que pagar conta no cartão de crédito

Antes de pagar conta no cartão, é preciso entender quais são as vantagens dessa forma de pagamento. É o que você vai descobrir nos tópicos a seguir:

Para acumular pontos

Se você faz parte de um programa de fidelidade, utilizar o cartão para pagar contas é uma opção interessante para acumular ainda mais pontos e aproveitar os benefícios exclusivos proporcionados. Ou seja, pagar boletos no crédito serve como uma forma de acelerar o acúmulo para que você tenha acesso a promoções e descontos do programa.

Para acumular milhas

Assim como no programa de pontos, no programa de milhas, você também pode se beneficiar do pagamento de contas no cartão. Dessa forma, você acumula milhas com maior rapidez. Principalmente se viaja com frequência, o benefício é trocar as milhas por passagens aéreas, diárias em hotéis e aluguel de carros no destino, por exemplo.

Para pagar contas urgentes

Outra situação em que você pode pagar conta no cartão é quando tem um boleto urgente para pagar, mas não tem dinheiro suficiente para quitar em dia. Nesse caso, o uso do cartão funciona como um recurso para não pagar juros devido a atrasos no pagamento.

Mas, para fazer esse tipo de operação, você precisa ter certeza de que vai receber o dinheiro posteriormente para quitar a fatura. Lembre-se de que organização financeira é essencial para que você não fique refém do rotativo do cartão.

Como pagar conta no cartão de crédito

Agora que você sabe quais são as vantagens de pagar conta no cartão, vamos à parte prática: como fazer esse tipo de pagamento. No iq, esse processo é bem fácil, e você pode automatizar o pagamento de contas recorrentes — aquelas que devem ser pagas todos mês. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Baixe o app do iq

O primeiro passo é baixar o app do iq na loja de aplicativos do seu celular: Google Play ou Apple Store. Faça o cadastro no sistema com nome, telefone, e-mail e senha.

  1. Conecte suas contas

Em seguida, você tem a opção de escolher os tipos de conta que deseja pagar por meio do cartão. As opções são:

  • Água
  • Energia
  • Gás
  • TV ou internet
  • IPTU
  • Telefone

Clique na opção desejada. Depois, selecione a empresa que administra a sua conta em questão. Aí, você só precisa cadastrar a conta com o número de inscrição.

  1. Cadastre o cartão

Depois, no menu do app, selecione a opção “Forma de pagamento”. Clique em “Adicionar novo cartão”. Em seguida, preencha o cadastro requisitado na tela para definir o pagamento automático da conta no cartão. Você não paga nenhuma taxa para efetuar o pagamento — apenas o valor da conta cadastrada.

  1. Acompanhe suas finanças

Pronto, o pagamento de contas recorrente fica automatizado pelo app do iq. Você poupa tempo e garante que todas as contas serão pagas dentro do prazo de vencimento.

Além disso, acumula mais pontos e milhas para aproveitar os benefícios desses programas. Depois, o aplicativo ainda mostra um gráfico de gastos mensais para ajudar nas finanças.

Viu como é fácil? Então faça o seu cadastro no iq, automatize o pagamento das suas contas recorrentes e faça o seu dinheiro render mais agora mesmo.

E se você gostou dessa dica? Então acesse nosso site e confira todas os nossos conteúdos sobre finanças.