Como pagar boleto com cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

pagar-boleto-com-cartão-de-crédito

Os brasileiros já são os maiores usuários do cartão de crédito em toda a América Latina. Segundo dados levantados pela Mind, empresa de consultoria de negócios, 81,6% dos consumidores no Brasil utilizam com frequência o cartão de crédito para pagar suas compras. Em outros países da região esse número fica entre 60% e 70%.

A popularização do uso do cartão de crédito entre os brasileiros se dá principalmente pela grande aceitação nos estabelecimentos comerciais e por alguns benefícios, como o parcelamento de compras e o acúmulo de pontos, que podem ser trocados por outros produtos ou serviços.

Entre as facilidades dos cartões, há ainda a possibilidade de pagar boletos usando seu crédito. Com isso, você evita pagar multas de atraso por não possuir liquidez em sua conta e, em alguns casos, pode parcelar o valor diretamente ou parcelar sua fatura, visando melhorar sua saúde financeira e evitar a inadimplência.

Como pagar boleto com cartão de crédito

É muito simples fazer os pagamentos de seus boletos com o cartão de crédito. Para isso, você pode acessar o internet banking e procurar a opção “Pagamento”. Digite o código de barras do boleto que deverá ser pago e selecione a opção “Cartão de crédito” para pagamento. Para autorizar, será necessário usar a sua senha do cartão.

Também é possível fazer o pagamento com cartão de crédito pelo aplicativo do banco ou por telefone, ligando para a central de atendimento de cartões.

Entretanto, não é possível pagar qualquer conta com o seu cartão de crédito. A própria fatura do cartão, por exemplo, não pode ser paga desta forma. Alguns bancos podem cobrar uma taxa por oferecer este serviço, além do IOF (imposto sobre transações financeiras). Por isso, a recomendação é buscar essa informação diretamente com o seu banco.

É possível, ainda, agendar pagamentos de contas recorrentes, como água, luz e telefone, utilizando a ferramenta do IQ.

É possível pagar boleto com cartão de crédito?

Uma das vantagens do pagamento com o cartão de crédito é a possibilidade de parcelamento. O mesmo se aplica aos boletos que serão pagos com o cartão. Este recurso pode ser benéfico para quem precisa pagar contas de alto valor e que não são frequentes em seu orçamento. Afinal, o parcelamento recorrente pode ser extremamente prejudicial a sua saúde financeira.

Alguns modelos de cartões, como o Ourocard, do Banco do Brasil, permitem que você parcele no momento de fazer o pagamento.

Em outros bancos, o parcelamento pode ser feito diretamente na fatura. Nesse caso, há incidência de uma alta taxa de juros.

Quando usar o cartão de crédito para pagar boletos

Por conta da incidência de IOF e outras taxas, o cartão de crédito não deve ser a sua primeira opção para o pagamento de contas. No entanto, caso seja necessário, é importante usar de maneira consciente e organizada.

O cartão pode ser utilizado para pagamentos de boletos de alto valor – com a finalidade de parcelamento, contas que estão fora do seu planejamento ou para casos específicos, em que a data de vencimento não pode ser postergada e você não possui liquidez em sua conta.

Saiba mais sobre cartões de crédito e as ferramentas do IQ em nosso site!