Overbooking: o que é e como resolver

Por Redação IQ 360

Overbooking

Quem viaja com frequência sabe que algumas situações implicam no cancelamento de embarque. Em meio a fatores que podem fazer o passageiro perder o voo, é fundamental estar atento aos procedimentos necessários para não sair prejudicado.

É para abordar adversidades nesse sentido que você vai conhecer informações sobre overbooking: o que é e como resolver quando a companhia cancela passagens aéreas por ter mais passageiros que assentos disponíveis.

Leia o post e descubra os motivos pelos quais o overbooking acontece, o que deve ser feito, como evitá-lo e os principais direitos dos passageiros. Acompanhe!

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

Overbooking: o que é?

Quando uma empresa aérea vende mais passagens que a sua capacidade em determinado voo, isso é chamado de overbooking. O termo, em inglês, também é usado para hotéis que fazem mais reservas do que a disponibilidade de quartos, assim como eventos que comercializam mais ingressos do que a quantidade de lugares e, até mesmo restaurantes, que fazem mais reservas do que a quantidade de mesas.

Por que o Overbooking acontece?

No caso das companhias aéreas, uma das situações mais comuns que levam ao overbooking é quando a empresa vende mais passagens do que assentos disponíveis. Isso acontece pois, a cada voo, é feito um cálculo que prevê um número de desistências e pessoas que não comparecem no embarque.

Diante disso, a companhia tem uma margem para comercializar novas passagens. Esse cálculo costuma funcionar muito bem!

Quando o número de desistências e cancelamentos que estavam previstos acaba sendo menor e a companhia vende as passagens “extras”, acontece o overbooking.

Além disso, outros fatores podem influenciar para que o overbooking aconteça, como:

  • Aeronave: em algumas ocasiões, as empresas aéreas precisam trocar a aeronave de um determinado voo. Nessa troca, pode acontecer de a nova aeronave ser menor que a anterior, fazendo com que faltem assentos para passageiros e aconteça o overbooking. Condições climáticas e manutenção são os principais motivos para a troca de avião;
  • União de voos: há questões, como problemas em aeroportos, clima e situações operacionais, que levam a companhia aérea a juntar dois voos em uma única aeronave, o que leva a ter mais passageiros que assentos;
  • Conexões perdidas: quando uma companhia atrasar um voo com passageiros que precisam fazer conexão, ela deve realocar os passageiros em trânsito para a próximo voo disponível. Diante disso, mais uma situação de overbooking;
  • Atrasos: se o passageiro não fizer o check-in previamente e chegar atrasado para o embarque, a companhia pode acionar uma lista de espera, convocar novos passageiros, e ter uma situação de overbooking.

O que fazer em caso de Overbooking?

Se acontecer com você, o primeiro passo é manter a calma e procurar a supervisão da companhia aérea para relatar o acontecido. Fale com funcionários, explique a situação e reforce que você conhece seus direitos.

Verifique previamente outros voos para o seu destino antes mesmo de conversar com a empresa, mesmo que sejam de outras empresas. Assim, você terá opções de como resolver o seu problema quando for negociar o seu novo embarque.

Caso a situação não seja resolvida de uma forma que fique confortável para o passageiro, é indicado que ele procure pela ANAC — Agência Nacional de Aviação Civil — e registre o caso.

Existem escritórios da Agência na maioria dos aeroportos. Caso o aeroporto do seu embarque não conte com um ponto de atendimento da ANAC, entre em contato por telefone com a central de atendimento.

Registre tudo que achar pertinente, como o painel de voos do aeroporto. Em situações nas quais os direitos dos passageiros não são atendidos, o caminho é procurar a justiça para reaver prejuízos e danos.

Como evitar o Overbooking?

Como foi apresentado anteriormente, existem alguns motivos pelos quais o overbooking acontece. Vale ressaltar que pode acontecer em qualquer voo. Contudo, também existem algumas dicas que minimizam as possibilidades do overbooking acontecer logo com você. Confira as principais delas abaixo:

  • Evite ser o último a embarcar: é comum ver, em casos de overbooking, o cancelamento do embarque de passageiros que chegam atrasados ou são os últimos na fila de embarque, visto que o voo pode já estar lotado;
  • Faça check-in previamente: atualmente, as companhias aéreas disponibilizam aplicativos e áreas no site para que o passageiro efetue o check-in com antecedência. Dessa forma, ele avisa para a companhia que seu embarque está confirmado e garante o seu assento;
  • Participe de programas de fidelidade: as companhias tomam cuidado para evitar situações de overbooking com passageiros frequentes e clientes assíduos. Fazer parte do programa de fidelidade pode ajudar a evitar o imprevisto com você.

Seus principais direitos em um Overbooking

É importante você saber quais são as possibilidades e seus direitos, para não ter prejuízos com overbooking. No Brasil, o passageiro tem direitos como consumidor, por mais que muitas companhias aéreas não informem claramente sobre isso. Dentre eles, estão:

  • Remarcar o voo para data e horário conforme as preferências do passageiro, sem custo, mediante compensação, como voo em classes mais altas, milhas ou dinheiro, por exemplo;
  • Embarcar no próximo voo da companhia para o mesmo destino, também mediante compensação. Em situações como essa, a empresa deverá oferecer assistência material;
  • Embarcar no próximo voo de outra empresa aérea para o mesmo destino, se houver lugares disponíveis;
  • Reembolso integral do valor da passagem, incluindo a tarifa de embarque e taxas;
  • Hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação;
  • Finalizar a viagem com outro meio de transporte (ônibus, táxi etc.), quando o passageiro estiver em conexão ou próximo ao aeroporto de destino.
  • Famílias têm o direito de viajar com todos os passageiros juntos, no mesmo voo;
  • O passageiro não é obrigado a aceitar o hotel oferecido pela companhia aérea, podendo escolher o que for de sua preferência.

Um ponto importante e que deve ser considerado, é que o motivo do overbooking não impacta nos direitos do passageiro, ao menos não aqui no Brasil. Por isso, diante de cancelamento do seu embarque, exija seus direitos!

Ter conhecimento de como proceder em situações desagradáveis em viagens faz a diferença para resolver problemas, por isso, é importante saber um pouco mais sobre overbooking: o que é e, principalmente, como proceder.

Enquanto você pensa no seu próximo destino, não se esqueça que organizar a vida financeira é primordial para viajar com segurança e sem dívidas.

Gostou do conteúdo? Então acesse o site do iq e confira outros artigos sobre o assunto.