Como organizar as finanças pessoais estando desempregado

Por admin

organizar as finanças pessoais estando desempregado

Nós do iq estamos aqui para o ajudar a organizar as suas finanças, mesmo desempregado, e ter uma visão mais objetiva dos seus gastos, e, assim, se preparar de maneira mais adequada. Confira as dicas que preparamos para ajudar você.

Planejamento orçamentário: saiba como fazer o seu!

Aprenda a ter maior controle das suas finanças! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Dicas para sua saúde financeira

Fique atento às dicas que seguem. São valiosas e podem ser definidoras do seu sucesso na hora de passar pelo momento de crise.

Estabeleça prioridades

Antes de qualquer coisa, é necessário que você saiba o que é realmente essencial. Nesse sentido, pense em cursos que possam o recolocar no mercado, com contas básicas e alimentação.

Reveja seus gastos

É de extrema importância que você tenha controle de todos os gastos que faz. Uma coisa muito comum entre os brasileiros é que eles vão gastando no cartão de crédito sem pensar no que estão fazendo e só descobrirão, quando a conta chegar em casa no final do mês.

Quando se está desempregado, a coisa aperta ainda mais. Sem grana entrando, é preciso que não haja nenhum tipo de gasto desnecessário. Trocar de celular, comprar acessório novo para o carro, ou mesmo trocar de sofá, são algumas das possibilidades que devem ser evitadas.

É necessário, então, que você crie uma planilha de controle de gastos. É necessário que nela contenha o registro de tudo o que você gasta e ganha, e que cada gasto seja categorizado de maneira ordenada. Mesmo que seja uma barra de chocolate, ela precisa ser registrada de maneira adequada.

Há, inclusive, aplicativos de finanças que podem ser encontrados na internet ou no mercado de aplicativos do seu celular.

Cuidado ao usar o crédito

Na hora do desespero, qualquer alternativa que aparece para quitar determinada dívida soa como razoável. No entanto, é muito importante que haja ressalvas e que se tenha discernimento na hora de escolher utilizar qualquer tipo de crédito.

No caso da utilização do cartão de crédito, é de extrema importância que se tenha critério na hora de utilizá-lo, e que se faça o possível para não precisar passar conta alguma no cartão de crédito.

Afinal de contas, como está desempregado, é preciso considerar que em alguma hora o dinheiro pode acabar, e a rescisão ou seguro desemprego não duram para sempre.

O iq pode o ajudar a escolher o cartão de crédito mais adequado para cada situação.

Na hora de saber como organizar as finanças, é importante que qualquer necessidade de utilização de crédito seja considerada com o maior cuidado possível. Saiba que, como no caso do cartão de crédito, pode ser que você não tenha dinheiro para pagar o empréstimo.

Renegocie dívidas

É muito importante que se dê prioridade para quitação de dívidas caso haja rescisão ou seguro desemprego. Pode se tornar uma tentação gastar essa grana com restaurantes, roupas ou mesmo tecnologia, mas, antes de qualquer coisa, é preciso sanar qualquer pendência.

No caso das que já se alongaram e geraram juros, vale a pena fazer uma renegociação e tentar uma boa taxa. Como tem interesse em quitar as dívidas, pode ser que o pagamento seja facilitado de maneira que você nem imagina.

Busque ajuda

Saber como organizar as finanças nem sempre precisa ser algo solitário. Uma dica de extrema importância e que pode ser muito complicada dependendo da sua personalidade é buscar por ajuda.

Mantenha seus familiares e amigos próximos a par do que está acontecendo e não rejeite ajuda financeira. Pode ser um ótimo começo para se organizar e quitar as dívidas. Além disso, pode ser que alguém tenha algum emprego te esperando, e você não saberia, caso não conversasse com eles.

Novas fontes de renda

É importante que você se aprimore e esteja atento às oportunidades de fazer dinheiro. Nenhuma dessas dicas funciona se você não estiver dedicado a estudar e trabalhar para gerar receita.

Pode ser que você tenha algum talento manual que pode ser capitalizado. Alguma habilidade intelectual, ou mesmo uma veia artística. Todas as habilidades podem ser capitalizadas se encaradas da melhor maneira. Num momento de crise, pensar desta maneira pode ser de grande ajuda.

Faça seu dinheiro render

Além dessas dicas, vale à pena separar parte do seu dinheiro para investir. Isso fará com que seu dinheiro renda mais e você possa gozar de uma receita maior, ou mesmo se planejar para utilizar o dinheiro investido.

Investir seu capital de maneira adequada faz com que seu dinheiro se valorize e você ganhe ao invés de perder. Além disso, investir faz com que você tenha mais disciplina com sua receita e use seu dinheiro de maneira correta.

Nós do iq temos artigos que ajudam a organizar e manter a sua vida financeira mais saudável.