O que fazer no Ano Novo para não ir à falência?

Por Redação IQ 360

economizar-no-ano-novo

O que fazer no Ano Novo para não comprometer o orçamento? Afinal, as festas de Natal e Réveillon podem ser verdadeiros fantasmas que aparecem todos os anos para pessoas que não têm um bom planejamento financeiro.

Mas não precisa ser assim em 2020, desde que você tenha em mente algumas estratégias de organização e saiba priorizar o que é mais importante.

Neste artigo, descubra o que fazer no Ano Novo, quais erros precisa evitar para não comprometer as finanças e como garantir a segurança financeira no ano que se aproxima.

O que não fazer no Ano Novo?

Ao planejar o seu Ano Novo, é preciso ficar longe de alguns erros comuns que comprometem as suas finanças. Confira, abaixo, o que não fazer nesse período do ano:

Viajar para a praia mais badalada

Não é novidade que os preços são inflados no período festivo. Mas, em praias badaladas, esse aumento é ainda mais significativo, já que são destinos com alta procura no Brasil, devido ao verão.

Então, a dica é reservar essas praias para outros períodos do ano e buscar por destinos alternativos.

Presentear todos os familiares e amigos

A compra de presentes é uma conta que começa no Natal, interfere nas finanças do fim de ano e, de quebra, impacta o orçamento em janeiro. Por isso, presenteie apenas as pessoas mais próximas, analise se os valores dos presentes cabem no seu orçamento e, de preferência, compre os itens com antecedência.

Em entrevista para o portal R7, Cesar Caselani, professor de Finanças da Fundação Getúlio Vargas, afirma que, antes de comprar, é preciso saber qual é a condição efetiva que se tem para o consumo.

“Buscar ser ponderado, pensar bem antes de comprar, olhar para o orçamento e se for necessário puxar o freio”, aconselha.

Fazer as compras do mercado no dia 30

O dia 30 de dezembro costuma ser de grande movimentação em supermercados (e de preços altos em produtos para o jantar de Ano Novo).Então, que tal adiantar as compras, pesquisar o melhor lugar para comprar os produtos e planejar a ceia com antecedência?

Acredite: qualquer economia nessa hora faz diferença no orçamento.

O que fazer no Ano Novo para economizar?

Agora que você sabe quais são os erros que prejudicam as finanças, é hora de descobrir o que fazer no Ano Novo para manter a saúde financeira em dia. Veja as dicas!

Mapeie vários destinos e pacotes

Para quem não abre mão de viajar no Ano Novo, a recomendação é mapear destinos turísticos com preços bons e comparar pacotes oferecidos por diferentes agências de viagem.

Ter flexibilidade em relação ao destino ajuda, pois assim fica mais fácil escolher lugares vantajosos financeiramente e ainda manter a satisfação de curtir as férias.

Viaje no dia 1

Se você não faz tanta questão de passar a virada de ano em um destino específico, mas quer viajar nessa época, prefira passagens de avião a partir de 1 de janeiro.

Como a demanda cai nesse período, é possível encontrar preços menores e dar uma folga no orçamento.

Portanto, flexibilidade datas de partida e de chegada  — e curta suas férias.

Faça a ceia de ano novo em casa

Outra recomendação é fugir de restaurantes no dia 31 de dezembro.

Que tal fazer uma comemoração em casa com um grupo de amigos? Nesse caso, ainda dá para dividir os custos do jantar.

Em uma entrevista para o portal de notícias G1, Roberto Vertamatti, membro do conselho da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), afirma que a escolha do local da comemoração deve ser feita com critério.

“Talvez seja melhor substituir por uma comemoração em casa, onde todos participem, com certeza vai gastar muito menos, além de evitar a despesa do estacionamento“, afirma.

Identifique a melhor maneira de usar as bonificações de fim de ano

Bônus, férias, 13º: tudo isso faz parte da remuneração extra que o trabalhador com carteira assinada recebe no fim de ano.

Mas isso não é motivo para gastar tudo com as festas.

Também em entrevista à mesma reportagem do G1 citada no tópico anterior, o educador financeiro Marcos Crivelaro aconselha fazer uma listagem de pelo menos três meses do que já está comprometido dentro das bonificações recebidas.

“Tem que separar o que já está contratado e obrigado dentro desse ‘montão’ de dinheiro e que já não é mais do consumidor”, alerta.

O que fazer no Ano Novo para controlar as finanças?

Depois do período de festas, surge outro desafio: planejar as finanças do novo ano.

Afinal, como controlar o orçamento, ficar longe de dívidas e garantir a saúde financeira? Descubra quatro estratégias essenciais nessa hora

Controle entradas e saídas do orçamento

O primeiro passo é criar uma planilha ou usar aplicativos para controle financeiro. Registre todas as entradas e saídas, categorize seus gastos e faça um balanço entre o seu rendimento e o custo de vida.

Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico da sua vida financeira, avaliando quais pontos precisam ser melhorados e quais estratégias precisam ser adotadas para garantir maior segurança.

Tenha certeza de que, com esse passo inicial, você já estará preparado para um ano com as finanças organizadas.

Faça o planejamento financeiro

No momento em que você conhece a sua situação financeira, fica mais fácil planejar os próximos passos. Lembre-se de que início de ano é um período com gastos extras, como viagem em família, IPVA, IPTU e material escolar, por exemplo.

Portanto, mapeie todos os gastos e identifique custos que podem ser eliminados do orçamento.

Analise seus objetivos para o ano

É hora de olhar com atenção para as metas que você traçou em 1 de janeiro. Quer comprar um carro? Alugar um apartamento? Fazer um curso novo? Liste os seus objetivos e identifique quanto eles custam no orçamento.

Com isso, você poderá elaborar estratégias para economizar, garantindo que você dê conta dos novos gastos. Se necessário, vale privilegiar os objetivos que você considera mais importantes.

Evite parcelar as compras

Outra estratégia essencial é ter bom senso no uso do cartão de crédito, evitando o parcelamento de dívidas.De preferência, pague à vista, sempre comprando apenas aquilo que você pagar no momento.

E aí, preparado para garantir um ano novo com organização financeira? Agora que você já sabe o que fazer no ano novo para manter sua saúde financeira, que tal ter mais controle ainda. E IQ pode ajudar. Com a nossa plataforma, você organiza as contas em um único local, automatiza pagamentos e tem uma visão consistente da sua situação financeira. Que tal fazer o teste?