Melhores cidades de São Paulo para morar e trabalhar

Por Redação IQ 360

Melhores cidades de São Paulo

A procura por qualidade de vida parece um lugar comum à maioria dos brasileiros. Com prospecções econômicas negativas, e crises e mais crises econômicas dão uma sensação de que não há mais lugar bom a escolher para se morar e trabalhar.

Apesar de compreensível, esse pensamento não é totalmente correto e ainda há lugares que se destacam em quesitos que propiciam uma vida melhor. São Paulo é um estado que possui alguns desses lugares.

Em se tratando das cidades do interior de São Paulo, é bem possível que você possa encontrar uma combinação de facilitações da capital, empregos, educação, boa estrutura, com um ritmo de vida menos acelerado.

A capital também não fica para trás. Apesar da desigualdade, ainda pode ser uma boa opção para encontrar emprego, dada a grande efervescência de negócios e empreendimento.

Mas, para escolher um lugar que se adeque aos seus objetivos é preciso levar em consideração alguns fatores importantes como a qualidade de vida, os custos com serviços de transporte, o preço médio dos aluguéis e tudo o que envolve o bem-estar de sua família.

Esses são alguns dos fatores a considerar na hora de escolher um lugar para morar. As melhores cidades de SP são uma boa combinação desses fatores.

As principais atividades econômicas em São Paulo

O estado de São Paulo tem grande extensão geográfica. Isso permite que haja grande variedade de pólos econômicos. De acordo com o geógrafo Eduardo Freitas, são estas as principais atividades econômicas de São Paulo.

Na região metropolitana de São Paulo, as indústrias atuam principalmente no desenvolvimento de tecnologias e fabricação de automóveis.

Já no Vale do Paraíba, o foco das indústrias é na produção de aeronaves, veículos, como a General Motors e Volkswagen. Ainda há um ramo de produção de alta tecnologia, eletroeletrônicos, têxtil e química.

Em Campinas, o escopo industrial é a produção, sobretudo de automóveis, tecnologias, petroquímicas e têxteis.

No que concerne à prática agrícola de São Paulo,  o Estado se configura como um grande produtor em diferentes culturas, dentre muitas, as principais são: cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, banana, tomate, mandioca, batata, feijão, algodão herbáceo e café.

Informações gerais sobre a economia do Estado de São Paulo

Participação no PIB (Produto Interno Bruto) nacional: 30,9%.

Composição do PIB estadual:

  • Agropecuário: 6,5%.
  • Indústria: 46,3%.
  • Serviços: 47,2%.

Como escolher um lugar para morar

A escolha de um bom lugar para morar deve acompanhar planejamento e objetivos claros. Cada cidade tem características e tendências próprias e nem sempre o que pode chamar atenção para um, chamará para você também.

Assim, ao procurar por estabilidade e qualidade de vida, vale a pena alinhar essas duas coisas com o que você deseja fazer ou encontrar numa cidade.

Sem falar, que alguns índices podem indicar as melhores cidades de SP para morar e trabalhar. É só ficar ligado.

As melhores cidades de São Paulo para morar e trabalhar

São Paulo

A primeira cidade de nossa lista não pode deixar de ser a grande capital dos negócios, São Paulo. Com IDHM em 0,805, a cidade é uma gigante em todos os aspectos que se possa imaginar.

É bem verdade que a cidade não é para qualquer um. A loucura do dia-a-dia, a correria do metrô, e necessidade de pontualidade, são coisas que podem assustar aqueles que não estão acostumados.

Mas, para quem gosta de adrenalina e possibilidades, São Paulo é a grande cidade do Brasil que pode proporcionar boas oportunidades.

“São Caetano do Sul”

Entre as melhores cidades de SP está São Caetano do Sul. Localizado na região conhecida como ABC Paulista, a cidade contém cerca de 150 mil habitantes, tem o melhor IDHM de São Paulo. Seu destaque se dá, principalmente, por causa da renda per capita, que é R$ 2.043,74.

Sem falar nos índices de longevidade e educação, os quais também não ficam para trás. Isso torna o município não apenas o mais bem colocado em nível estadual, mas está no topo a nível nacional.

Piracicaba

A próxima de nossa lista é Piracicaba. A cidade contém 390 mil habitantes, é a principal de sua região e conta com excelente economia associada à agroindústria e, principalmente, à cana-de-açúcar.

No quesito educação, a cidade abriga faculdades federais de altíssimo nível, o que faz dela um polo universitário de grande importância para o Estado de São Paulo.

Campinas

Com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas está entre as melhores cidades de SP para se viver e garante uma ótima qualidade de vida para a maioria das faixas etárias. Lá, você encontra todas as facilidades e praticidades da capital combinados com as vantagens de uma vida em cidade do interior.

Está localizada bem próxima a São Paulo (a menos de 100 km) e ainda possui um aeroporto internacional, o Aeroporto de Viracopos, portanto, é possível chegar a qualquer lugar da cidade.

Campinas é considerada pela ONU uma das melhores cidades para se viver no Brasil, principalmente pelos seus índices de educação e expectativa de vida, além de seus parques e atividades culturais.

Valinhos

Fazendo divisa com a cidade de Campinas, Valinhos garante tranquilidade e muita área verde para quem procura estar mais perto da Natureza.

Grande parte de seu território é protegida para preservação ambiental, por isso, a cidade possui uma das melhores qualidades de ar do interior de São Paulo.

É muito próxima de Campinas, e parece uma irmã menor, e por isso, ainda possui algumas facilidades de cidade grande, mas mesmo com seus 120 mil habitantes, deixa aquele gostinho de cidade pequena onde todo mundo ainda se conhece.

Louveira

A apenas 10 minutos de Jundiaí e Vinhedo, a cidade tem excelente acesso às melhores rodovias, como Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro. Está a apenas 60 km da capital e o trajeto pela Marginal Pinheiros até Louveira é de cerca de 40 minutos.

A cidade integra o Polo Turístico do Circuito das Frutas, sendo conhecida pela qualidade destes alimentos que produz, tendo como destaque a Uva Niágara Rosada. A qualidade de vida na cidade é alta e há muitas áreas verdes, proporcionando também uma boa qualidade do ar.

São José dos Campos

Desde o início do século XX, grandes indústrias chegaram e mudaram o perfil do município, que fica na região chamada de Vale do Paraíba. São José dos Campos é o principal polo de tecnologia aeronáutica do país e está entre as 20 cidades com melhor índice de desenvolvimento humano municipal de São Paulo.

É de extrema importância que você, ao decidir mudar de cidade, haja de acordo com objetivos claros e com planejamento adequado. Cada cidade tem vida própria e características diferentes entre si.

Para isso, o iq tem os melhores artigos que te ajudam a perceber quais são as melhores oportunidades para você, e te deixam ligado em tudo o que há de tendência no mundo dos negócios e mercado financeiro.