As 10 melhores cidades de Santa Catarina para viver

Por Redação IQ 360

melhores cidades de santa catarina

Com tamanha crise e insegurança perpetrando a população brasileira, parece que não há mais lugar neste Brasil que escape à crise e providencie boa qualidade de vida aos habitantes deste país.

O que muita gente não sabe é que ainda há lugares no Brasil que se destacam quando o assunto é saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança.

A maioria dessas cidades estão localizadas em um estado, no sul do país. Santa Catarina é o estado que contém cidades que oferecem ótima qualidade de vida para aqueles que escolhem lá viver.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

As 10 melhores cidades de Santa Catarina para se viver

O estado de Santa Catarina foi considerado um dos melhores estados para se viver no Brasil porque boa parte de suas cidades estão entre as melhores cidades para se viver do país.

O responsável por classificar essa ótima qualidade de vida é o IDMH, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Este índice é uma adaptação metodológica do IDH Global e leva em consideração longevidade, educação e renda.

Além de bem colocada no IDMH, Santa Catarina conta com uma imensurável riqueza de paisagens. Contando com mais de 450 km de litoral, o estado conta com belíssimas praias, além de conter cachoeiras de arrancar o fôlego.

Tudo isso pode ser significado de uma vida voltada para o turismo, mas, a verdade é que quem escolhe morar nas cidades de lá pode usufruir de toda essa beleza e ainda desfrutar da ótima estrutura que o estado proporciona.

Além disso, é possível contar com uma bela diversidade cultural. 

É em Santa Catarina que são sediadas grandes instituições culturais, dentre elas o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a Academia Catarinense de Letras e o Círculo de Arte Moderna.

As principais bibliotecas são a Biblioteca Pública do Estado, a Biblioteca Pública Municipal do Estreito, a Universidade Federal (Florianópolis), a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fritz Müller (Blumenau), a Biblioteca Pública Municipal (Joinville) e a Biblioteca da Fundação Camargo Branco.

Custo de vida em Santa Catarina

Não é por acaso que Santa Catarina está entre os melhores estados para se viver no país. Além de ótima estrutura, os custos de vida são menores em relação a outros estados do país.

É possível alugar um apartamento de três quartos por R$ 1.291,00 numa região mais barata de Florianópolis. Considere que Floripa é a cidade mais cara para morar dentro do estado.

Já em Joinville, é possível alugar o mesmo apartamento, na região mais cara da cidade, por R$1.466,00. É uma diferença significativa se considerarmos cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas como nem só de aluguel vive o bolso do trabalhador, vamos elencar aqui as 10 melhores cidades de Santa Catarina para se viver, de acordo com o IDHM.

  1.       Florianópolis

Esta aparece na primeira posição dentre as cidades catarinenses no IDHM com melhor colocação. Ela apresenta um Índice de 0,847. É a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região Sul do país que é composta pela Ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes.

A cidade tem uma população de 500.973 habitantes, de acordo com estimativas para 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  1.       Balneário Camboriú

Já Camboriú aparece em segundo lugar no índice de desenvolvimento humano das cidades de Santa Catarina, e aparece com 0,845 no medidor.

Município litorâneo, é muito conhecido pelas colinas íngremes que vão ao encontro do mar. É muito visitada não só por brasileiros, mas por gente do mundo todo.

  1.       Joaçaba

Em terceiro lugar, aparece a cidade de Joaçaba com IDHM de 0,827. Aqui não há praias, mas há ótima qualidade de vida e a cidade conta com uma média de apenas 30.000 habitantes.

Foi nesta região que aconteceu a Guerra do Contestado, que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro.

  1.       Joinville

Na quarta colocação, de acordo com o IDHM, aparece a cidade de Joinville. Esta, contém uma média de 550 mil habitantes e, assim, a cidade mais populosa de Santa Catarina. Sua pontuação é de 0,809.

  1.       São José

Apesar de ter a mesma pontuação que Joinvile, São José acaba perdendo em determinados pontos, como, por exemplo longevidade. Mesmo assim, sua pontuação no IDMH é de 0,809.

A cidade é recheada de indústrias, o que gera empregos e melhora na qualidade de vida de seus habitantes.

  1.       Rio Fortuna

A sexta colocada é a cidade de Rio Fortuna. Com uma pontuação de 0,806, ela se iguala em pontuação com Blumenau, mas se destaca em aspectos específicos como educação.

  1.       Blumenau

A cidade de Blumenau é a sétima dentre as 10 melhores cidades de Santa Catarina para se viver. Com pontuação de 0,806, Blumenau é muito conhecida pela Oktoberfest do Brasil e sedia o evento todos os anos.

  1.       Jaraguá do Sul

Com pontuação de 0,803 no IDHM, Jaraguá do Sul é casa de grandes empresas brasileiras do ramo de metal-mecânico.

  1.       Rio do Sul

Com destaques na área da indústria, a nona colocada em Santa Catarina é a cidade de Rio do Sul, e conta com uma pontuação de 0,802 no IDHM.

  1.   São Miguel do Oeste.

Por último, temos a cidade de São Miguel do Oeste. Conta com 0.801 pontos no Índice de Desenvolvimento Humano.

As principais atividades econômicas em Santa Catarina

Cada uma dentre as 10 melhores cidades de Santa Catarina para se viver se destaca por determinada atividade econômica. A geografia das cidades pode variar entre si e isso implica diretamente nos interesses econômicos de cada região. Mas não só isso.

Por exemplo, Florianópolis é conhecida pelo grande número de Startups e é considerada capital da inovação, mas a cidade compõe apenas 3% da população.

Já em São José, o destaque é para o grande número de indústrias, que variam dentre os setores de tecnologia, metal-mecânica e alimentos.

Para saber o qual é o seu perfil de cidade, considerando a área de investimento que se interessa, basta acessar o site do iq e ficar atento a todas as nossas postagens.