Quais são os melhores aplicativos para controle financeiro?

Por Redação IQ 360

Ter controle financeiro não é fácil, porém é essencial para uma boa saúde financeira. Ele é o primeiro passo para quem deseja aumentar a rentabilidade e conquistar seus sonhos. E, para facilitar essa tarefa, existem diversas ferramentas ajudam muito no controle financeiro. E vão além disso, nos ajudam a compreender conceitos econômicos e até possibilitam que possamos investir nosso dinheiro com responsabilidade.. 

É por isso que os melhores aplicativos para controle financeiro estão cada vez mais entre os preferidos dos usuários que buscam sempre aprender mais.

Existem aplicativos financeiros para as mais diversificadas funções. Dividir contas, organizar o orçamento, unificar as contas… Grande parte de todas as tarefas econômicas com que convivemos e precisamos lidar em muitos momentos podem ser resolvidos facilmente com esses apps, fazendo com que ganhemos tempo e segurança.

Escolher entre os aplicativos disponíveis no mercado não é difícil, mas exige uma reflexão sobre o tipo de funcionalidade e resposta que se espera desse produto. 

Para fazer isso, nada melhor do que entender quais as funções de cada um  e quais são as opções mais conhecidas e interessantes do mercado, não é mesmo? Veja abaixo a lista que preparamos especialmente para você conferir todas essas informações e a saber qual é a melhor opção de escolha para seu perfil.

Melhores aplicativos para controle financeiro

Guiabolso

Considerado por muitos como topo da lista dos melhores aplicativos para controle financeiro, é disponibilizado gratuitamente. O Guiabolso figura no mercado brasileiro desde 2012 e foi uma das primeiras iniciativas desse perfil do país. Ele surgiu como um site de registros de gastos e tinha a premissa de aconselhar o usuário a administrar melhor suas contas.

Hoje em dia, o Guiabolso oferece um aplicativo bastante completo e que sincroniza suas informações com seus dados bancários. Isso facilita a vida de quem realmente quer ter o máximo de comodidade e agilidade, consultando um único app para poder acessar suas movimentações e gastos.

Uma vantagem desse formato é o fato de que você não precisa alimentar o sistema do aplicativo com tantas informações, já que muitas delas são obtidas somente pela simples utilização de suas contas correntes. Os serviços de guia financeiro ainda estão disponíveis e também são bastante atrativos para quem procura oportunidades de investimentos e empréstimos.

Mobills

A possibilidade de categorizar seus gastos e acompanhar como eles estão crescendo ou se mantendo ao longo do mês é uma das principais vantagens do Mobills. Com essa funcionalidade, é bastante fácil verificar para quais segmentos os seus rendimentos estão indo como alimentação, transporte, contas e outras possibilidades.

A interface amigável também proporciona uma boa experiência de usuário. Isso faz com que muitas pessoas deem preferência a essa visualização mais dinâmica do que a de aplicativos que possuem uma aparência mais austera e formalizada.

iq

Não precisar mais se preocupar com os vencimentos de suas contas é a grande sacada de quem usa o app do iq. A funcionalidade do iq permite que todos os boletos fixos de empresas parceiras possam ser cadastrados no app e pagos automaticamente pelo sistema. Contas de água, luz, internet, telefonia e outras opções fazem parte da rede de parceiros do iq e que permitem essa facilidade.

Esse pagamento é feito com o cartão de crédito. Isso significa que todas as suas contas serão efetivamente pagas em um único dia do mês, facilitando a organização em relação à data em que você recebe seu salário, por exemplo.

Uma vantagem ainda mais interessante é a possibilidade de utilizar as vantagens do cartão de crédito a seu favor. Programas de pontos ou obtenção de milhas, por exemplo, podem ser bastante vantajosos para quem utiliza o limite com frequência. 

É aí que entra também uma das funcionalidades que fazem com que o iq seja considerado um dos melhores aplicativos para controle financeiro: a indicação de um cartão de crédito ideal para o seu perfil de consumo.

Isso significa que você consegue tirar o máximo de proveito possível do pagamento de suas contas, evitando o pagamentos de taxas e multas e, ao mesmo tempo, recebe as vantagens que podem advir da utilização sistemática de seu cartão de crédito.

Wallet

Feito também para registros de gastos, o Wallet tem uma função interessante em relação a isso: ele permite que seja feita a divisão dos gastos entre pessoas e grupos. Por isso ele  pode ser uma boa pedida para as pessoas que possuem despesas em conjunto com colegas de trabalhos, amigos ou familiares. 

Casais e famílias podem inserir seus gastos e classificar rapidamente a despesa como própria, do cônjuge ou conjunta, por exemplo. Isso facilita em muito a hora de fazer as contas e de verificar aquilo que cada pessoa precisa pagar.

Fazer essa divisão também é interessante porque não só facilita na hora de fazer as contas, mas também porque representa um registro dos gastos coletivos. Quem nunca esqueceu quem pagou o que ao longo do mês e depois sofreu para se lembrar de tudo antes de acertar as dívidas? Se você passa por esse dilema, o Wallet é uma boa opção.

Money Lover

Conhecido no mercado internacional, o Money Lover chegou ao Brasil e não demorou muito para cair na graça dos brasileiros. Ele também possui uma interface bastante intuitiva e que apresenta os dados de maneira bastante interessante, dividindo os lançamentos como inflow (quanto entrou) e como outflow (quanto saiu). 

Assim, ele divide essas categorias e cria o seu balanço financeiro e permite que você visualize gráficos e relatórios sobre isso.

Outro atrativo desse aplicativo é o “modo avião”, uma funcionalidade que fica disponível para períodos de viagem e que permite o cadastro de contas, limites e avisos diferentes dos habituais. Além disso, as contas e pagamentos lançados nessa modalidade não entram no fluxo habitual, permitindo identificar qual foi o consumo específico daquela viagem e não no orçamento regular.

Ficou mais fácil agora escolher o melhor aplicativo para controle financeiro? Que tal receber mais dicas úteis como essa? Assine a newsletter do iq e deixe sua vida financeira mais saudável.