Conheça os 5 melhores aplicativos de carona do Brasil

Por Redação IQ 360

Dividir os custos de uma viagem, baratear as férias, conhecer novas pessoas e agregar novas vivências. Compartilhar experiências e economizar são os dois principais objetivos de quem busca os aplicativos de carona para viajar, em que é possível traçar uma rota, ratear praticamente todos as despesas da empreitada e tornar tudo mais divertido.

É uma experiência que vai além da economia no bolso. Quem busca este tipo de viagem pode conhecer pessoas e ver o destino escolhido por um novo ângulo. Além de ter contato com os moradores, que sempre têm dicas valiosas.

Nos melhores aplicativos de viagem, motoristas e passageiros se inscrevem na plataforma, comprovam documentação e podem combinar o trajeto. Como garantia e segurança são itens fundamentais neste processo, é importante observar a avaliação de usuários anteriores.

Em relação aos valores, alguns aplicativos permitem que os motoristas tabelem os valores dos deslocamentos levando em consideração a quilometragem, a quantidade de combustível e outros gastos como pedágio.

Quais os melhores aplicativos de carona para viagem

Entre os melhores aplicativos de carona para viagem do Brasil estão as plataformas Bla Bla Car, Waze Carpool, Carona Direta, BeepMe e Wego. Apesar de apresentarem funcionalidades diferentes entre si, o objetivo é o mesmo: conectar quem quer oferecer carona e quem busca viajar com mais economia e sustentabilidade. Confira os detalhes de cada um deles:

Bla Bla Car

App de caronas de longa distância que surgiu na França e está no Brasil desde 2015, o Bla Bla Car tem mais de dois milhões de membros no País. Após condutores e viajantes se inscreverem no aplicativo, é possível conferir no perfil do motorista o modelo do carro, especificações sobre bagagem (se há espaço na mala, por exemplo) e valor do trajeto.

É importante observar as avaliações de pessoas que já viajaram com o condutor, sobretudo no que se refere à segurança e à cautela na direção. Segundo o site do Bla Bla Car, o motorista é responsável por seus passageiros e é o seu seguro que deve cobrir todos os ocupantes do carro.

O preço é fixado pelo motorista quando divide os lugares livres em seus carros. O valor da corrida é sempre o mesmo para todos os passageiros.

Waze Carpool

No Brasil desde 2012, o Waze tem como proposta básica otimizar o trânsito, oferecendo os melhores itinerários a partir de informações fornecidas pelos próprios usuários.

Em agosto, o serviço de GPS lançou o Waze Carpool no país. São duas possibilidades no app (dirigir e carona), e o objetivo principal é reduzir o número de carros circulando nas ruas e conectar pessoas que costumam fazer as mesmas rotas no dia a dia.

Assim como no BlaBlaCar, a premissa é o compartilhamento de despesas. Os usuários podem escolher para quem vão dar ou pegar carona levando em conta as informações do perfil e utilizando filtros que incluem gênero e colegas de trabalho. O preço base da viagem considera o trajeto e o número de pessoas no veículo.

O cálculo é feito automaticamente pelo app, que considera a distância do trajeto. O pagamento entre usuário e motorista ocorre dentro do sistema. O usuário cadastra um cartão de crédito e o motorista cadastra sua conta corrente.

Carona Direta

O usuário precisa se cadastrar e indicar se quer começar a viagem como pedestre ou motorista. Na primeira opção, ele pegará as caronas com outros usuários cadastrados e, na segunda, ele as oferecerá.

A interface apresenta para os pedestres um mapa com todas as rotas disponíveis. Já para os motoristas há opções para planejarem seus trajetos, além de poderem procurar passageiros próximos de seus itinerários e disparar avisos para estes. Disponível apenas para Android.

BeepMe

BeepMe é um aplicativo gratuito para Android e iOS que tem como objetivo auxiliar quem não tem carro. A função dele é simples: criar grupos de caronas. Compatível com diversos locais, permite login pelo Facebook e que os usuários tanto ofereçam caronas como procurem por alguém que queira fazer o mesmo trajeto.

O valor a ser gasto pelo passageiro é definido entre ele e o motorista. Por questões de segurança, o pedestre pode visualizar o perfil, amigos em comum, histórico de caronas e as avaliações do motorista.

Quem dá as caronas pode oferecê-las a um grupo diferente de pessoas no mesmo veículo.

Wego

Pessoas que querem caronas e pessoas que precisam de alguém para dividir o dinheiro do combustível. Assim funciona o WeGo.

Dessa forma, estima-se que os motoristas consigam diminuir em pelo menos 40% os valores gastos com cada uma das viagens.

Enquanto os passageiros informam os locais de origem e destino para o cadastro dos pedidos, os motoristas podem escolher se desejam ou não ceder as caronas para as pessoas que pedem o transporte — além de escolherem quanto cada um deverá pagar para que o deslocamento aconteça.

É possível utilizar o sistema em computadores ou por smartphones Android, mas no site do WeGo há também um link para o download de uma versão para iPhones. A plataforma se integra totalmente ao Facebook.

Segurança em todas as plataformas

Algumas dicas especiais ajudam a tornar a viagem dos usuários ainda mais segura. Além das orientações que já são dadas pelas plataformas, como conferir se a foto do motorista confere com a imagem presencial, bem como placa, cor e modelo do carro.

Atitudes simples reforçam a segurança: saber o trajeto antes, usar o GPS do celular durante a viagem, avisar alguém de confiança o seu destino e os dados do motorista e descer do carro caso desconfie de alguma ação suspeita.

Se algo estiver fora da normalidade antes mesmo de embarcar, o ideal é não fazer a viagem. Você pode cancelar a qualquer momento a depender da funcionalidade de cada plataforma.