7 livros inspiradores de negócios para ler em 2020

Por Redação IQ 360

livros-negocios-ler-2020

Se você está em casa de quarentena por conta do coronavírus, provavelmente já percebeu que o tempo passa mais devagar – principalmente nos fins de semana. Mas não precisa ser assim. O iq separou 7 livros cativantes que você pode ler tanto para passar o tempo, como para aprender novos ensinamentos e se inspirar. De livros sobre psicologia comportamental a histórias de empreendedores de sucesso, essa lista vai te fazer companhia neste período e fornecer grandes propósitos para o futuro.

Confira.

1. A marca da vitória – Phil Knight

Enquanto cursava mestrado em negócios, o tímido Phil Knight teve a ideia de criar uma empresa de calçados cujo diferencial seria a produção: para Phil, o processo poderia ser otimizado se fosse terceirizado para o Japão. Mesmo que muitos desacreditassem em sua ideia, ele seguiu com o que acreditava e resolveu viajar para o Japão para tirar seu plano de negócio do papel. Anos depois, Knight fundou a Nike, marca que, na época, inovou pelo design e qualidade dos calçados. Para aqueles que precisam de um empurrãozinho para trazer novas soluções e projetos à luz, esta autobiografia é uma leitura necessária.

2. Mindset – Carol S. Dweck

Professora de psicologia na Universidade de Stanford, Carol S. Dweck, autora de Mindset, é pioneira no estudo sobre desenvolvimento pessoal e personalidade. Neste best-seller, a PHD explica como a atitude mental com a qual encaramos a vida, o “mindset”, é crucial para definir o sucesso que podemos ter. Instigando os leitores a repensarem o jeito que vêm as coisas, Dweck nos ensina que buscar o sucesso também é reconhecer o fracasso.

SAIBA+iq: 9 cursos online e gratuitos para colocar as finanças em dia

3. Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara – Howard Schulz

Seja em cenas de filmes americanos, nas ruas de cidades brasileiras ou em cápsulas de café nos supermercados, o logo do Starbucks está presente no mundo todo. E o nome por trás deste império do café é Howard Schulz, fundador da multinacional que hoje vale cerca de US$30 bilhões. Em Dedique-se de coração, Schulz conta como a Starbucks conseguiu o sucesso atual sem deixar de lado a valorização aos clientes e o respeito aos funcionários de lado.

SAIBA+iq: Os segredos do sucesso do Starbucks

4. Encontre seu porquê – Simon Sinek

Um dos TED Talks mais assistidos de todos os tempos é a palestra “Como grandes líderes inspiram ações” de Simon Sinek. O vídeo, que já tem mais de 11 milhões de visualizações, aborda os pontos principais do livro Encontre seu porquê. Para Sinek, qualquer empresa deve ter três aspectos básicos definidos se quiser ter sucesso: o porquê, o como e o quê. Ao longo do livro, o leitor vai aprender que grandes empresas não vendem produtos, mas vendem propósitos. Leitura obrigatória para aqueles que têm o próprio negócio ou para aqueles que querem traçar a própria carreira, Encontre seu porquê vai te ajudar a estabelecer um propósito para a sua vida profissional e para a sua vida pessoal.

SAIBA+iq: Por que a Apple quer transformar o mercado de cartões com o Apple Card

5. A loja de tudo – Brad Stone

Se você tem costume de comprar coisas pela Internet, com certeza já comprou algum (ou vários) itens na Amazon, o maior e-commerce do mundo. Este livro, considerado como best-seller pelo The New York Times, conta sobre a história da gigante de tecnologia e de seu criador, Jeff Bezos, que apostou no comércio online quando a Internet ainda era “tudo mato”. Com detalhes de bastidores da empresa mais valiosa do mundo, A Loja de Tudo é um soco no estômago para aqueles que têm medo de inovar e que querem sempre permanecer na zona de conforto.

SAIBA+iq: Não cobramos pelos serviços financeiros. Quem paga nossas receitas não é o cliente, diz o CEO do pag!

6. A história da Airbnb – Leigh Gallagher

Em 2008, os então estudantes de design Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia criaram a Airbnb com a promessa de ser uma nova e inovadora plataforma de hospedagens. Mas nem todos viam o negócio como promissor. Após introduzirem a ideia a 15 investidores anjos, os fundadores receberam oito rejeições diretas e sete deles os ignoraram por completo.  Mas o que na época foi motivo de piada para os investidores, hoje é um dos maiores cases de sucesso quando o assunto é inovação e disrupção. A história da Airbnb, escrito por Leigh Gallagher, conta, de maneira leve e cativante, a trajetória turbulenta do unicórnio que reinventou o jeito que viajamos.

SAIBA+iq: Inteligência artificial e finanças: app Olivia é confiável?

7. Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Se você ainda não leu Rápido e Devagar, coloque essa leitura como meta para 2020. Escrito pelo psicólogo e Nobel de Economia Daniel Kahneman, o livro estuda como ocorre o processo de tomada de decisão dos seres humanos. Para Kahneman, o pensamento é dividido em dois polos: um intuitivo, rápido e emocional e o outro lento e lógico. Com essa aclamada leitura, você vai entender quando e como deve usar cada uma dessas formas de pensar tanto em decisões profissionais, como em pessoais.