Lightinthebox é confiável? Resumão das avaliações (Atualizado)

Por Redação IQ 360

Muitas pessoas têm receio de fazer compras internacionais na internet, em razão dos riscos de fraudes, furtos de dados, entre outros crimes virtuais. O fato é que, no entanto, o comércio eletrônico global oferece vantagens tentadoras aos consumidores, como variedade e preços baixos. Como ter certeza se determinado site é seguro, afinal? De olho nessa dúvida, abordaremos hoje se a LightInTheBox é confiável ou não.

Acompanhe os tópicos a seguir e saiba se as remessas, entregas, atendimento e qualidade dos produtos dessa companhia chinesa de varejo online são, de fato, confiáveis.

O que é a Lightinthebox?

Para sabermos se a empresa é ou não confiável, precisamos conhecer, primeiro, um pouco de sua história e ter acesso a algumas de suas principais informações, certo? Por isso, vejamos um pouco mais sobre o seu histórico, produtos e modelo de negócio.

Histórico

Fundada em 2007 na cidade de Pequim, na China, a LightInTheBox é uma companhia varejista online internacional que vende e entrega produtos a consumidores do mundo inteiro. Todas as vendas da empresa são realizadas por meio de seus sites de e-commerce, disponíveis em vários idiomas.

Produtos

A companhia também é conhecida como Light In The Box (escrito de forma separada). Oferece produtos em pelo menos três categorias principais:

  • Vestuário;
  • Pequenos acessórios e gadgets;
  • Casa e jardim.

Modelo de negócio

No mercado, o destaque dessa empresa global é marcado por preços e descontos muito atrativos. Essa política de preço e transações rápidas são parte de um modelo de negócio que a companhia considera inovador, principalmente pela oferta de produtos customizados e distribuídos em escala.

Na prática, a empresa vende mercadorias produzidas na China e envia por correios internacionais aos consumidores. Com esse formato de varejo online, ela vem faturando muito dinheiro. Os pagamentos são feitos por meio de cartões de crédito, boleto e outras plataformas digitais, como o Paypal.

Lightinthebox é confiável para comprar no brasil?

Mas afinal, comprar produtos na LightInTheBox é confiável? Só é possível obter essa informação fazendo um teste ou avaliando as experiências de outros consumidores. A segunda opção é a mais sensata, certo?

Portanto, convém visitarmos o Reclame Aqui para coletarmos as informações necessárias para chegarmos a uma conclusão racional.

Reclame Aqui

Nos últimos seis meses, a LightInTheBox recebeu 191 reclamações no Reclame Aqui. Dessas, 135 foram respondidas e 56 foram ignoradas pela companhia chinesa de varejo online.

De acordo com as informações, apenas 13,8% dos consumidores disseram que voltariam a fazer negócio com a empresa de Pequim. Esses mesmos respondentes deram a nota de 2,45 aos serviços da marca.

Esses números renderam à empresa o ícone de não recomendada. Entre 0 a 10, a nota da companhia ficou 3.7.

Trustpilot

Além do Reclame Aqui, é importante analisarmos as informações da Trustpilot. Trata-se de uma plataforma de avaliações cuja missão consiste em aproximar pessoas e empresas para melhorar as experiências de compra nas negociações comerciais.

Diferentemente do Reclame Aqui, a Trustpilot revela um outro panorama sobre a LightInTheBox. Ao todo, a companhia chinesa recebeu 21.705 avaliações. Dessas, 54% são classificadas como excelente, 11% como muito bom; 3% como bom, 3% como ruim, e 29% como muito ruim.

Lightinthebox é confiável no pagamento?

Conforme as reclamações dos clientes do Reclame Aqui, é possível perceber uma quantidade considerável de queixas com relação a problemas com a falta de entrega e a não devolução do dinheiro.

Ou seja, as queixas nesse sentido, majoritariamente, estão relacionadas a questões de estorno que, muitas vezes, são complexas, por envolverem questões de logística, alfândega etc.

Na Trustpilot, no entanto, observa-se, em maior número, os comentários positivos com relação à experiência de compra com a companhia varejista chinesa.

Lightinthebox é confiável na entrega?

Como dissemos, há inúmeros relatos no Reclame Aqui sobre problemas de entrega de produtos, tanto que “Atraso na entrega” é o terceiro tipo de problema mais alegado entre os consumidores brasileiros.

Realidade diferente encontramos na Trustpilot, no que se refere a esse quesito. Há diversos relatos elogiando o serviço da empresa.

Lightinthebox é confiável no atendimento?

“Problemas com atendimento” é a quarta categoria de problemas mais destacada no Reclame Aqui. As queixas têm a ver com o fato de a empresa não ter SAC e não responder aos e-mails.

No Reclame Aqui, pelo menos dos últimos seis meses, a companhia respondeu a 70% das reclamações.

A Trustpilot, por sua vez, não apresenta estatísticas nesse sentido. Porém, aparentemente, a empresa responde com certa frequência aos problemas relatados nessa plataforma.

Lightinthebox é confiável na qualidade dos produtos?

Nessa perspectiva, encontra-se no Reclame Aqui inúmeras reclamações sobre os produtos comercializados pela empresa. Falam bastante, inclusive, de propaganda enganosa.

Como estamos vendo neste artigo, as avaliações na Trustpilot têm sido mais favoráveis à companhia chinesa quanto às experiências de compra de produtos continentais.

De qualquer forma, a quantidade expressiva de queixas e avaliações negativas presentes no Reclame Aqui não podem ser ignoradas.

Da mesma forma, contudo, deve-se levar em consideração as dificuldades da comercialização de produtos com empresas de outros continentes.

As questões de alfândega são um dos exemplos. São pontos que sempre acarretarão problemas em razão de suas complexidades estruturais, dificuldades logísticas e burocráticas.

Portanto, pode-se dizer que a LightInTheBox é confiável, mas enfrenta dificuldades de atendimento e de logística que podem prejudicar a sua experiência de compra. É preciso ter atenção quanto a essas ressalvas antes de fazer suas compras.

Aliás, se você quiser ajuda para controlar seus gastos, centralizar suas contas em um único lugar e fazer pagamentos com cartão de crédito automaticamente, conheça o iq e saiba como essa plataforma pode facilitar a sua vida!