Liberdade financeira: o que é e como conseguir

Por Redação IQ 360

o-que-e-liberdade-financeira

Quem nunca sonhou em ter a possibilidade de escolher em se envolver em um projeto ou não? Em escolher continuar trabalhando em um emprego fixo ou optar por empreender? Estes questionamentos podem parecer um sonho, mas para quem alcançou o status de ter liberdade financeira tomar estas decisões é mais fácil.

Acompanhe este artigo que o iq preparou e veja dicas preciosas para alcançar este objetivo.

O que é liberdade financeira?

A liberdade financeira é um status alcançado em que as pessoas se tornam capazes de ter controle sobre como gerir seu patrimônio e dinheiro, de modo que isto se reflete para as escolhas da vida cotidiana.

Quem alcança a liberdade financeira pode decidir quando é o momento de fazer um investimento, como também optar por não realizar um trabalho, isto porque as decisões se tornam menos arriscadas à medida que existe um respaldo financeiro por trás de cada escolha.

Muitas pessoas utilizam liberdade e independência financeira como se fossem conceitos iguais. No entanto, é preciso diferenciar os dois termos. Enquanto liberdade permite o controle sobre as finanças para ter maior poder de decisão, a independência financeira se refere a construção de um patrimônio que possibilite a pessoa a ter uma renda mensal que mantenha o seu custo de vida – seja ele alto ou baixo.

Viu como os dois termos diferem? Embora se pareçam, nem todos que tem liberdade chegaram ao ponto de possuir independência. Contudo ser independente nem sempre é a meta como também não significa aposentadoria. Muitas pessoas continuam a trabalhar mesmo depois de chegar a tal condição.

Como conquistar a liberdade financeira?

Alcançar a liberdade financeira pode parecer distante, mas ao seguir algumas dicas, com certeza, este objetivo fica mais próximo. Confira:

Organize suas contas 

Organizar as contas é o primeiro passo rumo à liberdade financeira. Não adianta fazer planos sem controle dos gastos e sem saber para onde o dinheiro está indo. Não ter as contas em ordem significa que, de alguma forma, dinheiro está sendo perdido.

Seja por atrasos que geram multas ou pelo acúmulo de contas desnecessárias, não ter as contas organizadas é um obstáculo. Este problema fica ainda maior porque sem o controle das contas nunca será possível juntar recursos para alcançar objetivos maiores.

Então para lhe ajudar o iq disponibiliza soluções para deixar as contas centralizadas em um só lugar e na palma da mão. Com isso, é possível ter maior controle sobre os gastos e nunca mais pagar multas.

Programe seu orçamento futuro

Outra condição para se chegar à liberdade é estabelecer um fluxo de entradas e saídas e estimar o quanto devem ser estes valores para os próximos meses e anos. Fazer isto acontecer é fundamental para ter um planejamento de quais são as fontes de entrada de dinheiro e, se é necessário, buscar outras fontes para atingir as metas.

Nesse aspecto pagar as dívidas deve ser prioridade. Isso porque pagar juros joga contra a ideia de juntar dinheiro para ter liberdade. Os juros consomem a renda que poderia ser utilizada para investir no futuro, por isso é necessário que exista um cronograma de pagamento de dívidas.

Tenha fontes de renda extra

Economizar para ter mais recursos pode ser difícil quando todo o salário é comprometido. Assim, buscar fontes de renda extra pode ser uma boa solução para juntar dinheiro para investir.

Buscar atividades remuneradas para as horas vagas pela internet é uma opção que deve ser considerada. Neste caso é preciso estabelecer a finalidade, traçar um plano de quanto se quer ganhar e quanto tempo irá se dedicar para isto.

Poupe

Realmente você precisa de tudo o que tem para viver bem? Todos os seus gastos do dia a dia são essenciais? Tem algum ponto em que é possível economizar sem comprometer as suas obrigações? Você consegue ganhar algum dinheiro a mais para conseguir guardar?

Estas são perguntas que todo mundo que quer começar a poupar deve se fazer. Identificados os pontos onde é possível poupar dinheiro, comece o quanto antes. Com dinheiro poupado a tomada de decisão sobre o que fazer com ele e com a sua vida fica mais fácil. De todo modo o ideal é poupar para investir esse dinheiro para que ele trabalhe por você.

Invista

Não adianta poupar recursos para que fiquem parados e a inflação diminua o poder de compra do que foi economizado. É crucial que poupar dinheiro seja uma rotina, porém todo dinheiro economizado deve ser imediatamente investido em algo que traga retorno.

Hoje o mercado financeiro oferece uma série de possibilidades de investimento. Por esse motivo é indispensável conhecer o seu perfil de investidor, assim as aplicações escolhidas combinarão melhor com o tempo dos objetivos traçados.

As opções financeiras de investimento que atraem as pessoas se dividem em renda fixa e variável. As opções de renda fixa mais conhecidas são os títulos públicos  (emitidos pelo Tesouro Nacional pelo programa Tesouro Direto) e os CDBs (Certificados de Depósito Bancário). A renda fixa tem como característica oferecer mais segurança de investimento, além de ser possível estimar o quanto o investimento trará de retorno.

Já a renda variável são ativos de empresas comercializados no mercado de ações das Bolsas de Valores. As ações podem se valorizar ou desvalorizar, o que impede uma estimativa de retorno ao acionista.

De qualquer modo, seja renda fixa, variável ou outro tipo de investimento, o importante é ter uma carteira de investimentos diversificada que permita uma maior segurança sobre os recursos.

Leia sobre o assunto 

Para ter liberdade financeira e poder escolher os próprios caminhos para a sua vida uma dica preciosa é nunca deixar de ler sobre o tema. Isso envolve não só os tópicos que já comentamos, mas também se manter atualizado sobre diversos assuntos. Este hábito mantém a mente ativa e atenta sobre novidades tecnológicas que a todo momento mudam os paradigmas de como nos relacionamos com o mundo.

Por isso sempre é bom frisar que ter uma mente ligada às mudanças é um trunfo. Leituras sobre gestão financeira, investimentos e economia são essenciais, porém é preciso entender como o digital tem influenciado estas áreas e a sociedade com um todo. Uma oportunidade de aprender mais sobre finanças pessoais é pelo site do iq.

Viu como alcançar a tão sonhada liberdade financeira é um passo importante nas nossas vidas? Mas para tudo isso acontecer é preciso planejamento que o iq oferece ao organizar as suas contas, evitando o pagamento de juros por atrasos e lhe possibilitando mais tempo para pensar no futuro.